O abandono de carrinho é comum no e-commerce brasileiro. Pesquisa aponta que 82% dos pedidos não são concluídos. É uma taxa alta, bastante danosa para a loja virtual, capaz de minar seus esforços e reduzir a lucratividade. De qualquer forma, apesar do cenário ser preocupante, é possível sim desenvolver estratégias eficientes para recuperar carrinho abandonado.

Nos próximos tópicos, vamos apresentar algumas ferramentas e aplicações que podem ajudar nesse sentido. Continue lendo o post e entenda mais!

Quais as principais ações para recuperar carrinho abandonado?

Basicamente, o e-commerce pode utilizar diferentes recursos para trazer o consumidor de volta ao seu ambiente e avaliar novamente sua proposta. Entre eles, podemos citar:

E-mail marketing

Nas campanhas de abandono de carrinho, o e-mail marketing atua como um catalisador, pois a loja pode enviar e-mails para relembrar o usuário sobre os itens deixados de lado, possíveis descontos para o retorno ou melhores condições de entrega.

Remarketing

Diz respeito aos anúncios nos buscadores, sites parceiros, rede de display, redes sociais e outros canais que permitam a mídia paga. Os anúncios são direcionados ao usuário que deixou o site, apresentando a ele produtos semelhantes ou iguais àqueles que colocou no carrinho.

Notificações push

São mensagens clicáveis que surgem no navegador do usuário após ele permitir esse tipo de aviso ao acessar a página. Se ele aceitar, o e-commerce pode compartilhar conteúdo, disparar ofertas, avisos e informar sobre os itens deixados no carrinho.

Carrinho salvo

Trata-se de um recurso que deixa o carrinho da mesma forma como o cliente deixou antes de sair, com todos os itens, descontos e cobranças extras. Isso facilita todas as outras estratégias e o retorno espontâneo do visitante.

Quais ferramentas podem ser utilizadas?

Foram desenvolvidas ferramentas que permitem automatizar e otimizar os pontos já listados, assim como fornecer informações que auxiliem a moldar a estratégia. São elas:

1. CartStack

aplicação é executada no site sem interações diretas com o usuário, mas, ainda assim, é bastante eficiente, pois traz de volta os visitantes que deixaram de concluir a compra. A ferramenta monitora os carrinhos não finalizados e envia e-mails personalizados para incentivar seu retorno.

O diferencial é a edição de e-mails HTML, que facilita a personalização do conteúdo, visualização, e ainda oferece a possibilidade de incluir os itens dos carrinhos no e-mail de forma automática.

2. ShopBack

ShopBack é uma ferramenta de levantamento e análise de dados para que os gestores possam entender os hábitos de consumo e interesses do usuário. Inicialmente, são oferecidos produtos complementares com base no comportamento que ele teve ao acessar o e-commerce. Também reconhece os visitantes, mesmo que eles não tenham informado o e-mail na página.

3. AdRoll

É uma das principais plataformas de retargeting, pois permite a segmentação dos anúncios de remarketing de acordo com características específicas, como a região geográfica do cliente. Com ele, é possível desenvolver anúncios efetivos para os principais buscadores, redes de displays e redes sociais.

AdRoll oferece dados relevantes, tem uma interface intuitiva e simples de usar. Com a ferramenta, os gestores podem incluir ou excluir visitantes conforme suas ações, criar grupos de usuários de acordo com suas intenções de compras e configurar ações para auxiliar nas conversões.

Por que buscar entender o consumidor é tão importante?

Só é possível reduzir o problema quando os gestores entendem suas razões, o que se obtém com o acompanhamento dos principais indicadores da loja (taxa de abandono, ponto de partida do usuário, número de conversões, entre outros). Avaliar essas informações pode oferecer “insights” e apontar o caminho para reduzir a taxa de abandono.

Como os hábitos de consumo mudam repentinamente, é fundamental modificar a estratégia e estar sempre a par das tendências do mercado. Sobretudo, a ferramenta não fará nada sozinha (mesmo as automatizadas), por isso, é necessário desenvolver uma estratégia capaz de diminuir a taxa e recuperar carrinho abandonado, a partir de testes e avaliações do que precisa ser aperfeiçoado.

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