O abandono de carrinho é um dos problemas que mais atinge e preocupam, os mais variados segmentos de e-commerces. Diferente de uma loja física, em que o lojista tem a oportunidade de interagir com o consumidor no ato da compra, para a loja virtual há barreiras para essa interação. 

Um exemplo disso é o cliente que seleciona o produtos, coloca-o no carrinho, realiza o cadastro do seu e-mail, mas desiste do processo de compra na etapa de finalização. E as perguntas que ficam são: Qual a melhor maneira de prosseguir nessa situação? Como transpor as barreiras e interagir com o consumidor de forma prática? 

O recurso recuperação de carrinho básico proporciona que um e-mail seja enviado para o consumidor, informando-lhe que não finalizou sua compra, que o carrinho com seus produtos podem ser recuperados.        

Para que serve o recurso de Recuperação de Carrinho Básico

Há inúmeros motivos para o abandono de carrinhos, como valor do frete, prazos para a entrega, opções de pagamento, entre outras. No entanto, uma ferramenta que tem se mostrado muito eficiente para a o aumento da taxa de conversão é o  e-mail marketing, e é através dele que o recurso de recuperação de carrinho básico opera. 

Com ele é proposto a criação de um e-mail que é enviado ao consumidor informando-lhe da não finalização de sua compra, e que esta pode ser recuperada, dando-lhe a oportunidade de rever e finalizar a compra. Buscar soluções para interagir com o consumidor é o ponto-chave para vendas bem-sucedidas.        

Benefícios do Recuperação de Carrinho Básico

Conheça alguns dos benefícios que o recurso oferece:

Conversão mais fácil

Atrair leads para a loja virtual talvez seja um processo mais complicado que a conversão em si, pois a atenção do consumidor já está sobre o seu produto. Com um pouco mais de esforço e com a criação de um e-mail marketing, a atenção do consumidor pode ser atraída novamente para loja virtual, sendo o incentivo final para a finalização da compra.   

Recurso de simples implementação

Uma das razões deste recurso ser uma excelente estratégia de e-mail marketing, diz respeito a sua facilidade de implementação, pois o recurso recuperação de carrinho básico funciona de forma simples, segura e prática.  

Criação de um canal de comunicação

Criar um canal de comunicação que gere uma interação eficiente entre a loja virtual e o consumidor, que por diversos motivos acabou por abandonar o carrinho de compra, torna-se simples e eficaz com este recurso, pois é possível programar o envio de e-mail lembrando o consumidor dos produtos que foram deixados para trás, e oferecer-lhes vantagens para que a compra seja fechada, como desconto na compra, frete mais barato, cupom-desconto para as próximas compras etc.   

Como funciona na Simplo7

A plataforma Simplo7 proporciona os melhores recursos para uma loja virtual completa, como o recurso de “Recuperação de carrinho básico”. Para configurá-lo basta acessar o painel administrativo > aplicativos > marketing > recuperação de carrinho básico, clique então em gerenciar regras, uma regra padrão já está configurada no recurso, mas é possível editá-la clicando em editar, nesta tela é possível editar o nome, tempo, assunto e mensagem, feito isso clique em salvar. 

A opção básica proporciona a criação de um e-mail (evento). Para saber mais de cada detalhe de todo o processo de configuração, veja o passo a passo que está disponível:

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