O fim do ano é o momento de dar presentes e celebrar as festividades com a família e amigos. Por conta disso, as compras realizadas nesse período tendem a ser maiores, já que as pessoas recebem o décimo terceiro salário e são motivadas por promoções especiais da época como a Black Friday.

Diante disso, o lojista tem diversas oportunidades de fazer com que as suas vendas de fim de ano consigam aumentar o faturamento da sua loja virtual, e ajudem a captar novos clientes.

Mas para isso dar certo, é preciso criar estratégias assertivas para aumentar as vendas. Se você quer saber como fazer suas vendas de fim de ano terem ótimos resultados para sua loja, é só conferir esse artigo!

Qual é o ponto mais importante para ficar atento nas vendas de fim de ano?

Existem vários fatores que devem ser analisados no momento de criar uma estratégia assertiva para melhorar as vendas de fim de ano. É preciso pensar no público-alvo desse período, nos produtos que mais tiveram vendas durante todo o ano, nas promoções mais atrativas, entre outros.

Porém uma coisa é certa: não adianta pensar em otimizar todos esses fatores externos, e esquecer de aprimorar o lado interno do seu negócio, que é o seu time de atendimento. Você pode ter a melhor promoção dentre todos os seus concorrentes, mas se o seu cliente receber um atendimento ruim, ele pode rapidamente desistir de comprar da sua loja.

Por isso, manter um bom relacionamento com o seu público é fundamental para se manter competitivo no mercado, e para ter isso no seu negócio você precisa capacitar a sua equipe de atendimento.

Isso pode ser feito a partir de uma série de treinamentos internos, que alinhem o time sobre as promoções e os objetivos de cada uma, além de criar pequenos roteiros de como abordar clientes com problemas, para que eles sejam resolvidos com sucesso e melhorem a imagem do negócio.

Como preparar a loja virtual para as vendas de fim de ano?

Imagina ter criado uma promoção ótima que atrai diversos clientes para o seu site, mas que nenhum deles finaliza a compra porque o site fica caindo, não tem produto no estoque ou por ter muitas reclamações negativas sobre as entregas.

Isso é algo que nenhum negócio quer ter, principalmente no final do ano onde as vendas são maiores. Para evitar esses e outros erros, listamos abaixo como você pode preparar toda a estrutura da sua loja virtual para receber as vendas de fim de ano!

Prepare o seu estoque

Para evitar a falta de algum produto pode ser interessante reforçar o seu estoque e repor uma quantidade maior de produtos do que de costume. Para isso você deve analisar o número de vendas de cada produto durante o ano, para assim definir a quantidade ideal que deve ser comprada agora.

Verifique o desempenho do seu site

Analise como está o desempenho atual do seu site e quantas visitas ele consegue suportar sem causar problemas. Você pode fazer um teste em ferramentas gratuitas como a PageSpeed, que foi criada pelo Google e mostra a velocidade das páginas da sua loja nos celulares e computadores.

Cuide da logística

Uma demanda maior de vendas necessita de uma logística afiada que consiga aumentar a sua produtividade para não atrasar as entregas. Para as vendas de fim de ano serem um sucesso, pode ser interessante contratar pessoas temporárias para ajudar a empacotar os pedidos e enviar para as transportadoras, além de analisar seu processo atual de entrega para ver o que pode otimizar a logística.

Ofereça mais formas de pagamento

Nessa época do ano pode ser interessante pesquisar e tentar oferecer outras formas de pagamento que seu público mais utiliza nas compras online, para que assim ele tenha mais opções.

O que fazer para melhorar as vendas neste fim de ano?

As vendas de fim de ano não sobrevivem só de promoções atrativas e ofertas imperdíveis. Elas são importantes para o seu negócio, mas só vão trazer resultados se estiverem aliadas a uma boa estratégia de vendas.

E para isso existem diversas táticas que, se aplicadas junto com as promoções, podem fazer com que as suas vendas no final do ano melhorem muito e tragam ótimos resultados para a sua loja!

Crie estratégias de Upsell

O Upsell é uma ótima tática de vendas para aplicar na sua loja virtual. Ela visa aumentar as suas vendas ao oferecer para o cliente opções de produtos melhores e um pouco mais caros, ou que complementam o uso do produto que ele quer adquirir.

Por exemplo, em uma loja de roupas se o seu cliente demonstrou interesse em um vestido, a loja pode recomendar um sapato que combine com a peça, ou outro modelo de vestido de uma marca melhor.

Aposte na Black Friday

A Black Friday é uma das épocas do ano mais esperadas pelo público, onde as pessoas se preparam para esse dia, reservando limite no cartão de crédito e pensando nos produtos que vão adquirir na época.

Quando for realizar o planejamento para essa data, é interessante pensar nas promoções um mês antes, e ir lançando algumas ofertas durante todas as semanas anteriores a Black para assim aquecer o seu público e antecipar algumas vendas.

Estreite o relacionamento com os seus fornecedores

Um ponto extremamente importante na hora de fazer a sua estratégia é se aproximar mais dos seus fornecedores e negociar condições melhores na compra das mercadorias para a sua loja.

No fim do ano, muitos fornecedores oferecem descontos ou adiam a data de pagamento para o início do próximo ano, para que o lojista consiga comprar e lucrar mais nas vendas realizadas nesse período.

Por isso, recomendamos que você converse com os seus fornecedores e veja com eles diferentes condições na hora de comprar as mercadorias, de forma que você consiga ofertar uma promoção mais atrativa ao seu cliente e assim conseguir faturar cada vez mais.

Trabalhe com um público qualificado

Para as suas vendas bombarem, o ideal é que você foque no seu público mais qualificado, que é aquele que engajou com você no último ano. Verifique as pessoas que mais se envolveram nas publicações das redes sociais e que mais assistiram seus vídeos nos últimos 365 dias.

Veja também a sua lista de clientes atuais que sempre compram de você, e as pessoas que visitaram o seu site nos últimos 180 dias. Todo esse pessoal compõe o seu público qualificado, e a partir disso você pode pensar nas promoções que eles mais gostam.

Quais promoções podem ser feitas para aumentar as vendas de fim de ano?

O principal atrativo para realizar mais vendas de fim de ano são as promoções, por isso citamos abaixo alguns tipos de promoção que você pode fazer para trazer ótimos resultados de vendas.

Ofertas relâmpago

Esse tipo de promoção dá um ótimo gatilho de urgência no consumidor e consegue aumentar as suas vendas. Com ele você oferece uma promoção que acaba em um dia ou em poucas horas, de modo que se o cliente não aproveitar naquele momento ele vai perdê-la para sempre. 

Para divulgá-la você pode investir na criação de banners, pop-up, stories no Instagram além de fazer um relógio no seu site que mostre em quanto tempo aquela promoção acaba.

Cupom para a próxima compra

Se você quer estimular o seu cliente a voltar a comprar de você, essa pode ser uma ótima promoção para isso. Ao oferecer um cupom para a próxima compra, você consegue fazer com que aquele cliente volte à sua loja para adquirir mais produtos.

Ao aplicar essa promoção, muitos lojistas adicionam um valor mínimo na segunda compra para ganhar o cupom, o que ajuda a aumentar o faturamento da sua loja.

Frete Grátis

Essa promoção é a que o público mais valoriza e que consegue causar uma verdadeira explosão de vendas na sua loja virtual. Para se ter uma ideia, mais da metade das vendas realizadas no primeiro trimestre de 2021 foram feitas com o frete grátis.

Por conta disso, essa promoção pode trazer resultados incríveis se aplicada nas vendas de fim de ano, só se deve tomar cuidado com ela e ofertar somente para a entrega de produtos que tenham uma margem de lucro alta, de forma que o seu negócio não saia no prejuízo

Compre e ganhe brinde

Os consumidores adoram ganhar um brinde, e esse é um dos motivos para eles escolherem a sua loja ao invés do concorrente. Além disso, essa promoção é uma boa opção para o lojista, que não precisa ofertar algo muito caro.

Para seguir com essa promoção é fundamental conhecer bem o seu público e o que ele mais valoriza, para assim oferecer um brinde que seja realmente atrativo para ele e que o estimule a realizar a compra.

Agora que você já sabe os principais fatores para criar uma estratégia e realizar mais vendas no fim de ano, chegou o momento de saber como usar a redes sociais para melhorar o desempenho da sua loja virtual!