Por um período, os gestores analisavam os resultados de suas campanhas de publicidade baseados em “achismos”. Porém, com a difusão do marketing digital, diversas métricas foram inseridas na rotina dos empreendedores, assegurando mais exatidão para a ponderação dos resultados.

Uma das principais métricas que as lojas virtuais vêm usando é o ROI. Você sabe o que ele significa e como utilizá-lo no seu negócio? Esclarecemos, neste texto, o que é ROI, qual a sua importância, como calculá-lo, entre outras questões. Não deixe de conferir!

Afinal, o que é ROI?

Fundamentalmente, ROI é uma expressão em inglês que quer dizer “Return over Investment”, ou, em português, “Retorno sobre o Investimento”. De maneira simples, ele está associado aos resultados negativos e positivos de cada investimento realizado.

O termo é encontrado com frequência nas campanhas pagas, mas inclui tudo em que o negócio tenciona a algum lucro futuro, como treinamentos, ferramentas de gestão, aproximação e preservação de clientes, etc.

Portanto, o ROI identificará quais investimentos são rentáveis ou não, além de otimizar seus esforços em busca de mais resultados positivos para o seu negócio.

Por que o ROI é importante para o meu e-commerce?

Aplicar o ROI como indicativo para tomadas de decisão permitirá que o gestor acompanhe, de maneira detalhada, se o dinheiro investido está tendo resultados positivos ou negativos.

A partir dessa observação, ficará mais simples distinguir qual investimento traz os melhores resultados para a sua empresa e, com isso, otimizá-los.

O ROI, ao contrário de outros indicadores do marketing digital, precisa ser assistido sempre que for viável, principalmente em relação às conversões — vendas, pedidos de demonstração, leads, etc.

Um ponto que se sobressai nessa métrica é a expectativa de planejar metas que tenham resultados relevantes, reduzindo o risco de déficits sobre o investimento. É importante documentar os resultados das campanhas para que seja possível identificar os momentos positivos e negativos.

Como calcular o ROI?

Antes de seguirmos para a fórmula do cálculo, de fato, é significativo que realize a medição dos resultados de forma ímpar. Em outras palavras, os resultados das mídias sociais devem ser avaliados à parte das campanhas de SEO, por exemplo. 

Dessa forma, ficará mais simples assinalar quais canais, com suas relativas campanhas, alcançaram mais resultados assertivos. 

Sobretudo, o cálculo do ROI é feito da seguinte maneira: 

((receita – custo) / custo) x 100 

Esse método pode ser utilizado do modo que melhor satisfaça as necessidades da empresa, podendo ser empregada em campanhas ou nos setores como um todo. 

Como avaliar os resultados obtidos?

Para ficar mais clara a maneira de analisar os seus resultados, utilizaremos o pensamento simulado de um e-commerce.

Considerando que o faturamento total da empresa foi de R$ 40.000,00 em vendas e que a loja virtual é responsável por R$15.000,00 desse faturamento, pode-se dizer que a loja física é responsável pelo restante. Para permanecer funcionando, a loja virtual carece de R$ 5.000,00, à medida que a loja física precisa de R$10.000,00.

O ROI da loja virtual utilizado como simulação seria:

ROI = ((15.000 – 5.000) / 5.000) x 100

ROI = (10.000 / 5.000) x 100

ROI = 2 x 100

ROI = 200 %

Com a ação on-line, o resultado foi de 200%, ou seja, para cada R$ 1,00 investido, o retorno foi de R$ 2,00.

Empregando esse mesmo cálculo do ROI para a loja física, notamos:

ROI = ((25.000 – 10.000) / 10.000) x 100

ROI = (15.000 / 10.000) x 100

ROI = 1,5x 100

ROI = 150 %

Com esses dados, o gestor terá uma perspectiva mais ampla de como está o desenvolvimento do seu empreendimento e, mesmo as lojas sendo integradas, o estabelecimento físico possui o ROI menor.

Esses valores servirão de guia para avaliar se será ou não necessário investir mais dinheiro ou alterar uma campanha paga. As ferramentas de publicidade como AdWords e Facebook Ads permitem ajustes de acordo com a sua necessidade.

E não se limita a campanhas pagas, o ROI indica se suas estratégias de SEO estão tendo os devidos resultados que foram projetados.

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