O XML (eXtensible Markup Language), funciona como um tipo de linguagem de marcação, que é utilizada para a definição de regras para criação de codificações de diferentes documentos. Sendo a linguagens de marcação um sistema utilizado para a realização da definição de determinados padrões e formatos de apresentação dentro de um certo documento. 

Isso quer dizer, o XML, como funcionalidade, define como um conteúdo será visualizado e como será a distribuição destes dados. Um importante benefício da utilização deste recurso é a facilitação que este proporciona no que diz respeito ao compartilhamento de dados, além de permitir que estes arquivos sejam atualizados facilmente, sem que qualquer informação seja perdida.   

Para que serve o recurso de o XML Zoom

O Zoom é um dos maiores e mais utilizados buscadores de preço do Brasil, e funciona da seguinte maneira: as ofertas da loja virtual são apresentadas em listas de resultados, criadas a partir da busca por determinado produto pelos usuários.

As lista apresentadas contam com informações como: links que direcionam os usuários para as lojas virtuais dos anunciantes e ampla informação a respeito dos produtos pesquisados. 

O ranqueamento das lojas nos resultados apresentados, é feita através de um modelo de leilão de CPC (custo por clique), isso significa que, o pagamento por este serviço é contabilizado quando o usuário clica na oferta de determinado produto, e é redirecionado a loja virtual para realizar a compra de tal produto. Assim, o produto será posicionado na lista de resultados, segundo a quantidade de cliques realizados pelos usuários para este produto. 

O XML Zoom facilita que a integração dos produtos da loja virtual para o site ocorram de forma mais prática, rápida e o mais importante segura, pois permite a transferência dos dados a respeito dos produtos selecionados para a integração, seja realizada sem que outros dados sejam corrompidos.       

Benefícios do XML Zoom para a loja virtual

Conheça alguns dos benefícios que o recurso oferece:

Compartilhamento simplificado de dados

Os sistemas de computador, bem como, bancos de dados, possuem certas informações que muitas vezes são armazenadas em formatos incompatíveis. 

Por outro lado, os dados XML são armazenados em um formato simples de texto, assim,  oferece uma forma segura e simples de armazenamento de dados, facilitando a geração de dados a serem compartilhados em diversos aplicativos.

Facilidade na mudança de plataforma

Os dados convertidos para XML são armazenados em formato simples de texto, facilitando a possibilidade de expandir e realizar atualizações para outros sistemas de informação, aplicativos e navegadores, sem que quaisquer dados sejam perdidos.

Como funciona na Simplo7

Na Simplo7 a realização da configuração deste recurso é feita de maneira simples, rápida e segura. É necessário que uma conta de anunciante seja criada junto a Zoom. Acesse https://anunciante.zoom.com.br/signup.jsp e cadastre a loja virtual. 

Na etapa de cadastramento, em configuração da loja é preciso selecionar a tipo de integração da loja, selecione XML, outra informação importante diz respeito ao URL do arquivo XML da sua loja, que também deverá ser informado, para acessar essas informações, basta ir ao painel da loja virtual, clicar em Aplicativos > Canais de venda > XML Zoom, clique em configurar para a geração de um XML de todos os produtos, basta que todos os campos sejam deixados como “selecione” clique então em “Gerar XML”.

No caso da necessidade de realizar integrar uma categoria ou produto, bem como excluir uma categoria específica do XML ou realizar a integração de somente produtos que possuam estoque em sua loja, basta utilizar os campos para selecionar a ação desejada, clique então em “Gerar XML”, no campo Link do XML para que seja gerado um URL das informações selecionadas. 

Para mais detalhes acesse o passo a passo disponível:

Link para ajuda