Uma das formas de pagamento mais utilizadas para compras à vista, diz respeito ao boleto bancário. Operando de modo acessível e sem burocracia na emissão, não sendo preciso que o cliente  exponha seus dados bancários na efetivação das transações. Por esses motivos, muitos consumidores escolhem utilizar essa forma para pagar suas compras.

A desvantagem deste meio de pagamento em relação a loja virtual, está no fato que muitas vezes o cliente finaliza a sua compra, mas não efetua o pagamento do boleto imediatamente.  Uma maneira de diminuir a inadimplência e finalizar a venda, pode ser realizada através da cobrança automática, com a programação de e-mail avisando o cliente da falta de pagamento.       

Para que serve o recurso de Cobrança Automática

O recurso de cobrança automática permite a automatização do processo de cobrança ativa via e-mail para o cliente, propondo a criação de um modelo de e-mail no próprio aplicativo, que é enviado para o cliente, informando do não pagamento, e do encerramento do pedido de acordo com a configuração programada. 

Este recurso facilita a finalização de vendas, ao passo que lembra os clientes, que por muitos motivos podem esquecer de pagar o boleto, diminuindo o número de inadimplências da loja virtual. 

Benefícios da Cobrança Automática para a loja virtual

Conheça alguns dos benefícios de usar este recurso na loja virtual:

Redução de inadimplência

Em muitos casos o cliente realiza suas compras via boletos, mas não o paga imediatamente, o que ocasiona que este acabe por esquecer que não realizou o pagamento, com este recurso o cliente é lembrado da falta de pagamento, reduzindo assim a taxa de inadimplência da loja virtual. 

Automatização

A automação das cobranças é um dos processos mais importantes para qualquer empresa, pois ao passo que todo o processo passa a ser feito de forma automática, consequentemente há uma minimização dos esforços por parte da equipe financeira, possibilitando ocasionar uma  redução das possibilidades de erros no processo de cobrança.  

Otimização do tempo 

Facilita os processos para a equipe financeira. A cobrança automática, opera no auxílio da otimização do tempo gasto nestes processos, por justamente realizar a automatização de grande parte das tarefas. Além de criar uma vantagem para a loja virtual, possibilitando que esse tempo seja revertido em outras preocupações e compromissos a serem cumpridos.

Como funciona na Simplo7

Para realizar a configuração do recurso cobrança automática na Simplo7 é muito fácil, rápido e seguro, e está disponível para boletos (Itaú Shopline e Bradesco ShopFácil) e depósito bancário. 

Basta acessar aplicativos > vendas > cobrança automática e clicar em saiba mais, realizada essa operação no próximo campo, marque na caixa de seleção “ativo”, “notificar o lojista” e “notificar o cliente”, possibilitando a escolha do prazo de cancelamento do pedido, após o não pagamento, preencha também o nome, método e o assunto, posteriormente no espaço do e-mail configure uma mensagem padrão enviada para o cliente, então clique em salvar. 

Para saber mais detalhadamente como realizar a configuração do recurso, veja o passo a passo disponível no link abaixo:

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