Uma das maiores preocupações dos empreendedores digitais é que sua loja virtual apareça em uma boa colocação no Google. Para isso, é preciso que as técnicas de SEO para e-commerce sejam aplicadas da forma correta.

Ao criar um site, precisamos garantir que ele será acessado pela audiência que desejamos. Anúncios e postagens nas redes sociais são fundamentais para aumentar esses acessos, mas o SEO deve ser um cuidado permanente e constante.

Neste artigo, lhe ajudaremos a entender melhor a importância e os benefícios do SEO para e-commerce, e daremos dicas importantes de como aplicá-lo em sua loja virtual de maneira efetiva. Fique conosco até o final! 

O que é SEO para E-commerce? 

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou em português, Otimização do Motor de Buscas, e consiste em uma série de estratégias para fazer com que os robôs dos buscadores – Google e Bing, por exemplo – detectem o seu site e do que ele trata, e o apresentem em boas posições nas pesquisas.

Na internet, você encontra diversas regras e informações sobre como selecionar palavras-chave que atraiam o público geral e que resumem o conteúdo oferecido, para otimizar o SEO de blogs e outros sites de conteúdo. No entanto, as regras para loja virtual são um pouco diferentes. 

Antes de falarmos mais sobre as estratégias de SEO para loja virtual, vamos entender melhor como essa otimização pode ajudar sua loja virtual. 

Quais são os benefícios do SEO para e-commerce?

Para exemplificar os benefícios de um bom SEO para e-commerce, podemos comparar a loja virtual a uma loja física. No caso da loja física, se ela estiver localizada em um ponto comercial de pouco movimento, menos pessoas saberão de sua existência e, consequentemente, ficará mais difícil ter uma boa quantidade de vendas com menos circulação de clientes. A mesma lógica pode ser aplicada a uma loja virtual, porém, na internet.  

Caso seu site não seja visualizado pelas pessoas interessadas, sua loja virtual terá menos acesso e mais dificuldade na conversão em vendas. E, neste ponto, conseguir otimizar o SEO de seu e-commerce é essencial para garantir um maior fluxo de acessos e aumentar as chances de conversão

Além disso, existem alguns pontos específicos em que a otimização de SEO se faz importante para o bom desempenho de uma loja virtual. Vamos a eles: 

Redução do custo de aquisição de clientes (CAC)

Para qualquer empreendimento, a aquisição de clientes é fundamental. Afinal, é através da prestação do serviço ou da venda, que o negócio se desenvolve. 

Adquirir clientes é uma tarefa que exige bastante dedicação e esforço por parte do empreendedor, ainda mais no ambiente virtual, onde a concorrência é extrema. Para isso, o investimento em marketing é essencial e deve fazer parte dos custos fixos de sua empresa. 

O custo de aquisição de clientes (CAC) é parte importante da saúde financeira do e-commerce, pois mede os resultados reais obtidos através do investimento em ações de marketing digital. A otimização do SEO de sua loja virtual pode ajudar a reduzir esse custo, uma vez que, através desse processo, seu e-commerce consegue ter maior alcance e atingir seu público-alvo de maneira mais eficiente. 

Permite que o produto seja encontrado

Quando um usuário faz uma busca na internet sobre determinado produto ou serviço, é porque já tem um interesse prévio. Sendo assim, utilizar as palavras-chave adequadas e da maneira correta, ajuda seu produto a ser encontrado pelas pessoas que o procuram. E esse, sem dúvida, é um benefício do SEO para sua loja virtual. 

Sendo assim, saber otimizar o SEO da descrição e título de seu anúncio, pode auxiliar também na geração de leads de qualidade, que ficarão sabendo que sua marca comercializa o produto que eles precisam. 

SEO fortalece a marca

Na internet, não basta que sua loja apenas comercialize determinado produto ou serviço. Levando em consideração que o ambiente digital é vasto e muito competitivo, é bem provável que os mesmos produtos ou serviços de sua loja virtual também sejam vendidos por outras marcas e, até, pelos mesmos preços. Neste sentido, é importante pensar sobre o desenvolvimento e estruturação de sua marca. 

É essencial que seu e-commerce tenha um público-alvo definido e também, valores que conversem com este público. Os consumidores digitais, justamente por terem várias opções disponíveis, procuram optar por comprar de marcas com as quais se identificam e que representam seus valores pessoais. 

Desta forma, uma vez que você já tenha o conceito de sua marca bem delineado, montar sua estratégia de SEO baseada em palavras-chave e frases que representem a ideia de sua marca, ajudam a fortalecê-la. 

Garante a boa navegabilidade do e-Commerce

Quando falamos sobre a navegabilidade de sua loja virtual, um SEO bem elaborado pode ajudar o usuário a identificar e acessar mais rapidamente as áreas de seu interesse, e isso o motiva a permanecer em seu site e conhecer melhor seus produtos. 

Caso o usuário fique perdido na navegação, sem entender a organização dos produtos ou a descrição deles, é bem provável que ele abandone o acesso e tente encontrar o que precisa em outro ambiente. 

Sendo assim, utilizar bem as palavras-chave dentro de seu site também pode ajudar na navegabilidade de sua loja, uma vez que elas servirão como um guia para o consumidor. Otimizar o SEO de seu site torna a navegação mais intuitiva e fluida para o usuário e, desta maneira, pode auxiliar muito na performance de seu e-commerce. 

Ação de marketing digital com melhor custo-benefício

A otimização do SEO para e-commerce, por si só, trata-se de uma estratégia de marketing digital. Uma vez que o objetivo desse processo é conseguir boas posições nos resultados dos buscadores digitais, podemos afirmar que essa tática auxilia bastante na visibilidade de sua loja virtual. 

Além disso, trata-se de uma tática que apresenta um bom custo benefício, uma vez que, aplicada de maneira efetiva, tem grande durabilidade. Ou seja, a médio e longo prazo, sua loja virtual vai se tornando cada vez mais relevante nas buscas e isso gera um ciclo positivo para o tráfego de seu site. Esse fator contribui de maneira significativa para o marketing de sua marca. 

No entanto, é importante ressaltar que os resultados da otimização de SEO devem ser sempre observados e analisados de maneira constante pelo empreendedor, para que as estratégias sejam atualizadas quando necessário. 

Tráfego de qualidade

Sabemos o quanto é importante ter uma boa quantidade de acessos ao seu site, porém, ainda mais importante, é a qualidade desses acessos. Isso significa que, para além da quantidade, é necessário que este tráfego converta vendas para a sua loja virtual. 

Trabalhar o alcance da marca é fundamental, mas o empreendedor precisa ter sempre em mente que o objetivo do e-commerce é gerar vendas. Afinal, são elas que mantêm o negócio ativo. 

Não é eficaz que seu site receba visitas de usuários que não têm interesse em seus produtos. Além de não gerar receita, essa prática pode prejudicar as métricas e a análise de performance do seu e-commerce. 

Um bom SEO auxilia com que os usuários certos cheguem a seu site e, consequentemente, aumenta as chances de conversão em vendas. 

Aumento das visitas orgânicas

Outro benefício relevante do SEO para e-commerce, é o aumento do tráfego orgânico à sua loja virtual.Tráfego orgânico é todo o acesso que um site recebe sem a necessidade de anúncio patrocinado. Esse acesso pode ser feito através dos resultados dos buscadores ou então, quando o usuário digita o endereço do site diretamente na barra de pesquisa. 

Ao trabalhar na otimização de SEO, seu site pode conseguir boas posições no ranking dos buscadores e, através disso, fazer com que os usuários acessem sua loja sem a intermediação de um anúncio pago. 

Além da economia financeira, conquistar mais visitas orgânicas aumenta bastante a relevância do seu site para os buscadores, uma vez que os algoritmos entenderão que as informações contidas nele são importantes para os usuários. Quanto maior a relevância, melhor o posicionamento. E, conforme falamos anteriormente, esse ciclo positivo vai tornando seu site cada vez mais relevante e mais acessado pelos usuários que buscam os produtos vendidos em sua loja virtual. 

Como fazer SEO para E-commerce? 

Em geral, o SEO é utilizado em estratégias de marketing de conteúdo, quando as empresas alimentam blogs paralelos e oferecem conteúdo direcionado para seu consumidor. No entanto, ele também pode ser aplicado diretamente em sua loja virtual, basta que você saiba como organizá-la e como apresentar as informações de seus produtos de maneira correta. 

A seguir, apresentamos 15 ótimas dicas de como aplicar o SEO em sua loja virtual e aumentar significativamente a quantidade e a qualidade de suas vendas. 

1. Use palavras-chave cauda longa

As chamadas long tail keywords são as palavras-chave mais longas, com quatro palavras ou mais. 

Por conta de seu tamanho, elas acabam sendo bastante específicas e, portanto, são perfeitas para atender às buscas mais focadas feitas por alguns consumidores.

Quando o consumidor faz uma busca mais específica e sua estratégia de SEO contempla as palavras-chave cauda longa, você garante posições melhores nas busca, levando esse tipo de cliente a encontrá-lo com mais facilidade.

2. Pesquise a concorrência

Além de pesquisar para entender melhor seu consumidor, também é fundamental pesquisar e analisar seus concorrentes. A questão é que, provavelmente, eles já estejam implementando técnicas de SEO em suas lojas, e portanto, devem estar utilizando palavras-chave mais procuradas em sua área de atuação.

Ao utilizar essas palavras para o SEO de seu site, você garante que sua loja virtual também apareça nas buscas e seja sugerida juntamente aos e-commerces concorrentes.

3. Não faça Black Hat

Muitos sites não entendem bem como funciona o SEO e seguem pelo que parece ser o caminho mais fácil: adicionar palavras-chave indiscriminadamente, sem compor textos coerentes a partir delas. É o que chamamos de Black Hat.

Os mecanismos de busca identificam essas práticas e penalizam os sites que as utilizam. Portanto, vale a pena criar uma estratégia completa e eficiente de SEO, para evitar tais penalidades e manter sua loja visível.

4. Espalhe os backlinks

Quando seus produtos são bastante linkados em outros sites, o Google entende que sua loja virtual é importante e merece mais visibilidade nas buscas. Ainda mais, se os conteúdos nos quais o site de sua loja é linkado tiverem um alto número de acessos. Para isso, é importante firmar parcerias com outros sites que estejam afinados com os valores de sua marca.

Desse modo, além de um melhor ranqueamento no Google, seu consumidor terá acesso a conteúdos relevantes que recomendam seus produtos. É um ganho duplo!

5. Otimize as páginas dos produtos

A página de cada produto que você oferece, é uma oportunidade de seu negócio ser encontrado nos sites de busca. Sendo assim, é fundamental que cada uma delas esteja otimizada de acordo com as regras de SEO relacionadas à seleção e utilização de palavras-chave.

Dessa maneira, ao buscar sobre qualquer produto presente em sua loja, o consumidor terá a possibilidade de conhecer o restante de suas ofertas e comprar de você.

6. Deixe o site responsivo

É fundamental também que você deixe o site de sua loja virtual mais responsivo, ou seja, melhor adaptado às telas dos celulares para oferecer uma experiência de compra melhor para os consumidores mobile.

A Google já declarou que esse é um fator levado em consideração no ranqueamento dos sites, sendo assim, trazer responsividade para sua loja virtual também aumentará sua visibilidade e, consequentemente, suas vendas.

7. Faça uma boa categorização 

Categorizar os produtos de maneira eficiente é muito importante para o ranqueamento de seu site nos mecanismos de busca. Isso porque, quando um usuário efetua uma busca na rede por determinado produto que corresponde a alguma das categorias de sua loja virtual, automaticamente, seu site poderá ser apresentado nos resultados. 

Quando categorizamos os produtos na loja virtual, conseguimos organizá-los de forma que sejam oferecidas diversas alternativas para atender às necessidades do cliente. Isso significa que, mesmo que a palavra-chave buscada pelo usuário não seja exatamente igual à que esteja no anúncio do produto, se esse produto pertencer a uma categoria correspondente em seu site, ele encontrará itens semelhantes ou substitutos que atendam igualmente à sua necessidade. 

8. Use palavras-chave para nomear os produtos

Ainda assim, além das categorias, é fundamental utilizar as palavras-chave adequadas para nomear os produtos de sua loja virtual, pois isso conduz o usuário diretamente ao item solicitado em sua busca. Desta forma, a relevância de seu site torna-se ainda maior. 

Para isso, vale mais uma vez, fazer uma boa pesquisa sobre as palavras-chave utilizadas pela concorrência para os mesmos produtos.

9. Otimize a URL 

A URL das páginas de sua loja virtual também fazem parte das estratégias de SEO para e-commerce. Utilizar as palavras-chave correspondentes aos produtos ou à categoria selecionada, ajudam no ranqueamento do seu site. 

Neste sentido, vale trabalhar com uma plataforma de loja virtual que possibilite a customização das URLs e contemplá-las na otimização. 

10. Faça uma boa descrição para SEO

A descrição dos produtos também não pode deixar de ser otimizada. Afinal, se considerarmos que, na internet, o cliente está comprando a ideia do produto, ao invés do produto em si, é fundamental que a descrição seja eficaz para influenciar a decisão de compra. 

Quando a descrição condiz com aquilo que o usuário está buscando, as chances de um ranqueamento aumentam significativamente, bem como as chances de conversão em venda. 

11. Use a palavra-chave na tag title

A tag title é o título do anúncio, que aparece logo abaixo da URL nos resultados das buscas. Portanto, é fundamental que a palavra-chave esteja contida neste título para dar maior relevância ao seu anúncio.

Utilizar as palavras-chave na tag title também traz mais confiança ao usuário em acessar sua página, uma vez que também ele conseguirá perceber que aquele conteúdo corresponde ao que ele procura. 

12. Faça uma boa meta descrição

A meta descrição, por sua vez, vem abaixo da tag title e é uma breve frase que descreve o conteúdo contido naquela página específica. Aqui, não basta apenas utilizar a palavra-chave correspondente, é importante que a meta descrição resuma de maneira eficaz o produto e as informações da página, de forma que desperte a curiosidade do usuário em acessá-la. 

Portanto, pense em frases simples e objetivas, mas que, ao mesmo tempo, apresentem o diferencial daquele conteúdo e induzam o usuário ao acesso. E, claro, utilize sempre a palavra-chave de maneira eficiente.

13. Otimize as fotos para SEO

Esta é uma dica de ouro quando falamos de SEO para loja virtual: as fotos de seus produtos também fazem parte da otimização. Sendo assim, é importante seguir algumas sugestões para que seus anúncios tornem-se relevantes

Não utilize arquivos muito grandes, as imagens devem ter, no máximo, 3,4 MB, para não atrapalhar a navegação do site. Além disso, é importante utilizar imagens de boa qualidade e nomear os arquivos com as palavras-chave correspondentes quando fizer o upload para o site. 

Também é muito importante utilizar fotos tiradas por você ou, então, que tenham autorização para o uso por parte do proprietário. Isso evitará problemas relacionados a direitos autorais.

14. Garanta uma boa experiência para o usuário

Pense sempre que navegar em sua loja virtual deve ser uma experiência agradável para os usuários, pois isso pode fazer com que eles se tornem clientes.

No ambiente digital, a experiência de compra abrange diversos aspectos que vão além de produto e oferta. Quando o cliente clica em sua página, ela deve apresentar bem o produto, sua marca e proporcionar uma boa navegação. 

Além das palavras-chave, um bom site também ajuda muito para uma boa classificação nos mecanismos de busca.

15. Mantenha o seu site seguro 

Quando pensamos em estratégias de SEO, não basta apenas otimizar a URL, tag title e descrição. É importante também garantir que seu site seja seguro para os usuários

Hoje são considerados seguros os sites que possuem o protocolo HyperText Transfer Protocol Secure (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro), o HTTPS. 

Seu objetivo é criar um canal de comunicação protegido entre o servidor e o usuário, evitando que hackers, vírus ou outros acessem essa comunicação.

Além do fator óbvio da proteção dos usuários, a segurança do site é um dos aspectos de ranqueamento do Google e, portanto, deve ser levada em consideração na otimização do SEO de sua loja virtual.

Sendo assim, priorizar a utilização de um protocolo mais seguro pode não parecer muito, mas é um diferencial que você pode ter em relação aos seus concorrentes.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a aplicar melhor as técnicas de SEO para e-commerce e que possam impactar bastante suas vendas! Agora que já sabe como tornar seu site mais relevante nos mecanismos de busca, aprenda aqui a conquistar mais clientes para sua loja virtual.