O XML (eXtensible Markup Language), funciona como um tipo de linguagem de marcação, que é utilizada para a definição de regras para criação de codificações de diferentes documentos. Sendo a linguagens de marcação um sistema utilizado para a realização da definição de determinados padrões e formatos de apresentação dentro de um certo documento. 

Isso quer dizer, o XML, como funcionalidade, define como o conteúdo será visualizado e como será a distribuição destes dados. Um importante benefício da utilização deste recurso é a facilitação que este proporciona no que diz respeito ao compartilhamento de dados, além de permitir que estes arquivos sejam atualizados facilmente, sem que qualquer informação seja perdida. 

Para que serve o recurso de XML Google Shopping

O XML Google Shopping é um recurso que tem como objetivo possibilitar o envio de produtos de forma massiva, prática e segura para a ferramenta do Google merchant center. Esta ferramenta   possibilita a criação de anúncios no Google Shopping, proporcionando que os produtos tenham uma maior visualização.

Utilizar o Google Shopping para realizar anúncios é fundamental para qualquer empreendimento, não importando o segmento ou porte. Isso se dá, pelo fato desta ferramenta auxiliar na descoberta de uma loja virtual, por meio dos mecanismos de busca, consequentemente, proporcionando que esta venha a ganhar espaço no mercado. Sendo uma mídia que proporciona a divulgação de produtos de maneira segmentada, ou seja,  possibilita que os anúncios sejam direcionados aos usuários certos, aqueles que têm a maior possibilidade de interesse nos produtos anunciados.    

Benefícios do XML Google Shopping

Conheça alguns dos benefícios que o recurso oferece:

Compartilhamento simplificado de dados

Os sistemas de computador, bem como bancos de dados, possuem certas informações que muitas vezes são armazenadas em formatos incompatíveis. 

Por outro lado, os dados XML são armazenados em um formato simples de texto, assim,  oferece uma forma segura e simples de armazenamento de dados, facilitando a geração de dados a serem compartilhados em diversos aplicativos.

Simplificação na troca de dados

Para os desenvolvedores, um dos grandes desafios que acaba gerando uma demanda maior e, consequentemente, mais tempo da força de trabalho, diz respeito à troca de dados entre sistemas incompatíveis pela internet.   

Realizar a troca de dados através de um XML acaba por reduzir significativamente esta dificuldade, ao passo que estes dados são facilmente lidos por diversos aplicativos. 

Como funciona na Simplo7

Para que os produtos apareçam quando utilizados o recurso XML Google Shopping, será necessária a utilização dos seguintes critérios: Imagem, descrição, SKU, nome, produto disponível e produto com estoque. 

Para a otimização destes anúncios é preciso que as categorías do produto sejam bem definidas, para editar as categorias na loja virtual acesse Produtos > Categorias e clique no lápis a direita para editar, acesse o campo Canais de vendas > Categorias do Google, neste campo é possível selecionar a opção que mais se encaixa com o nicho da categoria que está sendo configurada representa, possibilitando também a edição de variações de produto. Vale ressaltar que para realizar a configuração do Google Shopping é necessário ter vinculado e configurado o Merchant Center com o Google Shopping. 

Para configurar o XML Google Shopping é simples basta acessar Aplicativos > Canais de venda > XML Google Shopping e clicar em configurar, na tela seguinte será possível gerar o XML, para a geração de um XML de todos os produtos, basta que todos os campos sejam deixados como “selecione” clique então em “Gerar XML”.

Para mais detalhes acesse o passo a passo disponível:

Link para ajuda