O Google Search Console é uma plataforma criada pelo Google com o propósito de fornecer auxílio aos gerenciadores de sites no acompanhamento da visibilidade de suas páginas no buscador. 

Isso quer dizer, que esta ferramenta tem o objetivo de auxiliá-lo a assegurar que sua página seja encontrada e indexada de maneira correta e torne-se visível para seus potenciais clientes. Fazendo com que haja uma otimização do ranqueamento do site nas pesquisas de usuários, tendo como uma de suas principais funções a avaliação de sites, para então, de maneira automatizada, indicar a performance de cada um deles.    

Para que serve o recurso Google Search Console?

O recurso Google Search Console é uma ferramenta que possui inúmeras opções e funções. Como por exemplo, digamos que o desempenho de seu site está negativo, este mecanismo apresenta maneiras de fazer com que a página se destaque nas buscas, assim como indica soluções para a correção de falhas que são responsáveis pelo baixo desempenho do site.

Este recurso possui diferentes ferramentas e relatórios que auxiliam a identificar problemas no site e solucioná-los de forma rápida para que as pessoas certas venham a encontrá-lo. E oferece melhorias como: uma velocidade maior do carregamento dos sites, bem como, uma maior compreensão de onde vem o tráfego do site, assim como realiza uma significativa melhora na estratégia de backlinks, tratando também de impulsionar a linkagem interna. 

Benefícios da contratação de Google Search Console para a loja virtual

Conheça os benefícios do Google Search Console para a loja virtual:

Identificação de falhas 

Uma das principais funções deste recurso é indicar as falhas em sites que dificilmente seriam encontradas de outra forma. Como por exemplo, a falta de exatidão de dados estruturados, assim como defeitos no HTLM, quebras de link, title tags duplicadas ou meta description com poucas informações.

Auxilia a trabalhar o link building

O recurso reporta sites externos que estejam linkados ao seu, avaliando quais links dentro do site estão recebendo mais cliques e de onde eles estão partindo.

É fundamental para um e-commerce trabalhar com linkagem interna. Assim, através destas análises, é possível apresentar ao Google os conteúdos de mais importância, evitando que páginas fiquem sem receber nenhum link.

Como funciona na Simplo7

Para configurar o recurso Google Search Console na plataforma Simplo7, é necessário primeiramente realizar o login em uma conta gmail, então acesse o link, clique em “Primeiros passos”, em seguida clique em “Ir para o Search Console”, escolha a opção “Prefixo do URL”, digite o domínio da sua loja (lembrando de colocar sempre https:// antes do www), clique em continuar, na próxima tela clique no menu “Tag HTML” e clique no botão copiar, abra o Bloco de notas do seu computador e cole o código, e copie somente o código que está dentro de content= entre parênteses.

Dentro da plataforma Simplo7 acesse painel administrativo > Configurações > Minha loja > Google Search Console e clique em configurar, na tela seguinte habilite a opção Ativo e cole o código copiado no campo destinado, clique em salvar, depois volte na tela do Search Console e clique em verificar.

Para mais detalhes acesse o passo a passo disponível:

Link para ajuda