A sua loja virtual contempla os diversos tipos de pagamento que existem no mercado? Caso não, saiba que este pode ser um dos principais motivos pelos quais as suas vendas não crescem.

Diversificar as formas de pagamento é fundamental porque cada cliente é diferente e prefere uma forma de realizar o pagamento das suas compras online, fazendo assim com que seja necessário que o seu e-commerce se adapte a essa realidade para poder sobreviver no mercado.

Neste artigo, você conhecerá as principais formas de pagamento para loja virtual, como escolher elas e também como otimizar a etapa de checkout!

Qual a Importância de Oferecer Diferentes Formas de Pagamento na Loja Virtual?

Oferecer diversas formas de pagamento é o que faz com que mais clientes comprem de você. Diversificação é uma palavra-chave muito importante nesse meio, porque cada cliente se comporta de forma diferente no momento de finalizar as suas compras, e cabe a você como lojista se adaptar ao jeito de cada um para poder vender mais e melhor.

Por isso, abaixo separamos alguns motivos para você começar a ver a importância que diversos meios de pagamento tem no seu e-commerce.

Ajuda a Atrair mais Clientes

Antes de realizar uma compra, os seus clientes vão pesquisar muito sobre a sua loja e a de seus concorrentes para assim escolher a opção que eles se sintam mais confortáveis para comprar. E um dos itens que ele vai analisar e usar para desclassificar o seu e-commerce são as formas de pagamento aceitas.

Por isso, para fazer com que o seu cliente prefira comprar de você, do que do seu concorrente, é importante oferecer mais formas de pagamento para facilitar a compra desse cliente.

Facilita as Vendas

Quando você aceita poucas formas de pagamento, ou não oferece o meio de pagamento que aquele cliente está habituado a comprar, você está automaticamente colocando um empecilho na sua própria venda.

Com isso, o seu consumidor vai pensar duas vezes antes de decidir se a sua loja é a opção ideal para ele realizar as compras, e muitas vezes pode acabar optando pelo concorrente que tem mais opções.

Redução na Quantidade de Desistências

Existem vários motivos que fazem um cliente desistir da compra, e os meios de pagamento utilizados é um deles. Não possuir suporte para o cartão que ele utiliza ou não aceitar uma forma simples de pagamento, como o boleto bancário, pode fazer com que o cliente não se sinta tão seguro de comprar de você, e prefira ir no concorrente que tem mais opções.

Quais são os Tipos de Pagamento para Loja Virtual?

Existem diversas formas de pagamento para loja virtual, e entender melhor como cada uma funciona e que tipo de segurança elas oferecem é fundamental na hora de decidir se vai adicioná-la como uma forma de pagamento do seu e-commerce.

A seguir separamos as formas de pagamento para e-commerce mais comuns que existem no mercado, e que ajudarão você a impulsionar as suas vendas!

Cartão de Crédito ou Débito

Este é o formato de pagamento mais comum nas lojas, e também o mais rápido de ser processado, pois o contato entre o sistema da loja virtual com a operadora do cartão costuma ser simplificado, fazendo com que essa seja a opção preferida dos lojistas e clientes.

O cartão de crédito também oferece uma grande vantagem ao consumidor, que é a possibilidade de parcelar as suas compras, fazendo com que ele compre do lojista em uma quantidade às vezes muito maior do que se fosse pagar tudo à vista.

Ao oferecer essa forma de pagamento na sua loja virtual, é importante que você aceite o maior número de bandeiras possíveis. MasterCard, Visa, HiperCard, American Express, Elo entre outras devem estar listadas no seu e-commerce de forma visível como bandeiras aceitas, pois o seu cliente precisa dessa informação para realizar a compra.

Boleto Bancário

Este é o método mais tradicional de pagamento, e para tê-lo no seu e-commerce basta contratar o serviço de emissão de boletos em um banco de sua confiança, para que isso seja integrado na sua loja virtual e feito de forma automática.

O boleto é um método interessante porque além de oferecer como principal vantagem ao lojista o pagamento à vista da compra, ele também é um método bastante seguro e fácil para o comprador, já que qualquer pessoa pode utilizar esse formato.

Dessa forma você garante que aquele comprador que não possui cartão de crédito ou limite ainda assim possa realizar as suas compras normalmente. A única desvantagem deste método é que a confirmação pode demorar um pouco mais se comparado ao cartão de crédito. 

Depósito Bancário

A forma de pagamento de depósito bancário era muito utilizada no início das compras online no Brasil para receber o pagamento dos clientes, porém com o passar do tempo foram aplicados muitos golpes com este método, fazendo com que ele parasse de ser utilizado por não passar muita segurança.

Esse meio também deixa a desejar em relação ao tempo de resposta, onde a confirmação do pagamento demora a chegar. Mesmo com esse problemas, não é necessário descartar totalmente essa opção.

Assim como as demais, ela deve ser analisada para verificar a sua viabilidade em um negócio. Mesmo que tenha uma má fama, existem alguns marketplaces grandes no setor, como o Mercado Livre, que oferecem esse meio de pagamento para clientes e lojistas.

Débito em Conta

Esta forma de pagamento para loja virtual é bem parecida com o cartão de débito, porém para realizar a transação é necessário ter o número da conta e não do cartão. 

Assim como os boletos, esse método de pagamento oferece a vantagem de ser uma transação à vista muito segura, pois ela é mediada pelos bancos. Ele é mais utilizado para quitação de serviços recorrentes, como as mensalidades atrasadas de um serviço de assinatura.

Gateway de Pagamento

Um gateway de pagamento é uma aplicação que é integrada ao e-commerce e funciona conferindo e autorizando as transações de forma automática e muito segura. No mercado existem diversos gateways de pagamento sendo utilizados, abaixo listamos alguns.

Paypal: este método é muito conhecido no mercado sendo considerado até uma forma de pagamento coringa para se ter na loja virtual. Ele é facilmente integrado a sua loja virtual e consegue receber diferentes tipos de pagamento como boletos, transferência e diversas bandeiras de cartão de crédito. Para utilizar você só precisa criar uma conta e depois arcar com algumas tarifas cobradas.

Mercado Pago: essa opção é muito utilizada no Mercado Livre, sendo um método de pagamento muito seguro e confiável, onde ele oferece uma garantia aos clientes que estão com receio de realizar uma compra. Nesta garantia, o cliente teria fácil acesso a devolução de um pedido se ele não recebesse o que adquiriu. Como o PayPal, ele também é facilmente integrado com os sistemas de e-commerce e possui diversas formas de pagamento.

PagSeguro: e por último temos o PagSeguro, que se assemelha bastante ao PayPal e aceita diversas formas de pagamento, inclusive via celular. Ele é seguro e é o método que os consumidores mais confiam para comprar online, sendo uma ótima opção caso você queira que o público confie mais no seu negócio. Além disso, ele possui uma das tarifas mais baixas do mercado, valendo muito a pena o custo-benefício ao lojista.

Como você pôde conferir, os gateways de pagamento são muito simples de serem integrados no seu e-commerce, e também muito utilizados pelos clientes pela sua facilidade no pagamento. Ao colocar esse meio de pagamento é importante se atentar às tarifas que eles cobram por cada transação, para que assim você não saia no prejuízo.

PIX

O PIX é uma grande novidade de meios de pagamento. Ele surgiu em 2020 e já se tornou uma febre por ser rápido, seguro e funcionar todos os dias da semana em qualquer horário. Logo após o seu lançamento, já foi possível disponibilizar essa modalidade de pagamento nas lojas virtuais.

Por ser o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, é interessante considerar essa forma de pagamento para a sua loja virtual, pois já é algo que o seu consumidor está acostumado a utilizar, e ele com certeza vai preferir a sua loja virtual depois de ver essa forma de pagamento por lá!

Como Escolher as Formas de Pagamento para Loja Virtual?

Com tantas opções de formas de pagamento para loja virtual, você pode ficar facilmente confuso por qual desses meios escolher implantar no seu e-commerce. Nesse momento, o importante é não decidir nada por impulso ou para copiar o que o concorrente faz.

Antes de tomar qualquer decisão sobre as formas de pagamento, é fundamental que você estude bem sobre cada uma delas, como elas funcionam, o nível de segurança dentre outros fatores para que assim você faça uma escolha assertiva.

Para ajudar você nesse momento, separamos abaixo alguns fatores fundamentais a se considerar no momento de escolher a opção de pagamento ideal para a sua loja virtual!

Verifique a Preferência do Público

O principal motivo de você estar oferecendo outras formas de pagamento no seu e-commerce é para agradar o seu público e fazê-lo comprar cada vez mais, por isso é importante analisar qual é a forma de pagamento que seu público prefere.

Você pode conhecer isso verificando atributos básicos como a idade, por exemplo, onde quanto mais jovem for o público mais ele vai querer opções digitais e fáceis. Caso você não tenha esse dado, pode conferir em comentários ou mensagens recebidas, pois muitas vezes as pessoas podem perguntar se a sua loja trabalha com um tipo de pagamento que elas estão mais acostumadas.

Caso você não tenha nenhuma dessas informações e seja um negócio novo no ramo, você pode verificar nas lojas virtuais concorrentes as opções de pagamento que elas utilizam.

Tarifas e Prazos

Outro ponto essencial de analisar na hora de escolher a forma de pagamento do seu e-commerce é verificar as principais taxas cobradas pelo serviço financeiro. Algumas opções cobram uma taxa toda vez que uma transação é realizada. Ela representa um valor pequeno, mas que pode fazer muita diferença no faturamento total do negócio.

Também verifique os prazos que você tem para sacar o dinheiro recebido, e veja se a forma de pagamento em questão só libera o saque do saldo quando existe um valor mínimo em conta.

Avalie a Segurança do Serviço

Por mais que a grande maioria dos meios de pagamento ofereçam várias medidas de segurança, muitas vezes o sistema deles pode ser falho, possibilitando assim fraudes no pagamento e vazamento de informações para possíveis hackers.

Portanto verifique o nível de segurança oferecido pelo meio de pagamento e busque em sites, fóruns e grupos como foi a experiência de outros lojistas com essa opção, se eles tiveram problemas ou se foi tranquilo.

Análise a Dificuldade da Integração

Os métodos de pagamento que você for utilizar precisam se integrar facilmente ao seu e-commerce, de forma que eles não tenham erros depois no momento em que o cliente for finalizar a compra deles. Verifique a compatibilidade que aquela forma de pagamento tem com o sistema onde você montou a sua loja virtual para evitar futuras dores de cabeça com integrações mal feitas.

Como Facilitar o Pagamento com um Checkout Otimizado?

Além de fornecer mais formas de pagamento diferenciadas para loja virtual, também é importante que você verifique como está todo o processo de checkout do seu e-commerce, se ele está possuindo um bom desempenho ou se é o motivo dos seus clientes não comprarem de você.

Um checkout demorado com diversas etapas para o seu cliente passar e muitos campos para preencher pode fazê-lo desistir facilmente da compra, pois além de ter criado um processo burocrático, ele pode ficar desconfiado do seu negócio ao pedir informações muitas vezes sem sentido com o processo, somente para finalizar um pedido.

Por isso é importante que a finalização do pedido seja facilitada no seu e-commerce, e você pode alcançar isso ao planejar um checkout mais otimizado, com poucas etapas para o consumidor passar. Para fazer isso você pode:

  • evitar o preenchimento de diversos formulários na etapa de finalizar o pedido, só peça as informações essenciais para completar a compra e separe as outras informações para serem solicitadas em outros momentos;
  • oferecer pagamentos com um só clique, onde o cliente deixa o cartão cadastrado na sua loja virtual e quando quiser comprar não vai precisar passar por diversas etapas, ele só vai ter que clicar no botão “comprar”;
  • mapear a jornada de compra do cliente para ver se alguma etapa colocada no checkout pode ser adicionada de forma mais natural em outro momento da jornada.

Com essas simples ações você já garante que sua loja virtual tenha um checkout mais otimizado que facilite o momento do seu consumidor finalizar o pedido e ofereça a ele uma experiência de compra mais prática!

Como Evitar Fraudes no Pagamento?

Mesmo tomando todos os cuidados possíveis e garantindo uma segurança de alto nível nas suas formas de pagamento, você ainda pode acabar sendo vítima de algum tipo de fraude no pagamento dos pedidos.

Isso acontece porque mesmo com medidas de segurança comprovadas, as pessoas ainda podem aprender a como burlar o sistema e realizar uma fraude no momento de finalizar a compra da sua loja. 

Por conta disso, é importante saber lidar com as fraudes que acontecem, e você pode fazer isso conhecendo os tipos de fraude que podem ser aplicadas em um e-commerce que são:

  • Uso ilegal de dados de terceiros: acontece quando uma pessoa utiliza os dados de outra pessoa sem a permissão dela para efetuar a compra;
  • Chargeback: ocorre depois que uma compra é concluída com sucesso. Após o cliente receber corretamente seu produto, ele realiza o cancelamento da compra diretamente com o cartão;
  • Roubo de dados: ocorre quando os dados que o consumidor coloca no momento do checkout são roubados por terceiros, geralmente hackers que invadiram o sistema.

Para evitar esses tipos de fraude você pode aplicar algumas ações na sua loja virtual. A primeira delas é possuir um certificado de segurança digital, que criptografa os dados colocados pelos seus usuários, evitando assim que ocorra o roubo de dados.

Outra forma interessante é trabalhar com sistemas que analisam todos os pedidos feitos no seu e-commerce a fim de buscar uma possível fraude. Caso não seja possível ter um sistema desses personalizado para o seu e-commerce, você pode optar por um intermediador de pagamento, que recebe os pagamentos da sua loja e os analisa para ver se não é fraude.

Quais Recursos Usar Formas de Pagamento para Loja Virtual?

Agora que você já conhece tudo sobre as formas de pagamento para loja virtual, chegou o momento de conhecer alguns recursos que a Simplo 7 oferece a diversos lojistas!

Nós temos diversas opções de formas de pagamento, incluindo a integração com os principais gateways como Pagseguro e PayPal, e a possibilidade de oferecer o PIX como forma de pagamento para os seus clientes!

Confira esses e mais recursos de pagamento que a Simplo 7 oferece para a sua loja virtual!