Com um número cada vez maior de adolescentes online e a facilidade com que estes têm de acessar inúmeros conteúdos, se torna necessário que os e-commerces passem a assumir certa responsabilidade sobre seus produtos. Com isso, é necessário fazer com que se torne mais difícil para este público, ter acesso a qualquer serviço ou conteúdo que não lhes seja permitido.

O recurso Alerta de Maioridade é importante para impedir que o menor, navegue em conteúdo com restrição de idade e, assim, evitar qualquer violação da lei, principalmente para e-commerces que trabalham com a venda de álcool e tabaco. 

Para que serve o recurso Alerta de Maioridade?

O recurso Alerta de Maioridade permite que a loja virtual apresente um pop-up de alerta de maioridade. Desse modo, será preciso que seus clientes venham a confirmar que possuem mais de 18 anos para que tenham acesso ao conteúdo de sua loja virtual. Em caso da não confirmação de maioridade, o conteúdo é bloqueado. 

Como a lei 13.106 que foi sancionada no ano de 2015, criminaliza a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, evitar que menores venham a realizar compras ou visualizar os conteúdos impróprios, isenta o lojista da responsabilidade da venda para menores de idade. 

Benefícios da contratação de Alerta de Maioridade para a loja virtual

Conheça os benefícios do Alerta de Maioridade para a loja virtual:

Filtrar visitantes

Ao configurar o recurso de Alerta de Maioridade na loja virtual, é possível filtrar os visitantes elegíveis para seus produtos. Quando solicitado a confirmação da idade no site, essa ação passa a mensagem de forma bem clara, que o conteúdo que o cliente está tentando visualizar possui restrições, fazendo com que somente os aptos venham a acessá-lo. 

Cumprir a lei

Se sua loja lida com produtos que devem ser comercializados especificamente para pessoas acima de 18 anos, é essencial a realização da verificação de idade em sua loja. Isso lhe dará todo respaldo de acordo com a lei. 

Como funciona na Simplo7

Para realizar a configuração deste recurso na plataforma Simplo7 é simples e rápido, basta acessar o Painel administrativo > Configurações > Minha Loja > Alerta Maioridade, clique em configurar, na tela seguinte clique em “ativar”, se necessário preencha o campo “Mensagem do alerta” e preencha também o campo “ Link para quando a resposta for não”, este pode ser a URL que for mais adequada para o visitante, feito isso clique então em Salvar. 

Assim, todo usuário que acessar a loja virtual verá essa mensagem na página inicial, e somente com a confirmação ao responder SIM, permitirá que o conteúdo seja visualizado. Em caso de resposta negativa, o conteúdo será bloqueado. 

Veja todos os detalhes de como realizar a configuração deste recurso no passo a passo disponível: 

Link para ajuda