Numa loja física, quando um cliente dá a entender que está de saída, o vendedor tem a chance de abordá-lo novamente ou experimentar uma nova estratégia para conquistá-lo e converter a venda. Você sabia que as lojas virtuais têm uma ferramenta com um efeito muito parecido? É o on exit pop-up!

A seguir, você vai tirar suas principais dúvidas sobre os on exit pop-ups: como funcionam, que benefícios trazem para e-commerces e que cuidados precisam ser tomados na sua implementação. Confira!

O que é on exit pop-up?

On exit pop-up, exit overlay ou pop-up de intenção de saída nada mais são do que um tipo de janela que surge à frente do conteúdo principal de um site acionada por indícios da intenção do visitante de sair. Desse modo, ela interrompe a saída do usuário, chamando sua atenção mais uma vez para uma nova mensagem.

Esse espaço pode ser utilizado tanto para dar destaque a uma informação que já estava presente no site — e que pode ter passado despercebida — como para apresentar uma explicação mais sedutora dos produtos ou serviços da loja, ou mesmo, oferecer uma promoção inédita.

Há dois tipos diferentes de on exit pop-ups. Uma é a que surge quando o visitante clica no “x” para fechar a janela e que é desenhada pelo próprio sistema, de modo que só o texto pode ser alterado. A outra é acionada pelo movimento do cursor em direção ao “x”, que pode ser customizada da forma que você desejar e até exibir imagens, sons e vídeos.

Quais são suas vantagens para e-commerce?

O principal efeito dos on exit pop-ups é o de desencorajar o visitante na sua primeira tentativa de sair, aumentando o seu tempo de permanência na loja virtual e, consequentemente, a taxa de conversão. Afinal, ele terá mais uma chance para ponderar sobre a compra do produto que estava procurando.

Além disso, quanto mais tempo o usuário passeia pelo seu site, mais oportunidades você ganha para conhecê-lo, oferecer outros produtos ou serviços e até pedir o seu e-mail — ganhando, assim, um importante canal de comunicação com esse cliente em potencial.

Quais cuidados tomar ao implementá-lo?

Embora bastante úteis, é preciso estar atento a algumas recomendações na hora de implementar os exit overlays para aumentar a sua eficiência e não irritar o visitante.

Em primeiro lugar, o seu acionamento deve ser programado de acordo com os movimentos corretos do cursor. Se a janela surgir no momento errado, ela vai atrapalhar a navegação da sua loja virtual e você perderá a oportunidade de abordar o visitante na hora certa.

Também é fundamental que a mensagem presente na pop-up seja relevante. Sendo assim as informações apresentadas pelo exit overlay devem estar relacionadas aos produtos consultados e ao estágio da jornada do consumidor, de modo a oferecer uma solução eficiente para o problema que o motivou a desistir da compra.

Por fim, ainda que uma nova janela chame a atenção do visitante, ela não será suficiente para ler um texto longo. Dessa forma, é fundamental que a mensagem seja concisa e o design limpo. O usuário precisa olhar para a pop-up e já compreender o seu propósito.

Tendo em vista esses cuidados, a sua loja virtual poderá aproveitar as vantagens que os on exit pop-ups oferecem e, dessa forma, aumentar as vendas!

Restou alguma dúvida sobre on exit pop-up? Então, comente aqui embaixo para que possamos solucioná-la!