O recurso Alerta de Privacidade é uma ferramenta necessária para quem possui um site ou pretende criar um, este recurso possibilita a criação e adição de uma mensagem de cookies, informando que a loja virtual se utiliza dessa ferramenta. E é essencial para que a loja venha atender às determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e tem como principal objetivo garantir a segurança e privacidade no uso de informações pessoais coletadas pelas empresas.

Sendo fundamental, pois a lei possui uma série de regras e exigências para que seja possível manipular tais informações. A principal delas é a necessidade de que o usuário venha a consentir para que uma empresa ou site colete seus dados pessoais e sensíveis. Os cookies são capazes de guardar informações e realizar a identificação do usuário, como o login, e-mail entre outros, mas para isso é preciso uma solicitação de consentimento.

Para que serve  o recurso Alerta de Privacidade? 

Este tem como funcionalidade a criação de mensagens para informar e pedir o consentimento do uso de cookies, estes são pequenos arquivos em formato de texto que ficam armazenados no dispositivo do usuário, quando há a permissão do armazenamento de cookies está habilitada no navegador.

Sendo também utilizados para compreender o que os usuários procuram no site. Nas lojas virtuais este recurso torna-se uma ferramenta poderosa de envio de sugestões de produtos mais eficientes, isto é, mais de acordo com o que o consumidor busca.

Benefícios da contratação de Alerta de Privacidade para a loja virtual

Conheça os benefícios do recurso Alerta de Privacidade para a loja virtual:

Regularidade com as leis 

Há uma constante preocupação acerca da utilização dos dados pessoais dos usuários que navegam na internet. Por este motivo, existem há leis vigentes a respeito do assunto, como a LGPD, o uso de mensagem de cookies no site é fundamental para atender tais leis e evitando punições.

Compreender o comportamento do consumidor

Utilizado pela maioria dos sites, este recurso armazena informações que auxiliam as empresas a compreender melhor o comportamento do usuário no site. Como por exemplo, o tempo de permanência, os links clicados, as escolhas sobre a personalização do ambiente e entre outros.

Como funciona na Simplo7

Para configurar o recurso Alerta de Privacidade na plataforma Simplo7 é muito simples e rápido, basta acessar Aplicativos > Aparência  > Alertas e páginas adicionais > Alerta de privacidade clique em configurar, o aplicativo conta com uma mensagem padrão (é possível customizar esta com limitação de até 250 caracteres), e um link que direciona para a página da Política de Privacidade da Loja (é possível editar esta página em Páginas extras), marque na caixa de seleção “Ativar” e clique em “Salvar”.

O alerta vai aparecer de acordo com o layout da loja. A página de Política de Privacidade é padrão para as Lojas Simplo7, e possui um texto genérico que o lojista pode customizar. Localizada em Aplicativos > Aparência  > Páginas extras > Política de Privacidade. 

Para saber mais detalhadamente como configurar cada processo, veja o passo a passo disponível:

Link para ajuda