Possivelmente você já acessou um site e se deparou com uma postagem com algumas palavras sublinhadas, que ao clicar leva a outra página. São os backlinks, importantes ferramentas capazes de aumentar interação, gerar conversões e etc. Os benefícios são inúmeros, mas o principal deles é a relevância para o SEO, uma vez que a autoridade de domínio do site é bem-vista pelos buscadores.

Continue a leitura, conheça mais sobre a estratégia e veja o quão ela pode ser interessante para o seu site.

O que são backlinks e por que são tão importantes?

São citações externas de outros sites dentro do seu por meio de hiperlinks. Também existem as citações internas do seu endereço eletrônico para conteúdos próprios, porém vamos tratar apenas das externas.

Quando outros sites mencionam suas páginas, inicialmente pessoas diversas vão conhecê-las. Além disso, os robôs do Google e outros buscadores “enxergam” essa indicação como um bom material e também relevante para aquele público.

Os backlinks influenciam muito os fatores de ranqueamentos dos motores de buscas. Em linhas gerais, mostram que seu site produz conteúdo com tanta qualidade que outras páginas e usuários lhe fazem referência ou compartilham-no em redes sociais.

De que forma eles ajudam a aumentar a autoridade de domínio e o SEO do site?

A quantidade de backlinks de um site mostra um indicativo positivo para os mecanismos de busca, pois esses sistemas entendem a página como um domínio bem-conceituado. O resultado é o ganho de autoridade do seu site e a grande influência que isso vai ter no pagerank, favorecendo o posicionamento nas ferramentas de buscas.

Dessa forma, sua reputação se torna cada vez mais consolidada, chegando a aparecer como conteúdo para ser consumido e assim sobe ao topo.

Quais os cuidados necessários ao implementar essa estratégia?

O Google leva em consideração a quantidade de URLs que apontam para o seu, contudo ele também avalia a qualidade e o perfil do público da página. Se o conteúdo indicado não tiver relação com o destino, os resultados podem não ser positivos.

Além disso, práticas, como a chamada de black hat de compras de links, podem ser vistas como má conduta pelos buscadores. Ela consiste na publicação exagerada de hiperlinks com uma mesma URL, que pode até penalizar o site baixando suas posições no ranqueamento.

Como gerar bons backlinks?

Há duas formas para obter bons backlinks. A primeira é a produção de material tão interessante a ponto de gerar indicações espontâneas. A segunda é a adoção de uma estratégia de link building, na qual o site pode pagar pela criação de conteúdo e/ou os apontamentos, mas é importante fazê-la com cautela.

Os pontos de maior atenção na estratégia de backlinks são a relevância e a qualidade do conteúdo e o público, usuário da página que faz a menção. Vale ressaltar que não é algo construído da noite para o dia, mas sim com trabalho e um planejamento SEO completo.

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