A internet é um ótimo canal para que empreendedores possam criar e estabelecer seus negócios. Para isso, a criação de um bom site é fundamental. Há plataformas que facilitam bastante esse trabalho, oferecendo uma solução completa. Porém, uma questão que deve ser trabalhada é sobre o sistema de pagamento on-line.

O processo de pagamento é muito importante, pois se ele não for bem estruturado e apresentar segurança ao cliente, simplesmente a compra pode ser abandonada.

Então, criamos este artigo com os principais tópicos sobre o assunto. Confira!

Como funciona o sistema de pagamento on-line?

O sistema de pagamento on-line é uma grande solução para as empresas que atuam na internet. Sem isso, todo o processo de finalização dos pedidos seria bastante complicado, impactando negativamente nas vendas.

Um bom sistema oferece vantagens, tanto para o lojista como ao consumidor. Ele cuida de todo o trâmite financeiro a partir do momento que um cliente insere seus dados no pedido e confirma a compra.

Ele faz todo a comunicação com o banco, que confirma ou recusa o pagamento. Existem diferentes sistemas, cada um com suas vantagens e desvantagens. Para escolher o que mais se encaixa na sua empresa, continue a leitura no próximo tópico.

Quais são os pré-requisitos para escolher?

Variedade nas formas de pagamento

Pense rápido, quem você acha que vende mais: uma empresa que oferece poucas opções de pagamento aos clientes ou uma que tem várias alternativas, como cartão de crédito, débito e boleto? Certamente você escolheu a segunda opção!

Oferecer uma variedade de formas de pagamento é muito importante para aumentar as vendas. Isso porque cada pessoa prefere ou pode pagar de uma forma.

Então, se quer escolher o melhor sistema de pagamento on-line, pesquise entre as opções quais são as formas oferecidas. Lembre-se, também, de fazer uma pesquisa com o seu público para conhecer as preferências.

Checkout transparente

O processo de checkout corresponde ao momento final do pedido, aquele em que a pessoa bate o martelo e clica em confirmar a compra. Esse momento tão aguardado pelo lojista merece muito cuidado, porque a qualquer sinal de incerteza a pessoa pode simplesmente fechar a página!

Por isso, o checkout transparente é a criação de um processo bem objetivo, com todos os dados da compra expostos, tirando qualquer dúvida. Assim, a pessoa se sente mais segura a fechar o pedido.

Parcelamento no cartão de crédito

Quem não adora fazer compras com o cartão de crédito? Ainda mais se for com o pagamento parcelado! Essa opção é uma mão na roda para os consumidores, que podem comprar mais, pagando em mais tempo.

Ponderando entre os diferentes sistemas, é interessante observar as taxas que são cobradas nesse parcelamento.

Sistema antifraude

Um dos pontos mais importantes em qualquer loja virtual é a segurança. Algumas pessoas ainda têm um certo receio em fazer compras on-line, com medo de seus dados bancários caírem em mãos erradas. Para evitar isso, os sistemas antifraudes são essenciais.

O sistema de pagamento on-line que você escolher deve ter como um pré-requisito a preocupação com a segurança. Pergunte ao representante como isso é feito e os mecanismos utilizados.

Integração com outros sistemas

Por fim, não podemos nos esquecer da integração desse sistema com outras ferramentas, como CRM, softwares de gestão financeira, emissão de nota fiscal e outros. Então, verifique quais são essas compatibilidades, principalmente nos sistemas que você já utiliza na sua empresa.

Como vimos, contar com um bom sistema de pagamento on-line interfere diretamente em suas vendas. Invista em uma boa opção, considerando todos os pontos que listamos, e veja como isso pode transformar o seu negócio!

Quer saber mais sobre como tornar o seu ambiente on-line mais produtivo ou até mesmo criar um do zero? Entre em contato conosco e poderemos lhe ajudar!