Estruturar uma equipe de vendas para seu e-commerce vai muito além de contratar profissionais com determinado perfil para venderem seus produtos e serviços. Na verdade, o trabalho começa antes mesmo da seleção.

Tenha em mente que esse time vai refletir a imagem e identidade da marca para seus clientes, representando um papel fundamental no sucesso do seu negócio.

E se você não faz ideia de onde começar, vamos explicar tudo em detalhes aqui, e assim, você vai montar o melhor time de vendas para seu e-commerce.

O que é uma estrutura de equipe de vendas?

Basicamente, uma estrutura de equipe de vendas se refere à maneira como os fluxos de trabalho são organizados pelo time de vendas. Dessa forma, o modelo de estrutura de venda que você coloca em prática determina se sua equipe manterá ou não um fluxo de trabalho eficaz.

Além disso, ter uma boa equipe de vendas é benéfico para o seu e-commerce como um todo, pois é a chave para o sucesso da empresa e, por consequência, da satisfação do cliente.

Ter uma boa estrutura ajuda a manter a equipe motivada para alcançar seus objetivos, estimular as vendas e gerar receitas. Mas como montar as melhores equipes de vendas?

Como montar um time de vendas para seu e-commerce?

Para facilitar o seu trabalho, dividimos esse processo em um passo a passo:

1. Trace o perfil do cliente ideal

O primeiro passo é definir o perfil de seu cliente ideal. Isso vai otimizar bastante o tempo da sua equipe de vendas, visto que vai focar em quem realmente tem interesse nos seus produtos e/ou serviços.

Portanto, reúna o máximo de informações sobre esse cliente, sempre associando como o produto e/ou serviço que você oferece pode ajudá-lo.

Ao identificar o cliente ideal, será possível adequar a fala e atendê-lo da melhor forma possível.

2. Defina o processo de vendas

No e-commerce, assim como qualquer outro tipo de negócio, todos devem estar alinhados em torno de um mesmo objetivo.

Seja a sua equipe de vendas composta por dois ou dez vendedores, é essencial que sigam o mesmo processo de vendas.

Portanto, em todas as etapas de venda, é necessário ter um roteiro, para que o objetivo principal seja alcançado.

Por mais que cada um tenha um tipo de personalidade, a ideia aqui é que não fujam muito da maneira correta de abordar um cliente, seja por telefone, chat para sites ou e-mail, neste último caso especificamente, você pode aplicar toda uma metodologia de prospecção outbound e utilizar o processo que é conhecido como cold mail.

Para facilitar ainda mais o seu processo de vendas, você pode utilizar ferramentas como a Snov.io afim de fazer o uso de automação para: coletar e-mails, validar e-mails e por fim fazer a utilização de fluxos de cadência.

3. Selecione os profissionais

Para quem está começando agora um e-commerce, a dica é contar com a ajuda de algumas pessoas, pois é praticamente impossível dar conta de tudo sozinho.

Com o processo de vendas já definido, teste, teste e teste, até para saber se essas pessoas vão se adequar ou mesmo se esse processo realmente é eficaz.

Ao contratar uma ou duas pessoas, fica mais fácil mensurar se o processo de vendas vai ser capaz de atingir os objetivos ou não, e fazer as mudanças necessárias.

4. Trace as metas

Quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazos? Quantas vendas deseja fechar todo mês?

Essas metas precisam estar muito bem claras para o seu time de vendas, o que ajuda até a motivar seus vendedores.

Ou seja, eles precisam saber quais são os objetivos esperados e obter resultados mensuráveis.

Uma das principais metas no e-commerce não é só vender, mas fazer com que o cliente volte. E se ele volta é porque o seu time de vendas foi capaz de criar uma relação de confiança.

5. Treine e capacite a equipe de vendas

Se você deseja montar o melhor time de vendas, ofereça cursos de capacitação, treinamentos, de forma a ensinar à sua equipe como vender.

Uma vez que eles conhecem o caminho que você quer que eles sigam, seu sucesso é praticamente garantido.

Além disso, de tempos em tempos, é necessário fazer uma reciclagem, para que todos estejam muito bem informados sobre os produtos e o segmento de atuação do e-commerce.

Vale também ensinar sobre técnicas de vendas e até marketing, e uma dica é fazer o acompanhamento de um processo de venda.

6. Disponibilize ferramentas tecnológicas

Atualmente, não tem como deixar de lado a tecnologia, especialmente em lojas virtuais.

Existem plataformas para troca de informações, organização de tarefas e acompanhamento de resultados.

É indispensável adotar uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), a qual reúne todos os dados sobre o comportamento de clientes e leads, o que favorece o melhor desempenho da equipe.

7. Crie e mantenha uma cultura de vendas saudável

Encontre uma maneira de criar uma cultura de vendas saudável que compreenda apenas elogios porque bateram as metas propostas.

As vendas consistem em fechamento de negócios, mas trata-se também de criar relações com os clientes suficientemente duráveis para promover a fidelidade à marca.

Como já falamos, a sua equipe de vendas precisa ser a embaixadora do seu negócio e ser um reflexo da marca.

Inclusive, ao longo dos treinamentos, é importante compartilhar os valores da empresa.

8. Dê e receba feedback

O gestor precisa dar e receber feedback de sua equipe de vendas, particularmente por que são eles que estão em contato direto com os clientes, e os conhecem melhor que ninguém.

Com base nas informações coletadas, é possível ter uma noção se a estratégia de vendas está funcionando ou se é o momento de mudar.

Por outro lado, o gestor pode dar ideias, sempre visando otimizar o trabalho do seu time, e o ideal é que esse feedback seja dado individualmente.

9. Estimule um ambiente harmonioso

É comum ouvirmos histórias de vendedores “que se matam” para poder fechar uma venda, porém, essa competição não é saudável.

Obviamente que a competição sempre vai existir, mas o ideal é que ajudem uns aos outros, propiciando um ambiente onde todos possam crescer.

Esse é o verdadeiro espírito de equipe e trabalhar em um ambiente colaborativo, o time de vendas vai se esforçar cada vez mais, o que se traduz em ótimos resultados para a empresa.

Depois que você estruturou seu time de vendas, confira, a seguir, algumas estratégias de marketing que funcionam muito bem em vendas.

Estratégias de marketing para sua equipe de vendas

Quando se trata de e-commerce, é praticamente impossível não pensar em marketing, e por que não usar isso a seu favor e fazer sua equipe de vendas vender mais?

Chat online e WhatsApp

Hoje em dia, os consumidores querem tudo na hora, e se você puder disponibilizar um chat online ou um contato via WhatsApp, será perfeito.

Além de obter uma resposta em tempo real, isso mostra que você está preocupado em resolver seus problemas, o que é excelente para a imagem da marca.

Marcar presença nas redes sociais

A maioria das empresas está encontrando nas redes sociais uma ótima estratégia para divulgar seus produtos e serviços.

Para isso, invista em boas fotos e conteúdo de qualidade, de modo a atrair potenciais clientes para seu e-commerce.

Oferecer um conteúdo de qualidade

Ao oferecer um conteúdo de qualidade que agregue valor ao seu cliente, isso vai gerar mais tráfego para o site do e-commerce.

E, nesse momento, cabe à sua equipe de vendas saber como abordá-lo e vender.

Por mais que possa parecer um tanto trabalhoso montar uma equipe de vendas para seu e-commerce, é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso do seu negócio.

Os vendedores são a peça chave para fechar negócios e fidelizar clientes, por isso é essencial qualificá-los sempre que possível, oferecendo cursos e treinamentos.

Ao seguir todas as etapas listadas aqui, não tenha dúvida de que você vai conseguir montar o time de vendas mais capacitado para alcançar os resultados desejados!