Saber como conquistar novos clientes é um dos grandes desafios de todo gestor, especialmente, para quem tem uma empresa de menor porte (como é o caso de 99% dos negócios no Brasil). 

Por isso, muitos procuram por uma fórmula mágica que ajude a atrair milhares de consumidores da noite para o dia. No entanto, já adianto que essa fórmula mágica, infelizmente, não existe. 

Mas, calma! Isso não significa que não haja maneira de conquistar novos clientes de forma estável e previsível para a sua empresa. Existe sim! 

Para isso, basta saber como o mercado funciona e qual é o processo de tomada de decisão dos seus consumidores, além de entender como alcançá-los.

Quer aprender como conquistar novos clientes de forma mais sustentável? Então siga a leitura do artigo abaixo para aprender!

6 dicas de como conquistar novos clientes

1. Ajuste sua estratégia de marketing para a persona certa

Saber como conquistar novos clientes é uma questão de apresentar seu produto ou serviço para a pessoa certa, na hora certa. Afinal de contas, de nada importa ter o melhor produto do mundo se ele não servir para a pessoa que está recebendo seu material publicitário.

Em muitos casos, a falta de vendas de uma empresa é justamente não entregar a sua mensagem ou campanha para as pessoas certas. Mas… quem são essas pessoas exatamente?

Isso depende, claro, de cada empresa e produto. Portanto, é importante que você desenvolva uma persona adequada para cada tipo de produto ou serviço que vende em seu negócio.

Uma persona é um perfil semi fictício que descreve quem é o cliente ideal para o seu produto ou serviço. Esse perfil deve conter as dores do consumidor, seus objetivos e obstáculos, além de deixar claro como a sua empresa pode ajudá-lo.

Imagine, por exemplo, uma loja digital de colchões. A empresa pode ter várias personas diferentes, como:

  • João, 27 anos, programador. Está com o casamento marcado e já começou a comprar os móveis para a casa. Sabe que vai ganhar muita coisa de familiares e amigos, mas não abre mão de comprar um bom colchão para descansar;
  • Renata, 62 anos, advogada. Tem sentido dores nas costas e um cansaço durante o dia de trabalho. Suspeita que esteja na hora de trocar o seu colchão do início do casamento, com mais de 30 anos, por um modelo novo.

Tanto o João, quanto a Renata, podem ser clientes dessa loja, mas comprarão produtos diferentes. Sabendo quem são eles e o que querem, a empresa pode direcionar suas campanhas de marketing para alcançá-los com maior eficiência.

2. Faça uma análise de dados do seu desempenho atual

Você sabe qual é a sua taxa de conversão? Quantos orçamentos são enviados por mês e que não resultam em novas compras? Quantos carrinhos são abandonados no seu e-commerce?

Essas e outras métricas são importantes para quem quer aprender a atrair novos clientes para sua empresa. Afinal de contas, elas ajudam a medir qual é a eficácia da sua estratégia de aumentar as vendas.

É claro que ninguém tem uma taxa de conversão de 100% ou consegue fechar todos os orçamentos que envia. No entanto, também não é comum converter somente 1% dos potenciais consumidores que entram em contato com a sua empresa.

Por isso, a análise desses dados pode indicar se há um problema de desperdício de leads na sua empresa e como consertar essa questão. É essencial fazer o dever de casa antes de investir em trazer mais pessoas para um modelo ineficiente.

3. Saiba como conquistar novos clientes com o Google

Há alguns anos, o Google tinha uma média de 100 bilhões de pesquisas mensais. Hoje em dia, esse número já dobrou. Isso significa que, enquanto você lê este artigo, mais ou menos umas 33 milhões de buscas foram feitas na Internet.

Isso significa que o Google é a maior fonte de tráfego online do mundo. Sem a menor dúvida. Claro que nem todo esse volume de buscas é de gente querendo fechar uma compra, mas grande parte é.

Portanto, você deve estar no Google para conseguir novos clientes na Internet. Para isso, devemos focar em três pontos essenciais:

  • SEO: para otimizar seu site ou loja virtual e ranquear melhor;
  • Conteúdo: para ranquear bem e nutrir o público, facilitando a venda;
  • Meu Negócio e Google Shopping: para usufruir das plataformas do Google e fechar mais vendas.

4. Amplie seus canais de venda

Atrair novos clientes para a sua empresa é como lidar com o tráfego de carros em uma rua. Quanto menor a rua, menos automóveis podem passar por ali. Além disso, quanto menos ligações com outras ruas, mais raro é que algum veículo vá parar naquele destino. 

É por isso que largas avenidas, que se conectam a muitas ruas menores, recebem muito mais tráfego do que ruelas escondidas.

Portanto, é essencial que você amplie seus canais de venda para ter mais oportunidades de fechar novas vendas. Ou seja: conectar a sua “rua” com mais fontes de tráfego para que mais carros passem por ela.

Algumas sugestões para ampliar seus canais de venda:

  • Tenha uma loja virtual: o público nacional gastou R$ 100 bilhões em compras virtuais em 2020 e deve gastar ainda mais em 2021. Portanto, abra uma loja digital para aproveitar essa nova tendência e vender para todo o Brasil, em vez de só para a sua cidade;
  • WhatsApp: o aplicativo está presente em 99% de todos os smartphones no Brasil e conta com bons recursos para aceitar pedidos e fechar vendas. Considere usá-lo em sua estratégia;
  • Redes sociais: hoje em dia, é possível vender pelas redes sociais e fazer o atendimento dos clientes por lá, inclusive com mensagens automáticas para facilitar tudo.

5. Invista na sua gestão empresarial

Não esqueça de investir também na gestão empresarial do seu negócio. Afinal, cada decisão que você faz de gestão afeta as suas chances de fechar uma venda no futuro de curto, médio e longo prazo, mesmo que você não perceba.

Existem centenas de exemplos que comprovam isso. Talvez você tenha recebido o pedido de uma encomenda de um cliente e não pôde aceitá-la porque não tinha insumos para produzir os itens. Com um controle de estoque melhor, você poderia ter conseguido o material a tempo.

Talvez  você esteja sofrendo com a sua concorrência, pois eles praticam preços menores do que os seus. Pode ser que isso aconteça porque eles têm uma gestão melhor, que permite reduzir o custo por produto feito e ganhar mais competitividade.

Mas, como melhorar a gestão empresarial?…continue a leitura.

6. Utilize um software de gestão

Para melhorar a sua gestão empresarial, é importante ter uma visão sistêmica e entender como uma decisão simples aqui pode acarretar coisas boas ou ruins lá na frente. 

Por exemplo, melhorar o controle das contas a pagar, cortar custos e economizar para comprar um volume maior de matéria-prima pode reduzir suas despesas no médio prazo e tornar seu produto mais competitivo lá na frente, aumentando as vendas.

Ter um software de gestão empresarial pode ser a solução para melhorar esse aspecto da sua empresa, especialmente se o programa tiver funções que tornem o seu trabalho mais eficiente.

Vamos conquistar novos clientes?!

E aí, aprendeu como conquistar novos clientes para o seu negócio? Essas 6 dicas ajudarão a aumentar o faturamento da sua empresa. Qual dessas ideias parece a mais útil para você? Comente abaixo!