O feedback é uma importante ferramenta em todos os segmentos profissionais, para o e-commerce é fundamental estabelecer um meio de comunicação para a avaliação da loja virtual junto aos clientes. Sendo muitas vezes negligenciado e pouco utilizado, o recurso “Pesquisa de Satisfação” é extremamente importante, propiciando a captação da experiência por parte do cliente e, através desta, propor melhorias e correções de problemas que possam estar afetando a loja. 

Este recurso pode ser utilizado como uma maneira de fidelizar clientes, criando um relacionamento com o mesmo, atendendo a suas expectativas e necessidades, estreitando a relação entre loja e cliente; mostrando a importância que cada cliente tem, não tratando-os apenas como números e taxas de negócios, convertendo-se em uma importante ferramenta de  atendimento ao cliente.        

Para que serve o recurso da Pesquisa de Satisfação

Tendo em mente que o relacionamento entre uma loja virtual e o consumidor, não termina quando este finaliza o pagamento da compra e o produto é entregue na residência do cliente, o pós-venda entra como um diferencial para a efetivação de futuros negócios bem sucedidos. 

O uso de estratégias de pós-vendas, diz respeito a todas as ações realizadas com um cliente após a finalização de uma compra com a loja virtual. Tendo como principal objetivo, proporcionar uma experiência melhor e mais completa para cada consumidor. Por esse motivo, a  importância de ter em mente que o trabalho da equipe de vendas não termina quando a compra é finalizada. O momento da Pesquisa de Satisfação também é de extrema importância para estabelecer uma relação sólida com o cliente e a loja virtual.  

Benefícios da Pesquisa de Satisfação para a loja virtual

Conheça alguns benefícios do recurso:

Melhoria das ofertas e soluções de problemas

Conhecer o cliente e saber sua opinião a respeito do funcionamento da loja e dos produtos adquiridos, são peças fundamentais para a criação de ofertas mais assertivas, e propor ações de resolução de problemas com mais rapidez e eficácia. Obter o feedback através das pesquisas de satisfação, garante que o cliente que realizou a pesquisa e os futuros clientes tenham uma experiência mais satisfatória.

O atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Mostrando ao cliente como a loja preza e se importa em proporcionar a ele a melhor experiência dentro da loja virtual, e o quanto sua opinião é valorizada, transformando o  atendimento ao cliente no diferencial competitivo necessário para destacar-se frente à concorrência.   

Fidelização de clientes

Realizar o contato com o  consumidor e descobrir quais são as suas expectativas e críticas, a respeito das experiências dentro da loja virtual, até a entrega do produto, possibilita a otimização do atendimento ao cliente, garantindo a sua satisfação, convertendo-se na fidelização deste junto a  loja virtual.

Como funciona na Simplo7

Realizar a configuração deste recurso na plataforma Simplo7 é muito simples, rápido e seguro, basta acessar o painel administrativo > configurações > vendas e localizar o aplicativo “Pesquisa de Satisfação”. Feito isso, clique em configurar e acesse as configurações, marcando na caixa de seleção “ativo”. O aplicativo não funciona se essa opção selecionada, no campo “Tempo” deve ser definido após quanto tempo o cliente deve receber o e-mail de avaliação

No campo “Assunto” deve ser definido o assunto do e-mail, já existindo um assunto padrão que poderá ser modificado e o campo “mensagem” deve ser definida a mensagem do e-mail, já existindo uma mensagem padrão, que poderá ser modificada, clique então em salvar e está configurado o recurso. Para saber mais detalhadamente de todo o processo, veja o passo a passo disponível no link:

Link para ajuda