Se você está se aventurando pelo mundo do e-commerce e busca descobrir tudo que precisa para ser um empreendedor digital de sucesso, deve ter algumas dúvidas. Uma das mais comuns costuma ser sobre a necessidade de contratar profissionais de e-commerce.

Pois não se preocupe: estamos aqui para tranquilizar você. Ao final deste artigo, você vai saber qual é o melhor momento para contratar alguém e quais são os tipos de profissionais que podem lhe ajudar a alavancar suas vendas. Vamos lá?

Entendendo o momento atual do seu negócio

Algumas perguntas são fundamentais para descobrir se você deve contratar profissionais de e-commerce. A primeira delas é: “Eu preciso, realmente, de mais colaboradores?”. Isso deve estar bem claro em sua cabeça.

Se você se dedica integralmente à sua loja virtual e ainda está no início do negócio, com poucas vendas para administrar, talvez não precise de um ajudante. Por outro lado, se está conciliando o seu negócio digital com um emprego fixo, ou mesmo se as vendas estão tão aceleradas que você não está dando conta, aí sim é interessante pensar em contratar profissionais.

Outra pergunta que você precisa fazer é: “Eu tenho dinheiro para isso?”. Com certeza, você sabe que contratar um profissional de e-commerce gera custos extras para o seu negócio, certo? Por isso, é preciso preparar-se financeiramente antes de aumentar a sua equipe.

Conhecendo as suas necessidades

Agora que entendeu o momento em que sua loja virtual se encontra, podemos passar para a segunda etapa do processo: saber para qual área você deve buscar um profissional de e-commerce.

Se o seu fraco é o controle financeiro e a contabilidade, por exemplo, é melhor investir no trabalho de um analista financeiro. Já se a necessidade for de alguém que gerencie entregas e o armazenamento de produtos, procure um profissional de logística.

À medida que o seu negócio digital for crescendo, também será interessante contar com uma pessoa específica para gerenciar a plataforma, outra para cuidar do marketing — com as mídias sociais e promoções — e um especialista para direcionar a estratégia de vendas.

Não pense, contudo, que só o conhecimento técnico é o que conta! Na hora de contratar profissionais de e-commerce, leve em consideração ainda a motivação, as habilidades interpessoais, o entendimento do seu produto e público e a facilidade com tecnologia — independentemente do cargo que o colaborador vai ocupar.

Aumentando a sua equipe

Chegou mesmo a hora de aumentar a sua equipe de e-commerce? Então, esse é um momento de comemoração para você! Afinal, isso costuma significar que as vendas estão indo bem e que o negócio tem tudo para avançar ainda mais.

Entre os benefícios de investir no crescimento do seu time, podemos destacar:

  • oferecer um serviço de mais qualidade e gerar mais conversões;
  • diminuir erros e casos de atendimento insatisfatório;
  • legitimar o seu e-commerce como um negócio profissional;
  • valorizar outros profissionais do mercado de e-commerce.

Enfim, se animou com as possibilidades de contratar profissionais de e-commerce e aumentar o seu time? Esperamos que sim! Não se esqueça, porém, de que o planejamento vem em primeiro lugar. Como vimos, ao entender as necessidades do seu negócio fica bem mais fácil investir em mudanças para alavancar as vendas.

Gostou deste artigo? Nosso blog tem muitos outros conteúdos que podem ajudar você a montar e desenvolver a sua loja virtual. Não deixe de conferir nosso post sobre a importância de investir em design para e-commerce!