Recuperação de Carrinho Abandonado: Guia para Loja Virtual
Por Marco Wink
|Publicado em 03/11/2021
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Quem trabalha com e-commerce ou pretende começar a empreender neste mercado, provavelmente já se deparou com este assunto: a recuperação de carrinho abandonado. Esse é, sem dúvida, um dos temas mais recorrentes para quem trabalha com gestão digital.
Há muitos casos em que o cliente realiza todo o processo de escolha do produto, colocando-os no carrinho, mas no momento de finalização e pagamento da compra, acaba abandonando os produtos e saindo do site da loja virtual.
Mas quais estratégias utilizar para atrair novamente os clientes que abandonam seus carrinhos de compra? Como recuperar um carrinho abandonado? Neste artigo responderemos a estas entre outras questões que permeiam este assunto. Descubra a seguir!
O que é Recuperação de Carrinho?
VRecuperar um carrinho abandonado, trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas pelos comércios eletrônicos para ir em busca dos consumidores que começaram a jornada de compra, mas não concluíram. Com estratégias eficientes, é possível atrair novamente essas pessoas para que concretizem seus pedidos.
Existem muitos fatores que podem contribuir para o abandono do carrinho, como o preço dos produtos, o custo do frete, o número excessivo de etapas até o pagamento, etc. Além disso, um erro na plataforma do e-commerce também pode impactar nas vendas – por isso é tão importante escolher uma plataforma segura e confiável.
Qual é a Importância da Recuperação de Carrinho para a Loja Virtual?
O abandono de carrinho é comum no e-commerce brasileiro. Pesquisas apontam que 82% dos pedidos não são concluídos. Essa é uma taxa alta, bastante danosa para a loja virtual, capaz de minar seus esforços e reduzir a lucratividade.
De qualquer forma, apesar do cenário ser preocupante, é possível sim desenvolver estratégias eficientes para recuperar carrinho abandonado. Mas só é possível reduzir o problema quando os gestores entenderem suas razões, o que se obtém com o acompanhamento dos principais indicadores da loja.
Avaliar essas informações pode oferecer “insights” e apontar o caminho para reduzir a taxa de abandono. Como os hábitos de consumo mudam repentinamente, é fundamental modificar a estratégia e estar sempre a par das tendências do mercado.
Impacto da Recuperação de Carrinho Abandonado nas Vendas
Estudos recentes mostram que, em média, 75% dos carrinhos de compras são abandonados. Isso significa que um e-commerce precisa atrair quatro consumidores para concretizar uma venda. Esse número é muito elevado e impacta diretamente nos investimentos com marketing e publicidade.
O ponto positivo é que, quando feitos com estratégia, esses investimentos apresentam resultados eficientes para recuperar os carrinhos abandonados, trazendo de volta esses consumidores e os incentivando a dar seguimento ao processo de compra.
Para que isso seja feito de maneira assertiva, é fundamental que o gestor do e-commerce conheça os pontos fortes e fracos do seu negócio e esteja disposto a investir para ter o retorno. Inclusive, as melhores plataformas do mercado têm ferramentas automatizadas que auxiliam no retorno dos visitantes que abandonaram as compras.
Quais as Principais Ferramentas para Recuperação de Carrinho?
Basicamente, o e-commerce pode utilizar diferentes recursos para trazer o consumidor de volta ao seu ambiente e avaliar novamente sua proposta. Entre eles, podemos citar:
E-mail Marketing
Nas campanhas para recuperar carrinhos, o e-mail marketing atua como um catalisador, pois a loja pode enviar e-mails para relembrar o usuário sobre os itens deixados de lado, possíveis descontos para o retorno ou melhores condições de entrega.
Remarketing
Diz respeito aos anúncios nos buscadores, sites parceiros, rede de display, redes sociais e outros canais que permitam a mídia paga. Os anúncios são direcionados ao usuário que deixou o site, apresentando a ele produtos semelhantes ou iguais aqueles que colocou no carrinho.
Notificações push
São mensagens clicáveis que surgem no navegador do usuário após ele permitir esse tipo de aviso ao acessar a página. Se ele aceitar, o e-commerce pode compartilhar conteúdo, disparar ofertas, avisos e informar sobre os itens deixados no carrinho.
Carrinho salvo
Trata-se de um recurso que deixa o carrinho da mesma forma que o cliente deixou antes de sair, com todos os itens, descontos e cobranças extras. Isso facilita todas as outras estratégias e o retorno espontâneo do visitante.
CartStack
A aplicação é executada no site sem interações diretas com o usuário, mas ainda assim, é bastante eficiente, pois traz de volta os visitantes que deixaram de concluir a compra. A ferramenta monitora os carrinhos não finalizados e envia e-mails personalizados para incentivar seu retorno.
O diferencial é a edição de e-mails HTML, que facilita a personalização do conteúdo, visualização, e ainda oferece a possibilidade de incluir os itens dos carrinhos no e-mail de forma automática.
ShopBack
O ShopBack é uma ferramenta de levantamento e análise de dados para que os gestores possam entender os hábitos de consumo e interesses do usuário. Inicialmente, são oferecidos produtos complementares com base no comportamento que ele teve ao acessar o e-commerce. Também reconhece os visitantes, mesmo que eles não tenham informado o e-mail na página.
AdRoll
É uma das principais plataformas de retargeting, pois permite a segmentação dos anúncios de remarketing de acordo com características específicas, como a região geográfica do cliente. Com ele, é possível desenvolver anúncios efetivos para os principais buscadores, redes de displays e redes sociais.
O AdRoll oferece dados relevantes, tem uma interface intuitiva e simples de usar. Com a ferramenta, os gestores podem incluir ou excluir visitantes conforme suas ações, criar grupos de usuários de acordo com suas intenções de compras e configurar ações para auxiliar nas conversões.
Como Recuperar Carrinhos Abandonados na Loja Virtual?
Você sabe como criar uma estratégia para a recuperação de carrinho abandonado? Sem dúvidas, esse conhecimento é fundamental para criar uma ação eficiente. A seguir, apresentaremos os principais pontos que você deve pensar na hora de planejar o retorno dos consumidores que não concluíram os seus pedidos no site. Confira:
1. Capture o e-mail no início da compra
Não espere o consumidor chegar na última etapa para solicitar seu e-mail. O ideal é pedir esse contato logo no início da navegação, pois com o e-mail em mãos, é possível dar toda a continuidade na comunicação com esse consumidor.
2. Não demore para enviar o e-mail
O ideal é não demorar muito tempo após o abandono de carrinho para entrar em contato. Assim, é possível diminuir o risco desse consumidor fazer a compra em outro comércio eletrônico. Mas atenção: o texto desse e-mail deve ser sempre muito bem pensado.
3. Crie um assunto atraente
Todo e-mail marketing deve ter um assunto que chame a atenção, deixando o consumidor curioso e interessado. Do contrário, o e-mail vai para a lixeira sem nem ter sido aberto. No caso de abandono de carrinhos, é preciso instigar o cliente.
4. Mostre o conteúdo do carrinho no e-mail
No texto do e-mail de recuperação do carrinho abandonado deve constar os itens que estavam no carrinho desse consumidor. Isso pode ser apresentado na forma de lista, com o nome dos itens e os preços ao lado.
5. Coloque um bom CTA
Se o título do e-mail é responsável por metade do sucesso desta interação, o call to action garante a outra metade. Como em todas as comunicações, o call to action deve ser vantajoso e convidar o cliente a comprar agora!
6. Adquira uma ferramenta de automação
A ferramenta de automação para a recuperação do carrinho simplifica a vida do gestor do e-commerce e torna toda essa interação mais assertiva. Além do tradicional e-mail marketing, é possível contar com outras técnicas automatizadas que trazem esse cliente de volta. Falaremos disso logo logo!
7. Recuperação de carrinho whatsapp
Um outro recurso para recuperar carrinhos, é a utilização do WhatsApp como ferramenta para a realização desta ação. É comum o uso do WhatsApp como um recurso de chat para o atendimento ao cliente, por ser um dos aplicativos mais utilizados no Brasil.
É possível usá-lo para recuperar um carrinho abandonado com mensagens personalizadas, que contenham a descrição dos itens deixados na sacola e que ofereçam algum benefício caso o cliente conclua o pedido
Fazer essa operação de forma manual, viabiliza que cada pedido seja avaliado e as mensagen elaboradas de acordo com cada caso, individualmente. Esta ação não afeta a lucratividade da loja virtual, pois os benefícios podem ser ofertados segundo o valor de compra de cada carrinho.
Caso pareça adequado, pode-se aproveitar esta oportunidade para perguntar ao cliente se houve algum tipo de problema sistêmico, em alguns casos o abandono pode ocorrer por erros no site da loja virtual.
Estar sempre à disposição para que o cliente possa tirar qualquer dúvida que surja durante o processo de compra, é uma das atitudes que faz com que ele sinta-se valorizado e tenha uma experiência satisfatória.
Como evitar o abandono de carrinho na loja virtual?
Um dos principais problemas dos e-commerce é o abandono de carrinho. O usuário acessou seu site, selecionou os produtos que quer comprar, mas quando chega a hora de pagar, ele desiste.
Esse é um dos grandes problemas sofridos pelos e-commerces. Perder o usuário que já fez toda a jornada de compra e não finalizou o pedido, é um problema que precisa ser estudado pela loja. O que causou o abandono do carrinho? Como evitar que isso aconteça no futuro? Evidente que cada caso tem suas particularidades, mas iremos sugerir alguns pontos para melhorar essa questão.
Retargeting
Essa é uma estratégia de marketing na qual que você pega os produtos que o cliente já havia colocado no carrinho, e passa a apresentá-los a ele em outros momentos, para que o cliente volte a se interessar e finalize a compra.
O Facebook Ads e Google Ads oferecem opções de criação de campanhas desses produtos. Outra opção, é o envio de e-mail e SMS para o possível comprador, que costumam apresentar uma boa chance de conversão.
Recuperação do carrinho
Verifique na sua plataforma de e-commerce se, após o usuário fechar a aba de navegação, conseguirá ver o que estava em seu carrinho antes. Caso não, é interessante verificar se é possível instalar essa função para recuperar carrinho.
O ideal é que o usuário seja capaz de recuperar o mesmo carrinho algum tempo depois. Não existe nada mais frustrante que fechar acidentalmente uma aba e perder todas suas compras. É quase certo que o cliente, frustrado, ficará um tempo sem comprar.
Informações claras
Clientes que sabem de antemão todas as informações da compra, dificilmente vão se surpreender negativamente e abandonar o carrinho. Coisas que geralmente fazem os usuários abandonarem a compra são valores de frete, tempo de entrega e formas de pagamento que ele não gosta.
É importante que na hora do checkout ele já saiba de tudo isso. Quanto mais informado ele estiver, menor a chance dele abandonar o carrinho.
Se existirem problemas nos pontos acima, é provável que você perca alguns clientes e precise estudar a situação para melhorá-los.
Frete
O frete é um dos motivos mais comuns para os clientes desistirem na hora das compras. Como eles não sabem qual será o valor, o preço adicional sempre é uma surpresa que vem depois de inserir o CEP de entrega.
O ideal é que você procure formas de deixar o frete barato. Ofereça opções diferentes, parcerias com transportadoras. Também procure ver os valores oferecidos por concorrentes. Quanto mais barato o frete, maior a chance do cliente escolher você.
Formas de pagamento
Esse é outro ponto que muitas vezes causa a desistência do cliente. Não oferecer variadas formas de pagamento faz com que os clientes desistam da compra.
Nesta hora, o importante é priorizar a comodidade do cliente em relação Quanto maior o número de opções que você oferecer, melhores vão ser os resultados.
Como usar recurso para recuperação de carrinho na plataforma de loja virtual?
Independente do segmento, produto e público-alvo, os comércios eletrônicos precisam e devem sempre investir em estratégias para recuperar carrinhos abandonados. Do contrário, precisarão aumentar os esforços para trazer novos visitantes, o que sai mais caro do que trabalhar com consumidores que já acessaram o site pelo menos uma vez.
As plataformas de loja virtual com recurso de recuperação de carrinho são as grandes aliadas dos gestores de e-commerce. A Simplo 7, por exemplo, dispõe de um aplicativo que envia um e-mail ao visitante que não concluiu a compra, oferecendo benefícios ou vantagens para que ele retorne e finalize o pedido.
A plataforma de loja virtual Simplo 7 plataforma possui uma tarefa agendada que é executada de 30 em 30 minutos, assim que esta tarefa é executada pode-se identificar os carrinhos abandonados.
Após a identificação, o(s) carrinho(s) será enviado automaticamente para tela de recuperação de carrinho com status de iniciado.
A Simplo 7 verifica o tempo que foi definido na regra de recuperação de carrinho (por exemplo 5 minutos) e, após este tempo, é disparado um e-mail para o cliente informando a existência de um carrinho/pedido que não foi finalizado.
Este e-mail possui texto padrão, que pode ser editado. No corpo deste e-mail contém um link, no momento que o cliente clicar neste link o mesmo é direcionado para tela do carrinho.
Esse recurso incrementa o número de vendas e aumenta as possibilidades de satisfação e de fidelização. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que a encomenda chegue no prazo e em boas condições. Se você quer vender mais e, principalmente, vender melhor, deve conhecer o seu público-alvo e entender o que é importante para ele.
Que tal ler esse artigo sobre o comportamento do consumidor digital? Com esse conhecimento, você poderá criar um percurso de compra eficiente para o seu e-commerce e desenvolver uma comunicação realmente sólida com seus clientes e possíveis clientes. Boa leitura!
Parabéns pelo artigo Marcio…Em nosso caso, unificamos o estoque de nossa loja virtual com outras 3 lojas físicas que possuímos… Só que encontramos um problema de logística… Acontece de um mesmo pedido na loja virtual conter 3 produtos, e estes 3 produtos estão um em cada loja física, no estoque… Isso nos causa problemas e maiores custos para enviá-los separadamente ou reuni-los, para que seja enviado de uma única vez…. Poderia sugerir algo ou opinar sobre uma solução? Obrigado