Muitas pessoas se animam com a possibilidade que o mercado digital apresenta e decidem criar uma loja virtual sem estudo e planejamento. Este é um erro bastante comum e que encurta o tempo de vida útil das empresas online, que precisam ter um posicionamento sólido para crescerem no mercado digital e enfrentarem a concorrência. 

Sem dúvidas, as lojas virtuais são uma excelente alternativa para quem quer vender na internet e criar um trabalho consistente, mas elas precisam de estratégia. E é aí que entra a consultoria e-commerce, que qualifica o empreendedor para criar uma marca forte e assertiva. Descubra aqui como a consultoria para e-commerce pode ajudar seu negócio! 

O que é uma consultoria em e-commerce?

Você já ouviu falar em consultoria para e-commerce? Essa é uma alternativa para os empreendedores que querem criar uma marca forte, com um produto bem estruturado e com condições de ocupar um espaço de mercado que ainda não foi preenchido. Esse tipo de serviço é personalizado, atendendo às necessidades de cada marca e gestor. 

Os consultores de comércio eletrônico aplicam estratégias específicas que ajudam a compreender o propósito da marca e a qualificar o empreendedor para que ele possa comandar a sua empresa da melhor forma possível, aumentando o tempo de sobrevivência no mercado digital.

Para isso, aprofundam-se em temas como produto, segmento, público-alvo, passando também por questões como a plataforma de vendas e as estratégias de divulgação. Quanto mais qualificado o gestor do e-commerce estiver, maiores são as chances de ele tomar decisões positivas, que impactem diretamente no resultado do negócio.

Mas quem pode buscar por uma consultoria de e-commerce? Todo mundo! Esse tipo de serviço pode ser oferecido tanto para empreendedores que estão começando os seus negócios, mas que sequer colocaram a loja no ar, quanto para gestores que estão em atividade, mas que se deparam com problemas que impedem a loja de crescer.

Quanto antes a marca contar com a consultoria, antes poderá corrigir algumas falhas. Desse modo, não terá o seu crescimento comprometido – ou, se tiver, isso poderá ser revertido rapidamente. Por isso recomenda-se a todos os vendedores iniciantes que busquem esse apoio, podendo antecipar erros e crescer com solidez. 

Como funciona a consultoria para e-commerce?

As consultorias para e-commerce são realizadas por profissionais especializados no tema e que podem contribuir para a marca a partir de uma visão completa e integrada das necessidades do negócio. Por isso, é fundamental buscar por uma empresa com boa reputação, já que você estará colocando a sua marca nas mãos dela.

Esse serviço é prestado de maneira personalizada, ou seja, varia conforme as necessidades e o conhecimento prévio do empreendedor digital. O objetivo da consultoria para e-commerce é qualificar o gestor, auxiliando-o a tomar as melhores decisões em todas as etapas da sua empresa.

Por essa razão, é possível buscar por consultores em diferentes momentos. Sem dúvidas,  consultoria tem muito a contribuir para as empresas que estão em fase de planejamento, pois ajudam a evitar erros que seriam cometidos no mercado. Por outro lado, empresas já ativas também podem buscar esse serviço para reajustar as suas rotas.

Quais são os benefícios da consultoria em e-commerce?

Todas as pessoas que querem trabalhar com vendas no mercado digital deveriam se qualificar e buscar conhecimento. Algumas não fazem isso porque acreditam que a experiência com vendas em lojas de rua já é suficiente para dar o pontapé inicial no negócio. Outras, por sua vez, optam por aprender durante o caminho.

O risco disso é gastar tempo, energia e dinheiro com decisões erradas e que poderiam ser evitadas. Por isso, a consultoria para e-commerce se mostra como um recurso essencial para a qualificação do gestor e do serviço que ele presta. 

Vale destacar que ninguém é obrigado a ter um amplo conhecimento de alguma área, mas que, se decide trabalhar naquele setor, precisa buscar qualificação. Assim estará no caminho de se tornar especialista, o que contribui a médio prazo para o crescimento e para o faturamento da marca. Veja aqui os principais benefícios da consultoria para loja virtual:

Melhorar posicionamento nas buscas

São múltiplos os fatores que influenciam no posicionamento dos buscadores de conteúdo. As técnicas de SEO durante a construção da plataforma e o cadastro de produtos impactam nos resultados do Google, assim como o domínio usado pelo e-commerce e até mesmo o tempo que o site demora para carregar.

Quem não tem experiência com o mercado digital pode estar deixando de ter o seu site bem posicionado por não saber configurar esse item. Mas os consultores especializados em e-commerce podem ajudá-lo a diagnosticar a otimização da sua loja virtual, aumentando as possibilidades de se destacar nas pesquisas do Google.

Veja alguns exemplos de estratégias para melhorar o posicionamento nas buscas:

  • Usar meta tags corretas
  • Usar palavras-chaves adequadas
  • Gerar links atraentes
  • Otimizar o tempo de carregamento das páginas
  • Atualizar as informações do site com frequência
  • Conquistar links de terceiros
  • Usar imagens 
  • Produzir conteúdo 

Desenvolvimento de estratégias para se destacar da concorrência

Não há dúvidas que o mercado digital é próspero e excelente para as marcas que se preparam para atuar nele. No entanto, vale saber a concorrência é acirrada, justamente por reunir vendedores de todo o país e, em alguns casos, até do exterior. Por isso se torna essencial fazer a análise de concorrência e conhecer o perfil de quem compete com você.

Além disso, é essencial utilizar estratégias para se destacar da concorrência, seja pela qualidade do produto, pelo preço ou pelo tipo de comunicação adotada. Mas como saber qual é a decisão ideal para não ser mais um no meio da multidão? Contando com o trabalho de um consultor de e-commerce qualificado.

Divulgação de forma correta para o produto

A escolha do produto é um tema extenso e que deve ser avaliado com cautela, pois precisa considerar dois fatores: em primeiro lugar, o gosto pessoal do empreendedor, que trabalha diariamente com aquele item. Gostar e dominar esse conhecimento é essencial para a sua própria realização. Mas, além disso, tem um segundo ponto: o mercado.

Não adianta adorar um produto que faça parte de um mercado que já está saturado, ou seja, que já tem muitos vendedores ativos. E, depois de analisar tudo isso, ainda é necessário entender como se pode fazer a divulgação do produto de forma correta, aumentando as possibilidades de venda, de crescimento e de fidelização. 

Ações de marketing para sua loja virtual

Hoje em dia, todo mundo acha que conhece marketing e comunicação o suficiente para aplicar no seu negócio. No entanto, conhecer algumas estratégias não significa estar preparado para aplicá-las na sua empresa. Para que a divulgação seja feita de maneira correta é essencial criar um plano de marketing que contenha ações assertivas.

Para isso, é fundamental ir além de anúncios básicos em buscadores de conteúdo e nas redes sociais. Apenas uma estratégia que integre essas ações é que poderá conduzir usuários qualificados para o seu e-commerce, aumentando as chances de converter acessos em vendas.

Veja alguns exemplos de contribuição do marketing para loja virtual:

  • Anúncios em redes sociais
  • Anúncios em buscadores de conteúdo
  • E-mail marketing
  • Recuperação de carrinho
  • Código de desconto 

Aumento das vendas

Todo empreendedor digital quer vender, não é mesmo? E essa é uma das principais razões que fazem com que os gestores procurem por serviços de consultoria para e-commerce. A falta de resultado de um e-commerce pode ter diversas fontes, como posicionamento errado, preço desregulado de acordo com o mercado ou estratégias de comunicação equivocadas. 

Diagnosticar as causas e traçar estratégias para reajustar o percurso do trabalho é um dos papéis do gestor do e-commerce. Em alguns casos isso é revertido rapidamente, enquanto em outros precisa de mais aprofundamento e tempo. Tudo depende das características próprias do negócio e do seu segmento.

Quais são as principais atividades da consultoria e-commerce?

Como você pode ver, a consultoria para e-commerce atua em muitas áreas de um negócio e, justamente por isso, ajuda o empreendedor a ter uma visão sobre o todo. E isso é o que mais importa para um negócio que na maior parte dos casos é comandado por apenas uma pessoa. Tempo e praticidade vale tanto quanto dinheiro! 

Muitas vezes, uma ação errada em um determinado setor impacta em muitas outras áreas.  Uma empresa que esteja cometendo um erro na hora de anunciar os produtos, por exemplo, pode ver esse problema se refletir na logística, no controle de estoque e até na satisfação do cliente. 

Por isso é que é tão importante ter esse olhar para o macro, conseguindo também focar em cada uma das áreas. Podemos dizer que o comércio eletrônico funciona como uma ópera, em que tudo deve estar afinado para que o resultado final seja satisfatório. Qualquer coisa desalinhada impacta em todo o processo.

Veja aqui as principais atividades da consultoria para loja virtual: 

1. Oferta do produto

Um consultor de e-commerce pode auxiliar a traçar estratégias para oferecer o melhor produto, levando sempre em consideração o segmento da empresa e o público que será atendido. Sim, o público-alvo influencia diretamente nas decisões relacionadas ao produto, como estética, qualidade e preço.

Além disso, existem maneiras diferentes de comunicar os atributos de um produto. Dependendo da forma que o gestor fizer essa divulgação poderá deixar o seu item mais atrativo, chamando a atenção dos seus consumidores. E aqui fica uma dica: o uso de fotografias é excelente para passar confiança na hora da compra. 

2. Estrutura de logística

Esse é um dos setores mais difíceis de ser estruturado. Aqui a pergunta vai muito além de: transportadora ou Correios? No caso da transportadora, é essencial escolher a empresa, considerando a reputação, o preço, a agilidade – além de serviços adicionais que podem agregar valor à entrega do produto.

Independente da decisão, a empresa precisa ter claro o fluxo de trabalho entre a confirmação de pagamento e a entrega do item para a transportadora. Ou seja, é necessário separar, embalar e etiquetar os produtos com agilidade e assertividade, pois é isso que fará com que a encomenda chegue mais rapidamente às mãos do cliente.

Veja as principais alternativas para enviar as encomendas para o endereço dos clientes:

  • Transportadoras
  • Correios
  • Entrega de bicicleta
  • Entrega por motoboy
  • Retirada do produto no local 

3. Métodos de pagamento

Como escolher os meios de pagamento de um e-commerce? Nesse ponto, os especialistas têm a mesma opinião: quanto mais variedade de métodos uma loja tiver, maiores são as chances de concretização de compra. As pessoas têm comportamentos de consumo muito diferentes, o que se reflete diretamente na escolha da forma de pagamento.

Por isso, nada de optar somente por cartão de crédito ou de oferecer o boleto como único meio para finalizar a compra. Existem muitos brasileiros que sequer têm cartão de crédito, enquanto outros o usam para tudo. E, além disso, esse ponto requer muitos cuidados com segurança, que também influenciam na concretização do pedido.

4. Plataforma de e-commerce

Não é à toa que a plataforma de e-commerce é um tema recorrente entre nossas publicações. Essa escolha influencia diretamente nos resultados de uma empresa e seus benefícios podem ser vistos tanto pela ótica do cliente quanto do empreendedor. Quanto melhor for uma plataforma, mais fácil e prazerosa será a jornada de compra dos consumidores.

Da mesma forma, quanto mais completa for essa plataforma, melhor será a rotina do empreendedor da loja virtual, que poderá contar com recursos que facilitam a gestão do estoque, a emissão de notas fiscais e o controle financeiro. Por isso, a dica é ir atrás de uma plataforma completa e com bom custo-benefício!

Conheça os principais recursos que uma boa plataforma deve ter: 

  • Configuração do layout
  • Integração com automatizações como Bling, Tiny e Google Analytics
  • Recuperação de carrinho
  • Chat online
  • Newsletter 
  • Pop-up de saída
  • Pesquisa de satisfação
  • Cupom de desconto
  • Relatórios
  • Formas de entregas variadas 
  • Múltiplos meios de pagamento

5. Sistema de envio

Para escolher o melhor sistema de envio a empresa deve levar em consideração uma série de itens, como as características do seu produto (peso, dimensões, fragilidade), distância geográfica que será percorrida, preço para o transporte e agilidade na entrega. Em alguns casos, o preço poderá pesar mais do que o prazo, enquanto em outros poderá ser o contrário.

Tenha em mente que essa decisão impacta diretamente na satisfação do cliente, que quer receber a sua encomenda no tempo estimado pela empresa e em excelentes condições – ou seja, sem nenhum dano. Quanto melhor estruturado for o sistema de envios, menos trabalho o pós-vendas da empresa terá.

6. Atendimento ao cliente

Aqui entra um ponto essencial para o crescimento da marca. É claro que toda empresa deve oferecer um bom produto, mas é um bom atendimento que cativa e fideliza os clientes. É isso mesmo! Isso significa que a empresa deve responder todos os contatos, sejam feitos em rede social, e-mail, telefone, etc. 

Além disso, deve oferecer um serviço ágil e prestativo, sem diferenciar os clientes pela etapa de compra em que se encontram. Ou seja, um cliente na fase de prospecção tem a mesma  importância que um consumidor que recebeu o produto com defeito. Nada de privilegiar as duas primeiras etapas da venda, ok?

7. Marketing digital

Por fim, mas não menos importante, a consultoria de e-commerce também pode contribuir para a estruturação da divulgação da loja virtual, ou seja, para as decisões sobre o posicionamento da empresa em plataformas como buscadores de conteúdo e redes sociais. É essa presença que vai atrair visitantes para o site, dando a oportunidade de transformar acessos em vendas.

Cada vez mais as pessoas navegam em redes como Facebook e Instagram para descansar a cabeça e passar o tempo livre. Sabendo disso, é lá que as marcas devem estar! Mas não basta criar um perfil e esperar pelos seguidores – é preciso criar conteúdo de qualidade, que divulgue os produtos, a coloque em destaque e a torne especialista no setor, o que também pode ser feito com um blog. 

Quais são os resultados que a consultoria proporciona para o e-commerce?

Uma boa consultoria proporciona resultado nas vendas e no faturamento do comércio eletrônico, que é o objetivo de todos os empreendedores, não é mesmo? É claro que o consultor analisa todos os setores e otimiza o trabalho de cada área, mas a grande motivação é permitir que a empresa cresça e se consolide no mercado digital.

Muitas vezes, as lojas virtuais já têm um bom produto e um segmento bem definido, mas precisam de alguns ajustes para que consigam dialogar com o seu público-alvo e incrementar os acessos ao site. E, quanto melhor for o produto, a divulgação e a plataforma, mais chances de converter essas visitas em vendas. 

Em outros casos, as empresas registram muitas vendas únicas, ou seja, feitas para consumidores que não voltam a comprar naquela loja virtual. Assim, precisam seguir investindo em divulgação para novos clientes, o que é caro e cansativo. 

A consultoria também pode atuar diretamente na fidelização dos clientes, ajudando a estabilizar o negócio.E aqui vale sempre lembrar que para ter clientes fiéis e com possibilidade de recomendar a empresa, é fundamental oferecer um serviço de excelência em todas as etapas de venda. 

Em resumo, podemos dizer que uma consultoria personalizada busca oferecer à loja virtual aquilo que ela mais precisa, o que varia conforme o tipo de negócio, o porte e o momento em que a empresa se encontra. Justamente por isso o ideal é recorrer a um serviço personalizado e que se adeque às necessidades de cada gestor e marca.  

Em geral, a consultoria ajuda a consolidar o produto, a estruturar a logística, a definir os meios de pagamento, a optar pela plataforma, a criar estratégias de marketing e a estruturar o atendimento. Veja aqui um case de sucesso de uma loja que foi atrás da consultoria que precisava e que conseguiu crescer e se firmar no seu segmento: 

 

INCLUIR O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=mMFLuZ0UuoQ 

Conheça a consultoria da Truby

Como você pode ver, a consultoria e-commerce oferece muitas vantagens para o empreendedor digital, que finalmente pode criar um negócio consistente, com chances de se destacar no mercado online e de enfrentar os concorrentes. Nesse contexto, apresentamos a consultoria da Turby, que ajuda as marcas a alavancarem suas vendas.

Mas como essa consultoria funciona? A Turby é uma empresa especializada em comércio eletrônico com muitos anos de estrada no mercado digital. O conhecimento de todo esse tempo é direcionado a ajudar os empreendedores digitais a posicionarem as suas empresas e a crescerem no mercado online. 

A consultoria oferece seis tipos de serviços para empreendedores com diferentes graus de conhecimento. A solução First Step, por exemplo, é voltada para pessoas que querem empreender na internet, mas que não têm conhecimento prévio para começar. Nesse caso, o consultor faz o papel de guia, ajudando a criar e a desenvolver a marca digital. 

Já a Premium, por exemplo, apresenta um pacote com soluções completas para quem quer ampliar a sua presença no mercado digital, alavancando as vendas e alcançando novos canais, o que se reflete, é claro no faturamento da empresa. Ou seja, é indicada para marcas que já estão no mercado e que sabem que podem ir além.

A grande vantagem de contar com esse tipo de serviço é a possibilidade de trabalhar em conjunto com um consultor de confiança, vai diagnosticar os erros da empresa e propor soluções efetivas, para que a marca possa crescer e deslanchar. Ou seja, serve como uma qualificação para que o gestor do e-commerce possa, depois, tomar as rédeas do seu próprio negócio.

Sem dúvidas, um serviço de consultoria tem muito a contribuir para a segurança do empreendedor digital e para o crescimento da empresa. Sem ele, a marca vai se deparar sempre com os mesmos erros, que podam as suas possibilidades de crescimento e de expansão.

Agora que você já sabe tudo sobre consultoria para e-commerce, sugerimos que leia sobre loja virtual integrada. Afinal, a plataforma do e-commerce e as automatizações que ela oferece influenciam diretamente nas chances de crescimento e de uma gestão de qualidade. Boa leitura e boas vendas!