Quando o assunto é vender pela internet, os primeiros canais que vem na mente das pessoas são as redes sociais e os grandes marketplaces. Porém, uma boa estratégia de vendas vai além disso, e adentra canais que muitos acreditam não serem mais utilizados, mas que são uma das principais fontes de vendas de diversas empresas.

Esse canal é o e-mail, que possui inúmeras vantagens para o setor de vendas de um e-commerce, pois nele o lojista pode alcançar facilmente seu cliente ideal, e criar uma comunicação mais personalizada e assertiva, contribuindo para que o número de vendas aumente consideravelmente.

Mas para isso acontecer, é necessário ter uma boa estratégia de e-mail marketing para e-commerce, que garanta que todas as comunicações feitas com seu público consigam fazer ele entrar na sua loja virtual, e realizar uma boa compra.

Se você é totalmente novo nesse ramo, e quer saber tudo sobre e-mail marketing para e-commerce e como essa estratégia pode ajudar a vender mais, é só continuar lendo este artigo, onde colocamos diversas dicas para ajudar você nessa empreitada!

Qual a importância do envio de e-mail marketing?

Se engana quem pensa que o e-mail é um canal morto que foi substituído pelas redes sociais. Segundo a DMA Insights, 99% dos consumidores checam suas caixas de entrada diariamente.

Isso mostra que investir em uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce é algo que vale a pena e só faz o negócio ganhar em vendas e posicionamento no mercado. Mas se você quer conhecer mais vantagens que esse canal traz, é só conferir abaixo os principais benefícios do e-mail para as lojas.

Ótimo custo-benefício

Muitas vezes, para realizar os disparos o lojista não precisa pagar pela plataforma. Ele pode se cadastrar em ferramentas gratuitas de e-mail marketing, e utilizar um modelo pronto para criar as suas comunicações.

Isso faz com que essa opção, além de ser muito mais barata que os meios tradicionais, também ajuda para que a sua loja virtual alcance mais pessoas com essa comunicação, do que espalhar panfletos e outdoors pela cidade.

Fidelização de clientes

Se a sua loja virtual tem a necessidade de ter mais clientes fiéis, você pode usar o e-mail marketing para e-commerce a fim de atingir esse objetivo. Os envios de e-mail geralmente possuem uma frequência definida, que garantam que você sempre mantenha contato com seu público.

Você pode usar o espaço da mensagem para enviar algo valioso para o cliente, como um cupom de desconto, um e-book relevante sobre seu setor, dicas de como utilizar seus produtos, entre outros tipos de conteúdos que o cliente vai se interessar.

Alta visibilidade

Todos já estão cansados de ter que lidar com os algoritmos das redes sociais, pois diversos lojistas se esforçam para criar um conteúdo de qualidade, para depois a plataforma só mostrar a publicação para uma pequena porcentagem dos seguidores.

Se você quer evitar perder tempo com isso, o e-mail marketing é uma boa escolha, pois ele simplesmente envia o seu conteúdo para toda a sua base de assinantes, sem distinguir ninguém. Isso garante que todo o seu público realmente vai ouvir a sua mensagem e conhecer melhor a sua loja virtual.

Geração de tráfego para o e-commerce

Esse benefício está muito relacionado ao anterior. Com todas as pessoas da sua base recebendo suas comunicações, o lojista só precisa criar uma chamada atrativa que faça o cliente se interessar e entrar no seu e-commerce.

Assim você consegue ampliar o número de visitantes do seu site, melhorar o posicionamento dele nos principais motores de buscas e fazer com que o seu site seja exibido para cada vez mais pessoas!

Possibilidade de mensagens personalizadas

Outra ótima possibilidade da estratégia é o nível de personalização que você pode fazer. A partir de dados coletados do seu público, você pode enviar conteúdos customizados de acordo com os interesses de cada um.

Você pode enviar um cupom de desconto somente para o público que gosta de comprar de uma categoria específica no seu site, ou indicar uma promoção que está valendo para as pessoas que moram em uma determinada região do país.

Quais são os tipos de e-mail marketing para e-commerce?

Existem alguns modelos de e-mail marketing que são utilizados pelas lojas virtuais no momento de implantar essa estratégia e melhorar o relacionamento com o seu público. A seguir falamos mais sobre os modelos de newsletter, promocional, transacional e de nutrição, que são muito utilizados nessa tática.

Newsletter

A newsletter é um modelo que tem como objetivo manter o seu público atualizado nas principais novidades da sua loja virtual. Você pode usar esse modelo para compartilhar postagens em blog, um novo produto entrando no seu catálogo e até a redefinição de uma identidade visual. O importante é manter seu cliente atualizado das ações que a sua loja pratica.

Promocionais

O tipo promocional é o mais utilizado em uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce, pelo simples fato de que ele é um ótimo modelo para aumentar as vendas do negócio. 

Com ele, você pode enviar para o seu cliente as principais promoções, cupons de descontos e ofertas que estão acontecendo na sua loja, para que ele se anime e realize uma compra.

Transacionais

Os envios transacionais são mais formais, e tem o objetivo de informar o cliente sobre alguma ação que ele está envolvido na sua loja. Eles podem ser os envios de confirmação de pedido, de código de rastreio, de atualização em algum atendimento que ele fez com a sua central, entre outros. Eles são bem objetivos e não contém nada de promoção.

Nutrição

Dependendo do produto que você vende, pode ser necessário educar o mercado sobre ele antes do cliente poder realizar uma compra. É o caso da compra de notebooks, por exemplo, onde é interessante que o seu público conheça as especificações técnicas para fazer uma escolha assertiva. 

Nesses casos, criar e-mails de nutrição pode ser uma boa escolha, pois ele tem o objetivo de educar seu público a partir do envio de conteúdo que explique algo sobre seu produto ou mercado de atuação.

Como planejar o envio de e-mail marketing?

Uma boa estratégia de e-mail marketing para e-commerce precisa passar por um planejamento para que o lojista e seu time de marketing consigam se guiar e fazer algo que dê resultado para o negócio. A seguir, mostramos a você os principais fatores que devem ser levados em consideração para construir uma boa estratégia

Defina um objetivo

O primeiro passo é definir um objetivo para a sua estratégia de e-mail marketing. Reflita sobre o que você gostaria de alcançar com os envios, se é melhorar o relacionamento com o cliente, realizar mais vendas ou trazer mais pessoas para o seu e-commerce. O seu objetivo é o que ditará como a sua estratégia será desenvolvida.

Crie uma lista de e-mails

Com a estratégia definida, chegou o momento de criar a sua lista de e-mails. Para isso, é importante que a lista seja criada por você e não comprada, pois você nunca saberá a qualidade dos e-mails desse tipo de lista.

Para criar a lista é interessante definir o perfil de pessoas que você quer atrair para o e-mail marketing, e após isso criar ações para coletar os e-mails. O método mais utilizado para isso é pedir o e-mail de todos que entram no seu site, e oferecer um cupom de desconto na primeira compra.

Defina o que você vai enviar

O conteúdo da sua mensagem deve ser pensado no seu público e no objetivo definido anteriormente. Você pode começar a pensar no tipo de e-mail que vai enviar, se será newsletter, promocional ou de nutrição. Com o modelo definido, você pode pensar no que o seu público gostaria de receber que faria com que o seu objetivo fosse alcançado.

Escolha a ferramenta ideal

Existem diversas ferramentas de disparos de e-mail no mercado, cada uma com funcionalidades diferentes da outra. Para o início da sua estratégia, sugerimos que comece com uma plataforma gratuita para testar os resultados que a tática traz. Conforme o número de assinantes cresce, você pode migrar para uma plataforma mais robusta.

Crie o modelo de email

Na plataforma que você escolheu, verifique se não existem modelos de e-mail prontos para serem utilizados na sua estratégia. Assim, você pode editá-lo e adicionar a identidade visual da sua loja com o seu conteúdo, para poder realizar os disparos

Faça análises para ir melhorando sempre

Após realizar os primeiros disparos, sempre volte na ferramenta após um ou dois dias para analisar os resultados que o envio trouxe, e já pensar em estratégias para melhorar os disparos e atingir seu objetivo.

Qual a periodicidade do envio de e-mail marketing para e-commerce?

Uma boa estratégia de e-mail marketing para e-commerce precisa ser algo constante e ter uma boa frequência. Mas o nível dessa periodicidade vai depender da sua loja virtual, do segmento de mercado e do seu público.

Dependendo do perfil do seu cliente, ele pode não curtir muito receber diversos e-mails durante o dia. Lembre-se que as pessoas gostam de ter uma caixa de entrada organizada, e ficar enchendo ela de e-mail não vai fazer o cliente gostar muito da sua loja virtual.

Caso você tenha planejado realizar um número grande de envios, como um por dia, você pode aplicar uma prática bem interessante, que é deixar que o seu público escolha a frequência de e-mails que ele quer receber.

Assim, o cliente vê que tem poder de escolha na sua loja, e se sente mais satisfeito quando recebe alguma comunicação sua por e-mail, porque ele escolheu ativamente aquilo. Isso também ajuda a dar uma boa imagem para a sua empresa, que vai se mostrar como sendo mais compreensiva com as necessidades dos seus clientes.

Quais e-mail podem ser enviados para aumentar as vendas?

Existe uma técnica muito utilizada para aumentar a vendas utilizando o e-mail marketing, que é a do gatilho mental.

Um gatilho mental nada mais é do que um estímulo que provoca uma reação específica nas pessoas, e fazem elas agirem de determinado modo. Essa técnica foi descoberta a partir de estudos psicológicos, onde foram listados diversos gatilhos mentais e o que eles estimulam nas pessoas.

Utilizar essa técnica no e-mail marketing é uma boa forma de conseguir mais vendas, e para ajudá-lo nisso, citamos alguns gatilhos que você pode aplicar na sua estratégia.

Prova social

O gatilho da prova social consiste em provar para o seu cliente que outras pessoas já compraram na sua loja virtual e ficaram satisfeitas com isso. Você pode utilizar esse gatilho ao colocar depoimentos positivos no seu e-mail marketing, mostrando ao seu público o que ele poderia ganhar se também virasse um cliente.

Urgência

As pessoas têm um hábito bem comum de procrastinar suas tarefas e decisões. Para evitar que o seu cliente faça isso com relação a uma compra, você pode usar o gatilho da urgência, que consiste em estimular seu público a realizar uma ação naquele momento. Isso pode ser feito ao adicionar uma promoção relâmpago na sua loja que tenha hora para acabar.

Escassez

Já o gatilho de escassez é um dos mais famosos, que consiste em dar a sensação de que o seu público pode estar perdendo algo muito valioso. Ele pode ser utilizado em e-mails que você coloque quanto produtos em promoção ainda estão em estoque, para que o cliente saiba que eles não vão durar para sempre.

Quais ferramentas usar para disparo de e-mail marketing?

Sabia que muitas vezes, as plataformas de criação de loja virtual disponibilizam recursos para realizar disparos de e-mail marketing?

Aqui na Simplo 7 é assim! Nós temos o recurso da Newsletter para que a sua loja virtual possa enviar um boletim informativo aos seus clientes e gerenciar a lista de assinantes sem precisar sair da plataforma!

Também temos mais de 100 integrações, onde uma delas é com o Mailchimp, a ferramenta mais utilizada para realizar os envios de e-mail marketing para e-commerce!

Vem criar a sua loja virtual com a gente, e desfrute desses e outros recursos para o seu negócio!