O recurso Webhook é uma maneira de receber informações, que são transmitidas quando um evento acontece. Sendo assim, o recurso webhooks, é o um modo de receber ou enviar informações entre dois sistemas de maneira automática e em tempo real.   

Os webhooks são fundamentais para uma gestão financeira mais segura, eficiente e prática, sem que haja erros humanos. Pois, através desta tecnologia, a realização das transições de informação de um sistema a outro é realizada de forma automática, sem que seja preciso operações externas. Também conhecido como HTTP ou impulso API, isso porque essa ferramenta é  uma forma simples, rápida e segura dos sistemas fornecerem a outras aplicações informações em tempo real.

Para que serve o recurso Webhooks?

O recurso Webhooks é essencial quando há a necessidade do envio das informações de pedidos feitos na loja para outras plataformas. Pois quando realizar esse tipo de ação manualmente entre uma plataforma e outra, pode acabar dificultando o trabalho do gestor, tornando os processos lentos e complicados, podendo haver erros que serão difíceis de solucionar.  

Para simplificar esses processos que os webhooks foram desenvolvidos. Estes funcionam como uma API de integração, que transmitem informações atualizadas para sistemas independentes, sem qualquer intervenção externa.

Benefícios da contratação de Webhooks para a loja virtual

Conheça os benefícios de Webhooks para a loja virtual:

Agilidade e na praticidade

A utilização deste recurso proporciona uma maior agilidade e praticidade na transmissão de informações, pois em poucos passos é possível criar um webhook. Esta ferramenta permite que dados sejam transferidos com mais praticidade e rapidez, pois não há a utilização de códigos complexos, nem utilização de banco de dados, assim, fazendo com que a integração entre sistemas seja muito mais simples. 

Informações atualizadas com mais rapidez

Com a utilização do webhook é possível gerenciar informações sempre atualizadas, sem que seja preciso a solicitação de atualização dos dados. Por exemplo, você possui um ERP próprio e deseja importar as informações dos pedidos da Simplo7 para este ERP. Configurando o Webhook, ele consegue visualizar os pedidos feitos na Simplo7 neste ERP cadastrado.

Como funciona na Simplo7

Para realizar a configuração do recurso Webhooks na Simplo7 é simples, rápido e seguro, basta acessar Configurações > Minha Loja > Webhooks clique em configurar, posteriormente clique em adicionar, nesta tela é necessário realizar o preenchimento dos campos: Tipo (só há a opção “Pedido” disponível no momento), Nome e a URL de destino da notificação, clique em salvar. 

A utilização deste recurso agora está condicionado à contratação dos recursos “Status de pedido personalizado” ou “Recuperação de Carrinho Avançado”. Não é mais possível realizar o cadastramento de nenhuma notificação sem ter ao menos um destes apps, mesma regra se aplica ao que chegar de cadastro via API da Loja Virtual.

Para mais detalhes a respeito de cada processo de configuração acesse o passo a passo,  disponível no link:

Link para ajuda