Vira e mexe você acaba conhecendo uma estratégia de venda tão eficiente que fica com a impressão de que quem a criou realmente leu o que se passa na mente do público? Nesses momentos bate até uma certa inveja, não é mesmo? É por isso que uma pesquisa de mercado com foco no cliente é extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio!

Se esse tipo de ação ainda é um grande desafio para você, saiba que não é necessário realizar “malabarismos” para melhorar o relacionamento com seus clientes e saber o que eles esperam da sua loja virtual. Que tal conhecer algumas boas dicas para se aproximar ainda mais do público-alvo e vencer a concorrência? Então continue lendo este artigo!

Ouvir o que o cliente tem a dizer

Se o consumidor acessou seu site é porque provavelmente almeja adquirir seus produtos ou serviços, correto? É por causa disso que os responsáveis pelas ações de venda e de atendimento precisam estar sempre disponíveis e devidamente preparados para escutar com atenção o que o cliente tem a dizer. Só assim será possível compreender o que seu público deseja e indicar o produto ou o serviço mais apropriado para eles.

A fim de aumentar a efetividade desse processo, elabore uma pesquisa simples, atrativa e direta. Assim, a probabilidade de você conseguir uma quantidade de respostas acima da média aumenta consideravelmente, principalmente vindas de consumidores fiéis, que realmente estão satisfeitos com sua loja virtual.

Envie o questionário via e-mail marketing oferecendo descontos (ou brindes) na próxima compra a fim de engajar o público e aumentar as chances de fechar negócio. Com uma pesquisa de mercado exemplar como essa, você deixa que o cliente o instrua sobre as demandas e recursos que possui, permitindo reunir elementos de base para compreender seu nicho de mercado perfeitamente.

Analisar as redes sociais

Atualmente o recomendado é que as empresas — principalmente as do segmento virtual — tenham presença nas mídias sociais. É o seu caso, correto? Deve-se também fazer o monitoramento do que os consumidores postam, seguem e compartilham em suas páginas — contanto que tais ações sejam referentes à sua loja e suas postagens, é claro.

Você também pode aproveitar esse momento para ir um pouco além, acompanhando as páginas da concorrência, a fim de descobrir sobre quais assuntos as pessoas que compram nas lojas rivais estão discutindo, além de ficar antenado sobre as tendências do mercado.

E não para por aí! O mais impressionante disso tudo é que as redes sociais também servem para compreender os pontos fracos e fortes dos clientes, uma vez que a maioria dos perfis são públicos e você pode verificar um por um para ter uma visão geral do comportamento dos compradores. Por exemplo, se seus maiores clientes forem homens de 18 a 40 anos, será necessário utilizar ações de marketing obviamente focadas nesse público para obter mais vendas.

Se forem captadas mais informações relevantes, como a tendência para comprar por impulso, você saberá elaborar a melhor maneira de promover e aperfeiçoar suas campanhas, o que eleva a qualidade da sua pesquisa de mercado e aumenta as chances de vencer a concorrência.

Acompanhar os históricos de compras

Se você já atua há um certo tempo no varejo online, será possível analisar dados antigos de transações dos seus compradores, a fim de ter um bom material para tomar decisões relevantes sobre a reposição de produtos e no que aplicar/investir em cada situação. Isso visto que, com esse tipo de análise, é possível obter uma boa ideia quanto à sazonalidade do mercado e também dos hábitos de compra dos próprios clientes.

Com as dicas mencionadas, você provavelmente fará uma pesquisa de mercado bastante completa e eficiente. A partir dos dados obtidos, certamente terá bastante material para criar um planejamento vencedor com foco em campanhas atrativas e fará os consumidores ignorarem as investidas da concorrência!

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