Quer saber como montar uma loja virtual de doces e iniciar as vendas online? Esse segmento de mercado é muito interessante e não impõe barreiras para pessoas empreendedoras. Você pode, basicamente, vender os tipos de doces que quiser, afinal, nunca faltarão pessoas interessadas em boas guloseimas dos mais diferentes tipos.

O desafio, no entanto, vai além de oferecer um bom produto. É necessário estruturar um ambiente virtual capaz de valorizar o que você vende, dando destaque aos doces e permitindo que as pessoas acessem essa página e tenham o desejo de compra. Para isso, pensar em algumas etapas é essencial.

Neste post, mostraremos com mais detalhes como montar uma loja virtual de doces e começar a vender para pessoas de todo o Brasil. Acompanhe!

O que é preciso para montar uma loja virtual?

Uma boa loja virtual é estruturada por meio de algumas bases principais. Para quem deseja saber como montar uma loja virtual de doces e iniciar as vendas online, é fundamental seguir cada uma dessas etapas a nível de planejamento, claro, com as devidas execuções necessárias Veja a seguir o que será indispensável nesse processo.

Domínio

Comece por um domínio. Esse será o endereço da sua loja virtual na internet, ou seja, é o que as pessoas vão digitar no navegador na hora de visitar o seu negócio. Portanto, pense em um nome de marca que seja realmente atrativo e inesquecível, antes de tudo. Depois, vá para a pesquisa de domínio tentando ficar o mais perto possível do nome da loja.

Plataforma de loja virtual

A plataforma de loja virtual é onde tudo acontece. Seu site funciona a partir de uma plataforma e é nesse ambiente em que toda a atividade será gerenciada de maneira funcional e otimizada. Portanto, ter uma plataforma capaz de se conectar com ferramentas de gestão e marketing faz toda diferença para a estratégia.

Produtos bem definidos

Você já sabe qual será a sua oferta de produtos? É importante ter um catálogo de doces que pretende oferecer na sua loja virtual. Mas lembre-se: quanto maior a sua oferta, maior será o trabalho para gerenciar seu negócio. Pode ser melhor começar com menos opções e, gradativamente, subir de acordo com a evolução do negócio.

Fotos e descrição

O posicionamento do seu produto no e-commerce vai depender muito da maneira como você o apresenta. Portanto, ter ótimas fotos do seu doce vai, realmente, dar água na boca dos seus consumidores. Além disso, crie ótimas descrições para ajudar a captar atenção e fazer essas pessoas quererem experimentar seus quitutes a qualquer custo!

Estratégia de marketing

Por fim, é fundamental também pensar em uma estratégia de marketing que contemple as redes sociais e anúncios impulsionados. Nesse momento, pense em conteúdos para engajar seu público e defina ações de relacionamento. Isso será de grande importância para conseguir manter seu público interessado no negócio e fidelizar essas pessoas.

Quanto custa abrir uma loja de doces?

Nunca é muito fácil determinar o quanto você vai gastar para começar uma loja virtual. Isso porque as contratações de serviços e compras vão depender de fatores como o tamanho da sua empresa, a infraestrutura que você já tem e qual é o seu orçamento disponível para iniciar essa iniciativa. Ou seja, realmente varia muito de um negócio para outro.

Ainda assim, dá para ter uma noção básica e importante de tudo que é indispensável para esse ponto de partida de um negócio online. Se pudermos listar o que você certamente vai precisar, essa lista conta com as seguintes necessidades de investimentos:

  • domínio de site;
  • plataforma de loja virtual;
  • infraestrutura (computador, impressora, mesa, cadeiras, entre outros);
  • ferramentas de marketing;
  • ferramenta de CRM;
  • ferramenta de logística;
  • orçamento para anúncios;
  • orçamento para marketing;
  • compra de insumos para produzir os doces.

Já tenho loja física, posso ter a virtual junto?

Sim, caso você tenha uma loja física você pode ter uma loja virtual junto. Inclusive se dispor de bons recursos, poderá fazer a contratação de uma agência para poder criar uma loja virtual de doces para festa, já que assim você pode desenvolver sua atividade de empreendedorismo.

Nesse momento, a preocupação deve ser em garantir que loja física e virtual estejam devidamente alinhadas, principalmente em relação ao estoque. Há duas possibilidades aqui: ter um estoque único, mas com um sistema integrado que possibilite baixas em produtos após as vendas imediatamente, ou separar um estoque para cada loja.

Além disso, a logística operacional, ou seja, atividade de preparação e envio de compras também precisará ser potencializada. Talvez, a equipe da loja física não seja suficiente para cuidar de dois canais de vendas sem receber mais algum membro. Portanto, pode ser necessário contratar mais mão de obra para garantir um bom fluxo de trabalho.

Por fim, o atendimento é um dos pilares de qualquer loja virtual e também precisa ser potencializado para ter capacidade de atender também às demandas da loja virtual. Um bom software CRM é essencial, caso ainda não haja. Ampliar os canais disponibilizados é importante, desde que tenha mão de obra suficiente para trabalhar em cada um deles.

Como montar uma loja virtual de doces?

Chegou a hora de estruturar as etapas necessárias para colocar no ar a sua loja virtual de doces. Você precisa pensar em cada detalhe importante, desde o ambiente de loja virtual até as estratégias de marketing que vão fazer sua empresa atrair mais pessoas e transformá-las em consumidoras recorrentes.

A seguir, veja um passo a passo de como montar uma loja virtual de doces e conseguir ótimos resultados de vendas.

1. Escolha a plataforma

O primeiro passo é escolher uma plataforma de loja virtual em que você possa, de fato, estruturar seu e-commerce. Portanto, conte com um serviço que permita começar com uma seleção pequena de produtos, pagando um preço justo. Esse modelo de plataforma permite aumentar a estrutura na hora que você quiser, aumentando também o preço de maneira controlada.

2. Abra um CNPJ

Você também vai precisar formalizar a existência da sua empresa, o que é feito quando você abre um CNPJ. De início, projetando um volume de vendas não tão alto, dá para começar com um MEI, ou seja, microempreendedor individual. Assim, todas as suas taxas são recolhidas em uma cobrança única, pouco acima dos R$ 50 mensais.

3. Encontre bons fornecedores

Para produzir seus doces vai ser necessário estar em contato frequente com fornecedores e, por isso, fechar parcerias com essas empresas pode gerar economia de custos. Encontre parceiros que, além de oferecerem bons ingredientes, também consigam fazer um preço mais acessível. Afinal, é assim que se constrói uma parceria de sucesso.

4. Organize a logística

Uma boa operação logística faz toda diferença para uma loja virtual que deseja alcançar o sucesso. Do contrário, há o risco de atrasar entregas e a aquisição de insumos para produzir seus doces. Aqui, o trabalho começa de forma simples, tirando um tempo para pensar no melhor processo operacional possível. Não precisa ser nada muito complexo e moderno, mas algo que funcione de acordo com seu negócio.

5. Escolha os sistemas de pagamento

O pagamento é ponto fundamental na hora de estruturar uma loja online e o motivo principal é porque as pessoas buscam conveniência e facilidade. Se você complica muito na hora de seu cliente pagar, certamente pode lidar com o abandono de carrinho. Portanto, ofereça diferentes métodos de pagamento, incluindo as plataformas especializadas, como PayPal, Mercado Pago, PagSeguro, entre outras.

6. Organize os produtos por categorias

Um site bem organizado proporciona uma experiência de destaque para o consumidor, algo fundamental quando alguém acessa uma loja virtual. Portanto, organize a página de modo que as pessoas possam encontrar os doces que quiserem em suas devidas categorias. Isso torna tudo mais ágil, garantindo ao consumidor a experiência ideal.

7. Invista em marketing

Sem marketing é impossível sobreviver em mercados cada vez mais competitivos. Portanto, é importante pensar em estratégias para diferentes canais, sobretudo, em redes sociais. Invista em conteúdo para conquistar tráfego orgânico, mas também invista para ter tráfego pago. Esse equilíbrio ajuda muito a potencializar ao máximo os resultados.

Como escolher um domínio para loja virtual?

Uma vez que você foi no contador e registrou o seu CNPJ, o próximo passo é registrar um domínio de sua loja virtual de doces para festas. Um endereço de site que carrega o nome do seu negócio traz mais credibilidade junto ao público, já que dá à empresa um ar mais profissional, gerando essa relação de confiança quase que imediatamente.

Veja como conduzir esse processo de maneira eficiente!

Escreva em um pedaço de papel nomes para sua loja

O nome tem que estar dentro da ideia de sua loja virtual e no caso específico de segmento de lojas virtuais para doces para festa. É de vital importância que seja um nome criativo, pois o que move este mercado é a criatividade.

Verifique o nome no INPI

Uma vez criado os nomes, teste-os no INPI. Use um nome que remeta ao desejo da pessoa de comprar por doces em sua loja virtual, mexa com o estômago e o emocional das pessoas, crie formatos de nomes que surgiram degustações por parte de seus clientes, enfim, desperte o desejo dos seus compradores.

Verifique a disponibilidade de seu domínio

Vá em uma empresa de hospedagem e faça a verificação do nome de seu domínio, registre o seu domínio em uma empresa confiável e que seja especializada em e-commerce para criar sua loja virtual de doces para festas.

Qual tipo de plataforma escolher?

O ideal é escolher uma plataforma em que você possa escalar a oferta de infraestrutura, como na Simplo7. Assim, você começa com aquela infraestrutura que precisa, sem pagar por algo que não vai usar. Essa é a melhor forma de iniciar uma loja virtual e manter uma gestão financeira responsável.

Além disso, busque uma plataforma que tenha integração com ferramentas de marketing, logística e gestão de e-commerce importantes. Dessa maneira, nada vai faltar para que você mantenha seu negócio funcionando no melhor nível.

Saber como montar uma loja virtual de doces é um desejo de muitas pessoas, assim como você. Por isso, este post será de grande ajuda para, enfim, começar os primeiros passos para criar sua empresa.

A Simplo7 será a melhor opção de plataforma de loja virtual para começar seu negócio. Saiba mais sobre os serviços.