Quando competimos com muitas marcas em um mesmo setor, qual atitude é mais eficiente: tentar gritar mais alto do que a concorrência e brigar pela atenção do público em geral, ou sussurrar no ouvido daqueles consumidores que mais combinam com o nosso produto ou serviço? A segmentação de público pode ser a estratégia que está faltando na sua loja virtual para atrair os consumidores certos.

No post de hoje, explicaremos as vantagens que a segmentação de público pode trazer para o seu e-commerce. Confira!

Por que investir em segmentação de público?

Essa é uma técnica que se utiliza do conhecimento sobre os consumidores para traçar perfis que segmentam o público-alvo em subgrupos. Na prática, o que isso representa para o seu negócio? Veja só!

1. Usar estratégias mais específicas e eficientes

Uma vez que você enxerga seus consumidores como um conjunto de subgrupos, e não mais como uma massa indiferenciada, é possível atendê-los de forma mais específica. Isso porque as suas estratégias poderão levar em conta características que não são comuns a todos os clientes, mas que definem parcelas relevantes do seu público-alvo.

Em um primeiro momento, atender três ou quatro públicos não parece uma boa ideia. No entanto, digamos que você está investindo em estratégias de marketing geolocalizado. Com a segmentação de público, cria-se o perfil do subgrupo A, por exemplo, composto por clientes que moram no litoral do país e que costumam comprar determinados produtos da sua loja.

Sabendo disso, você pode investir em campanhas específicas para esses consumidores e restringir o alcance dos anúncios para as localizações relevantes. Assim, a campanha fica mais barata e mais eficiente, pois atinge o público que tem mais chances de atender.

2. Melhorar a oferta de produtos ou serviços

Entenda que os seus consumidores se comportam de formas diferentes e buscam, na relação com a sua marca, solucionar uma variedade de problemas. A partir daí, fica mais fácil avaliar se os produtos ou serviços que a sua loja virtual oferece estão mesmo atendendo a esses anseios.

É fato que determinados produtos são adquiridos majoritariamente por segmentos específicos do seu público, assim como certos serviços atendem melhor às necessidades de um grupo de consumidores apenas. Ao compreender essa lógica, é possível oferecê-los na loja virtual de modo a destacar as características que apelam aos segmentos certos.

Você pode, ainda, pensar em alternativas que combinariam melhor com as expectativas dos outros subgrupos, e convencê-los a também consumir os produtos e serviços que não pareciam tão atrativos.

3. Ganhar autoridade com o público-alvo

Se você souber abordar o público-alvo em sua diversidade, também pode melhorar o relacionamento com o cliente. Uma vez identificado o segmento a que um consumidor pertence, fica mais fácil aplicar um protocolo de atendimento que combine melhor com o seu perfil.

Quando a marca dá esse passo para se aproximar do seu público e mostra que conhece a necessidade de cada segmento, o consumidor se sente mais seguro. Afinal, ele consegue encontrar na sua loja virtual o produto ou serviço do qual precisa, com as características que ele procura em destaque, e ainda é atendido por alguém que entende os seus desejos.

4. Aumentar a conversão em vendas

Tudo isso tem impacto direto na conversão em vendas. Se a sua loja é organizada no sentido de levar em conta a segmentação de público, o consumidor encontrará com muito mais facilidade aquilo que ele busca — e de um modo mais específico do que na concorrência.

Esperamos que as vantagens da segmentação de público tenham ficado claras. Essa é uma estratégia que impacta diversas outras escolhas na sua loja virtual e, assim, pode torná-las mais eficientes. Isso envolve desde a seleção e apresentação dos produtos ou serviços, até o atendimento ao cliente.

Restou alguma dúvida sobre as vantagens da segmentação de público ou sobre a sua implementação? Então deixe a sua pergunta nos comentários para que possamos ajudar você!