Se você chegou nessa página é porque pretende abrir uma loja virtual e não sabe como se planejar. e quando o negócio  é loja virtual , o planejamento é tudo. Você precisa tem mente que alguns

Pilares precisam estar bem enraizados em sua mente:

Planejar para depois realizar
Analisar todos os pontos do empreendimento
Se dedicar ao máximo
Não se tem sucesso e nem consequentemente dinheiro se você não trabalhar

 

O planejamento faz com que menos erros sejam cometidos, problemas sejam resolvidos com mais rapidez, dentre outros pontos que são fundamentais para qualquer empreendimento.

Qualquer tipo de segmento seja ele virtual ou físico deve ser feito um planejamento uma análise de mercado de cliente, concorrentes e outras fases que acompanham o desenvolvimento do marketing.

Determine os objetivos do marketing

 

O marketing tem um grande trabalho,  árduo de médio a longo prazo e de grande importância, ele tem o como principal objetivo,fazer com que uma loja se destaque das demais. Fazer com que um grande número de pessoas se identifique com ela, trabalhando criativamente e com empenho para que isso ocorra.
O Marketing irá pesquisar o mercado,  o tipo de público, estratégias da concorrência, formas de atrair um tipo de cliente pré-disposto a comprar  determinado produto.

O intuito não é apenas vender mais e sim ter uma margem de venda constante, fazer seu projeto se tornar real, realizar um bom atendimento e fortalecendo a marca dentro da indústria.

Avalie o Mercado

Conhecer quem compra, o que compra, porquê compra e como compra.

Ao criar um planejamento de negócio para  sua loja virtual, você precisa realizar pesquisas para conhecer o seu segmento onde irá atuar, sobre o que você vai vender, como e para quem. Ao escolher o seu tipo de negócio você sabe que terá um público-alvo são as pessoas que costumam comprar o determinado produto ou serviço que você vende, vamos ao exemplo:

Sua loja vende artigos para ballet.

Produtos:

  • Sapatilhas
  • Bolsas
  • Roupas para dança
  • Calça bailarina
  • Meia calça
  • Sapatos para dança de salão
  • Sapatos para sapateado
  • Sapatilhas de ponta
  • Acessórios para cabelo

Público-Alvo:

  • Bailarinos
  • Professores de Ballet
  • Crianças
  • Adolescentes
  • Adultos
  • Terceira-idade
  • Lojas de esporte
  • Escolas de Ballet
  • Clubes

Pronto, agora temos um exemplo de produto e público-alvo, um empreendedor que não pratica essa modalidade dificilmente compra um produto como esse, por exemplo um jogador de vôlei procura artigos referentes a seu esporte, mas através de uma estratégia de marketing é possível que alguém que não seja o público-alvo compre algum produto, como por exemplo para alguém que ele conheça que pratique e assim ele pode presentear a pessoa com algum artigo da loja.

Outro meio de pesquisar sobre clientes é analisar o que está sendo comprado, selecionar o produto que é mais vendido para ver quem compra e o porquê compra, dessa forma pode-se trabalhar com produtos do mesmo segmento, no primeiro momento analisamos quem compra agora vamos ver quem compra analisando o que é comprado.

Vamos usar um exemplo de produto: Celular

Quem compra?

  • Homens
  • Mulheres
  • Adolescentes
  • Médicos
  • Advogados
  • Cabeleireiros
  • Professores

Várias pessoas de várias profissões compram esse tipo de produto, compram também seus acessórios como baterias portáteis, fones de ouvido, cartões de memória, capas e proteção de tela dentre outros. É um produto muito popular e não é de admirar que pessoas possuírem até mais de um aparelho.

Outra forma de analisar é o porquê se compra? Vamos continuar com o celular como exemplo, porque se compra celular?

Você pode fazer a análise com qualquer produto, explorando o porquê as pessoas o compram, qual sua serventia, porque ele é tão importante para as pessoas que o compram, porque existe pessoas que não o compram e porque essas pessoas não precisam dele?

Essas análises são feitas para observar o comportamento do cliente (quem compra), o comportamento do produto (o que é comprado) e o porque ele é comprado (para que ele serve ou porque é indispensável). É dessa forma que é feita a pesquisa de mercado, para saber o que as pessoas compram, o que as pessoas compram e o porquê que as pessoas compram.

Analisamos o mercado, observando o comportamento de cada um dos itens, você percebe como é o fluxo do produto em relação ao cliente e assim seu planejamento e o planejamento de marketing terão uma ideia do que clientes e produtos tem entre si e o que faz o cliente comprar e o produto ser comprado.

Outro fator não menos importante é como compra, se o cliente compra em lojas virtuais ou lojas físicas se o pagamento é via cartão de crédito, débito, boleto essa análise também faz parte da análise do mercado as formas de pagamento, mais um fator que pode influenciar no seu e-commerce.

Tudo isso se resume a ESCOLHA CERTA da plataforma do sua loja virtual

A escolha da plataforma de seu e-commerce é muito importante, ela vai acompanhar seu negócio por um longo período de tempo é ela que será o principal alicerce do seu empreendimento, ela é que é responsável por vários setores de seu negócio como:

  • Mecanismos de pagamento
  • Páginas responsivas (adaptam a qualquer eletrônico com internet)
  • Suportam o marketing com banners, gifs, fotos, e-mails
  • Adaptação ao tamanho de seu negócio
  • Migração para outros planos. (Mais completos no crescimento de seu e-commerce.)
  • Possuir um bom desempenho.
  • Suporte técnico para qualquer hora e momento.
  • Qualidade e ser bem-conceituada.

A Simplo7 abrange muito as características para um NEGÓCIO DE SUCESSO. Veja alguns exemplos:

 

Na questão do marketing por exemplo, quando um cliente coloca algum produto no carrinho de compras  e não termina esse processo, a Simplo7 possui um sistema de envio de e-mails para ajudar a “relembrar” o cliente a voltar à loja.

Além disso outro recurso super importante e da qual você irá usar com frequência  como estratégia de marketing são as campanhas de e-mail. Você poderá TURBINAR sua plataforma fazendo a integração com o Mailchimp que é um sistema de gerenciamento de campanhas de e-mail marketing.

Possibilidade de expansão de seus canais de vendas

Em um momento seu negócio irá crescer, principalmente seguindo os princípios, já citados aqui. Você pode acelerar esse crescimento  UTILIZANDO OUTROS CANAIS. A Simplo7 permite que você DIVULGUE SEUS PRODUTOS NOS PRINCIPAIS MARKET PLACES DO MERCADO. Veja aqui em Canis de vendas.

A plataforma é sem dúvida uma parte muito importante do seu sonho em empreender, pois é através dela que sua loja virtual será vista na internet, as funções como pagamentos, compras e acesso a sua página serão todas as ferramentas da sua loja por essa razão o bom funcionamento da plataforma faz com que seu negócio tenha um bom desempenho. Experimentar grátis a Simplo 7