Você já parou para pensar porque os e-commerces ainda oferecem o boleto para loja virtual como forma de pagamento?

Por mais que a tecnologia tenha mudado muito o sistema financeiro, e criado novos produtos que facilitam o pagamento como os cartões de crédito ou o PIX, formas mais antigas de pagar as compras ainda são utilizadas por várias pessoas.

Se você quer conhecer os principais motivos que fazem o seu cliente optar pelo boleto e saber como implantar esse meio de pagamento na sua loja virtual, é só continuar com a gente neste artigo!

Qual a importância de liberar o pagamento por boleto na loja virtual?

Você já sabe que oferecer diversos meios de pagamento na sua loja virtual é algo muito importante para o seu negócio, já que um cliente que possui diferentes formas de realizar o pagamento das suas compras fica mais confortável na hora de fechar um pedido na sua loja.

Mas todos os meios de pagamento existentes hoje, podem fazer com que outras formas acabem se tornando pouco utilizadas. Esse é o caso dos boletos ou depósitos bancários, por exemplo, que parecem que foram esquecidos quando, na verdade, ainda são muito utilizados.

Mesmo que no caso dos boletos, o pagamento demore mais para ser confirmado, tem muitas situações que ele é a única forma de realizar uma compra online. Isso acontece porque tem muitas pessoas que não possuem um cartão de crédito, ou não tem um limite suficiente para as suas compras.

E muitas vezes quem tem cartão de crédito e limite, pode ainda optar pelo boleto para loja virtual porque ele traz mais segurança no momento da compra, já que impede que os dados do cartão sejam roubados e utilizados por hackers.

Além disso, tem o estudo E-commerce Radar que mostra que 22,9% dos pedidos que tiveram suas compras finalizadas e aprovadas nas lojas virtuais, utilizam o boleto bancário como forma de pagamento, e que esse formato tem uma taxa de aprovação de 48,7% nos pedidos feitos de forma online.

Dessa forma, oferecer os boletos bancários na sua loja virtual pode ser uma maneira de aumentar as suas vendas e atingir novos públicos que tem preferência por esse método, e que podem indicar a sua loja para possíveis clientes.

Como funciona o recebimento do pagamento por boleto bancário?

Agora que você sabe o porquê de muitas pessoas optarem pelo boleto para loja virtual, deve estar se perguntando como funciona para o lojista receber um pagamento feito pelo boleto bancário.

Antes de tudo devemos saber que o boleto é uma forma oficial de pagamento, pois é regulamentado pelo Banco Central do Brasil. Dessa forma, quando um boleto é gerado, ele contém algumas informações essenciais para oficializar o pagamento, como:

  • Sacado: quem é o responsável por pagar o valor;
  • Cedente: quem vai receber o valor;
  • Agência/Código do Beneficiário: código da agência de quem vai receber;
  • Valor do boleto: valor do que deve ser pago;
  • Validade: o prazo máximo para realizar o pagamento;
  • Multa: juros e multas aplicados em caso de atraso;
  • Código de barras: que carrega todas as informações do boleto.

O boleto bancário foi padronizado pela Febraban, e permite a geração do boleto como documento nos bancos que foram aprovados para tal.

Depois que o boleto é gerado, ele deve ser enviado para o consumidor que terá que realizar o pagamento do boleto dentro do prazo estipulado. Com o pagamento realizado, pode demorar alguns dias para que ele seja depositado na conta da sua loja virtual.

Outra informação importante é que a maioria dos bancos que possibilita a emissão de um boleto bancário, também mostra o status dele quanto ao pagamento, indicando quais foram pagos, quais estão aguardando pagamento ou quais não foram pagos. Assim o lojista consegue ter um controle dos pedidos feitos, e só liberar para entrega aqueles que foram pagos corretamente.

Como oferecer boleto como forma de pagamento na loja virtual?

Para conseguir obter o boleto para loja virtual, o lojista precisa seguir um processo que é bem simples e seguro, podendo ser feito em qualquer comércio eletrônico. Tudo começa na escolha do banco.

Se o banco que você utiliza atualmente oferece a emissão de boletos bancários, então é só iniciar o processo! Mas caso não, vale a pena dar uma pesquisada para ver as outras opções de banco que oferecem o recurso de emissão de boleto.

A seguir mostramos para você o passo a passo do processo de habilitar o boleto para loja virtual. Dessa forma, o seu negócio poderá beneficiar os clientes com mais esse meio de pagamento.

Solicite ao banco a funcionalidade de emitir boleto bancário

O primeiro passo a tomar quando for solicitar o recurso de geração de boleto para loja virtual é entrar em contato com o seu banco, e falar com o gerente de conta para habilitar esse recurso, possibilitando assim gerar boletos para seus clientes efetuarem as compras.

Habilite a função de emissão de boleto na sua loja virtual

Com a funcionalidade habilitada e funcionando, você deve pedir para a sua equipe de programação, que cuida e mantém seu site ativo, para eles integrarem essa opção de pagamento. Dependendo de como a sua loja virtual foi construída, pode ser que a própria plataforma já tenha recursos nativos para realizar essa integração!

Se for assim, tudo o que você precisa fazer é ir na página de ajuda e procurar por como habilitar o pagamento por boleto para a sua loja. Você provavelmente encontrará um material que contém o passo a passo de todas as configurações que devem ser feitas para que os boletos possam ser emitidos de forma automática no seu e-commerce.

O recurso já está funcionando na sua loja virtual!

Com os dois passos anteriores completos, já estará disponível no seu site a modalidade de pagamento por boleto bancário! Agora o seu cliente pode ir até a sua loja virtual, escolher os produtos que tem interesse, adicioná-los no carrinho e finalizar a compra adicionando o boleto bancário como meio de pagamento.

Após o cliente realizar o pagamento, as taxas serão calculadas sobre o boleto e será enviado ao seu banco o valor do pedido feito. Dessa forma você poderá seguir com a operação, embalando e enviando os produtos ao cliente.

Quais são as taxas cobradas por emissão de boleto para loja virtual?

Assim como ocorre em vários outros meios de pagamento, o boleto bancário também gera algumas taxas de transação no momento em que o pagamento é realizado. O valor dessas taxas será diferente em cada instituição.

Em algumas delas, como os bancos digitais, é ofertado um número específico de boletos que podem ser gerados por mês sem incidir nenhuma tarifa. Por exemplo, em um banco você pode emitir até 100 boletos para seus clientes sem ter nenhuma taxa aplicada, porém quando a quantidade de boletos ultrapassar 100, uma taxa será cobrada.

Porém, a taxa não é aplicada somente no momento em que o boleto é pago. Existem pelo menos 4 tipos de taxas que o banco aplica, são elas:

Taxa de emissão: tarifa cobrada quando o boleto é emitido pelo lojista. Ela varia conforme o banco, e pode custar entre R$5 a R$10.

Taxa de liquidação: quando o boleto recebe seu pagamento essa tarifa é aplicada.

Taxa de cancelamento: quando o boleto é cancelado é aplicado essa tarifa.

Taxa de manutenção: essa tarifa é cobrada para realizar a manutenção de títulos, onde ela é aplicada em boletos vencidos em um período de 30 dias.

É importante lembrar também que as taxas aplicadas nos boletos bancários não podem ser passadas para o cliente. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, essa prática é abusiva, pois o único compromisso que o cliente tem com a sua loja virtual é o pagamento da compra efetuada.

Quais ferramentas usar para gerar boleto para loja virtual?

A maioria das plataformas de criação de loja virtual possui a integração que possibilita que seus clientes já realizem a emissão de boleto de forma automática ao escolher essa opção de pagamento. Porém é interessante ter alguns recursos a mais para ajudar na gestão do boleto bancário.

Um recurso interessante é o da cobrança automática de boletos. Devemos lembrar que os boletos bancários são um meio de pagamento não automático, onde depois de finalizar a compra o consumidor precisa ir no seu banco e realizar o pagamento. Porém, pode acontecer do cliente esquecer de fazer esse processo.

Isso acaba deixando um pedido em aberto na sua loja, que pode ser ruim principalmente para o gerenciamento da sua logística, caso o pedido feito seja com um produto que esteja acabando no estoque. Isso pode fazer com que até que o cliente realize o pagamento e ele caia na sua conta, o produto não esteja mais disponível na loja.

Para contornar essa situação, plataformas de criação de loja online como a Simplo 7 oferecem o recurso de cobrança automática, que envia um e-mail para o cliente relembrando ele do boleto em aberto que ele tem com a loja.

Dessa forma é possível lembrá-lo de pagar dentro do prazo do vencimento para garantir que ele receba o produto que pediu no site, fazendo com que você diminua o risco de inadimplência enquanto otimiza o seu tempo, já que o recurso faz isso sozinho!

Além desses recursos, existem vários outros que a Simplo 7 oferece aos lojistas! Tem funcionalidades que vão desde integrações mais sofisticadas com outros sistemas até funções para personalizar a sua loja virtual e deixá-la a sua cara!

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