Vender suas mercadorias em um e-commerce é como ter um relacionamento à distância com seu público. Dificilmente você vai vê-lo, pois ele não terá contato com um vendedor. Todo o processo de compra/venda ocorre sem que uma palavra seja dita. Isso quer dizer que é necessário elaborar novas maneiras para fortalecer relações com os clientes, e uma das mais eficazes são as embalagens de produtos.

O embrulho é a primeira impressão física que o comprador terá da sua loja. Isso já é um grande motivo para dar maior atenção a esse item. Portanto, ele deve ser pensado de forma a destacar sua marca, preservar a integridade do produto, conquistar o cliente, gerar menor impacto ao meio ambiente, aumentar a confiança no seu negócio etc.

Veja a seguir alguns aspectos que devem ser considerados na hora de criar (ou otimizar) embalagens de produtos!

Proteção

O fator mais importante a ser considerado é garantir que a mercadoria chegue inteira e sem qualquer tipo de dano até as mãos do cliente. Sendo assim, invista em materiais que possam acomodar os itens que serão entregues. Conheça alguns exemplos:

  • papel pardo e/ou seda para embrulhar produtos;
  • almofadas de ar para evitar que objetos pequenos se movam durante o trajeto;
  • caixas de papelão para lacrar e proteger produtos, de acordo com seu peso e dimensões;
  • placas de isopor e/ou plásticos bolha para apoiar itens mais frágeis, amenizando impactos.

Personalização

Customizar a embalagem da loja virtual ajuda a fazer uma propaganda extra da sua marca, pois ela andará por diversas áreas da cidade, do estado e do país. Ademais, se você pretende exportar mercadorias, também é uma forma de levar seu logo para outros lugares do mundo.

A personalização deve ser feita com muita atenção. Esse processo precisa fazer parte de sua estratégia de marketing, afinal, existem internautas que costumam postar fotos daquilo que compram nas redes sociais e alguns até colecionam embalagens. Isso significa que se sua loja estiver presente nesses momentos, o alcance será maior.

Ao realizar essa estilização, você obtém outro benefício interessante, como a marca ser facilmente lembrada pelo cliente, fazendo-o falar bem de sua loja para outras pessoas na internet. Sim, o “boca a boca” ainda é o melhor marketing a ser conseguido no meio digital.

Sentidos

Além de uma mercadoria entregue em perfeito estado — o que agrada a visão —, é possível aguçar outros sentidos. Por exemplo, borrifar uma essência nos produtos, usar materiais de tato diferenciado para a embalagem e adicionar pequenos brindes, como canetas, doces, miniaturas etc.

Sustentabilidade

Como a sociedade atual preza pela sustentabilidade, uma boa recomendação é escolher sempre por opções de embrulho que exaltam o pensamento ecológico, a fim de agregar valor aos seus produtos/serviços. Portanto, embalagens recicladas ou que degradam mais rapidamente no meio ambiente são excelentes para atingir esse objetivo.

Custos de envio

Pacotes compactos e leves sempre são os melhores, pois o peso e o tamanho estão diretamente ligados aos custos de envio. Afinal, você não quer encarecer o valor do frete para seus clientes, não é mesmo?

Se as recomendações mencionadas ao longo deste post forem colocadas em prática na hora de elaborar suas embalagens de produtos, você provavelmente criará uma identidade para sua marca, tornando-a mais conhecida. Assim, suas vendas crescerão ainda mais.

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