Você que tem uma loja virtual com certeza se preocupa com a quantidade de visitantes que chegam a sua página diariamente. A preocupação é válida já que quanto maior for o número de acessos, maiores são as chances de você ter vendas expressivas.

Um dos fatores que mais influenciam nas visitas ao seu site é o ranqueamento da página nas ferramentas de busca. Otimizar o seu site para os buscadores deve ser prioridade para conseguir potencializar os acessos orgânicos da sua página.

Existem dois elementos que ajudam você a garantir que seu site aparece nas primeiras páginas dos buscadores: SEO on-page e SEO off-page.

Quer entender tudo sobre esses conceitos? Confira a seguir.

Entenda o que é SEO off-page

Ao contrário do SEO on-page, que diz respeito à estrutura, conteúdo e velocidade do site, o SEO off-page está relacionado a tudo que não acontece diretamente na sua página. É o conjunto de ações que você pode fazer fora do seu domínio e que ajudam o seu site a se posicionar nas ferramentas de busca.

Existem quatro fatores fundamentais para um bom SEO off-page. Confira a seguir.

Links de entrada

São os links inseridos em outras páginas que direcionam para o seu site. A melhor forma de aumentar a quantidade de backlinks é publicar artigos de qualidade em sites parceiros (guest posts).

Ter links de entrada em páginas de grande autoridade é uma das ações foco de uma boa estratégia de link building. Além de fazer guest posts em portais relevantes, é possível criar estratégias de branded content em grandes sites de notícias (como o G1, da Globo).

Tráfego e tempo de permanência

O número de visitantes e o tempo que eles dispendem em sua página são aspectos que pertencem aos critérios dos algoritmos dos buscadores. E, por isso, são métricas que devem ser acompanhadas.

Para garantir um bom desempenho é preciso que a experiência do usuário com o seu site seja impecável. Lembre-se de produzir conteúdos que respondam às dúvidas da sua persona e otimize as matérias de forma que elas sejam escaneáveis.

Social Proof

Trata-se de mostrar que o seu conteúdo é consumido e apreciado por pessoas de verdade. Para isso, é preciso garantir altos níveis de compartilhamento e interação nas redes sociais.

Conheça ações de SEO off-page

Confira algumas boas práticas de SEO off-page para e-commerces:

  • participe de fóruns relacionados ao seu nicho de mercado: ao ingressar nesses espaços em que muitas perguntas são feitas e debates acontecem, você poderá se posicionar como especialista e gerar tráfego para a sua loja virtual;
  • responda perguntas no Yahoo respostas: o funcionamento é similar ao da participação em fóruns;
  • compartilhe fotos do seu e-commerce em páginas como o Flickr, Picasa, Pinterest e Instagram: quando as pessoas buscarem por conteúdos relacionados ao seu, encontrarão as imagens do seu site. Lembre-se de incluir links para a sua página;
  • faça o mesmo com vídeos: use YouTube e Vimeo;
  • escreva guest posts para sites parceiros;
  • peça para que sites de review e análises de produtos compartilhem em seus portais links que direcionem para o seu e-commerce.

Veja a importância para a sua página

Embora os algoritmos e fatores de ranqueamento estejam sempre mudando, é consenso que a relevância, confiança e autoridade de um site têm papel importante na probabilidade de uma página ser bem posicionada nas ferramentas de busca.

Uma estratégia de SEO off-page bem construída é fundamental para que os robôs que analisam as páginas disponíveis na web entendam que ela é relevante, a pontuem e a posicionem em um lugar de destaque nas SERP’s (search engine results pages).

Agora que você já sabe a importância do SEO off-page para o bom desempenho do seu site, é o momento de rever a estrutura de link building externo das suas páginas. Não sabe como? Então confira nosso artigo que mostra o que são e como gerar bons backlinks.