Newsletter para e-commerce: veja as vantagens e como criar
Por Marco Wink
|Publicado em 06/10/2020
|Atualizado em 19/08/2021
|705
|0

A estratégia de divulgação de uma loja virtual pode contemplar diferentes canais de comunicação, como redes sociais, anúncios em buscadores de conteúdo, SMS e e-mail. Nesse cenário, a newsletter é uma excelente alternativa para a marca estabelecer vínculo com seus consumidores e comunicar lançamentos, promoções, etc.
Para estabelecer a comunicação pela newsletter, o profissional deve aplicar uma série de técnicas que tornam esse contato mais eficiente. A seguir, apresentaremos as vantagens da newsletter e explicaremos tudo o que você precisa saber para criar de forma prática e simples.
O que é newsletter?
Você sabe o que é uma newsletter? É muito provável que todos os dias você receba este tipo de comunicação na caixa de entrada do seu e-mail, embora possa não saber que tem esse nome. Trata-se de uma ferramenta de envio de e-mails que possibilita o contato frequente e estratégico entre um prestador de serviços e seus clientes.
O processo de envio da newsletter é automatizado, cabendo ao responsável apenas incluir os textos e imagens. Muitas marcas usam esse tipo de comunicação para ficarem próximas de seu público-alvo, comunicando oportunidades que possam atrair a atenção dos clientes.
Por que criar uma newsletter para e-commerce?
Existem muitos motivos para criar uma newsletter para e-commerce, a começar pelo principal: esse é um meio eficiente de manter a marca e os clientes ou potenciais clientes em contato. Esse tipo de divulgação costuma oferecer informações relevantes para o público e, por isso, não é visto como SPAM.
Além disso, a newsletter é uma boa oportunidade para incrementar as vendas, uma vez que pode ser utilizada para comunicar sobre promoções e avisar sobre lançamentos. Não é à toa que muitas marcas oferecem algum desconto na primeira compra quando o consumidor assina a newsletter.
Vantagens da newsletter para e-commerce
Para a newsletter oferecer resultados para a marca, precisa ser criada a partir de uma estratégia de comunicação, o que engloba objetivos claros, linguagem assertiva e layout atraente. Quando essa composição transparece a imagem da marca, a newsletter para e-commerce pode proporcionar muitos benefícios.
Você sabe quais são as vantagens desse tipo de comunicação? Embora muitos empreendedores a subestimem, uma newsletter bem formulada é capaz de trazer resultados surpreendentes. Confira aqui:
Melhora do relacionamento com o público
Um bom relacionamento com o cliente é fundamental para que a loja virtual cresça e se consolide. Tenha em mente que isso deve ser construído dia após dia, desde a primeira experiência do cliente com a marca.
Todas as etapas de venda servem para solidificar o relacionamento com o público e, sem dúvidas, a newsletter tem uma grande contribuição para isso. Através dela os consumidores podem se sentir mais próximos, conhecer valores em comum e ter acesso a informações relevantes.
Estratégias mais acertadas
Como a newsletter é enviada somente para as pessoas que manifestaram interesse em recebê-la, as chances de estabelecer uma comunicação eficiente é grande. Esses destinatários provavelmente já têm uma impressão sobre a marca e, por isso, estão mais dispostos a agir, ou seja, a irem ao site e concretizarem a compra.
Por essa razão, uma newsletter formulada com estratégia costuma oferecer resultados positivos para a marca, sobretudo quando apresenta alguma vantagem específica, como pré-lançamento de coleção ou cupom de desconto. Sem dúvidas, o caráter de exclusividade é um diferencial interessante para motivar as pessoas a consentirem com esse tipo de e-mail.
Nutrição de leads
Outro ponto muito positivo do envio da newsletter está na geração de leads. Este é o nome para as pessoas que têm interesse na empresa ou na marca. O que a comunicação a partir da newsletter faz é estreitar o vínculo com essas pessoas, empenhando-se para transformá-las em clientes fiéis.
Para que esse contato ocorra de maneira saudável, é fundamental que as mensagens só sejam enviadas quando há informações relevantes. Do contrário, a newsletter passará a incomodar os destinatários, que poderão pedir para sair da lista de envios.
Como criar uma newsletter para e-commerce?
Você sabe o que é necessário para criar uma newsletter para e-commerce? Empolgados pelos resultados que essa comunicação pode oferecer, muitos gestores de loja virtual usam o recurso sem planejamento. No entanto, a estratégia correta é que garante uma boa taxa de abertura do e-mail e a conversão em vendas.
Por isso, antes de criar uma newsletter, certifique-se de que você já entende a lógica deste recurso e está preparado para formular uma boa estratégia, uma vez que toda a comunicação da marca precisa estar integrada e demonstrar solidez. Confira:
1. Determine seus objetivos
Qual é o objetivo da marca ao enviar a newsletter? Avisar sobre o lançamento de produtos? Lançar uma promoção? Falar sobre uma nova parceria? Convidar os destinatários a participarem de uma campanha numa rede social? As razões podem ser inúmeras e, por isso, precisam estar claras tanto para a marca quanto para o consumidor.
Do contrário, esse será apenas mais um e-mail que será movido para a lixeira. Justamente para que isso não ocorra, é fundamental escolher um título atrativo e que dialogue com os objetivos. Além disso, a newsletter deve ser enviada somente quando há alguma informação que deva ser divulgada.
2. Deixe o Visual atrativo
Assim como um e-commerce precisa de um excelente layout, a newsletter também precisa. Como ela funciona como uma extensão da loja virtual, deve dialogar com o design do site, o que inclui tipografia, cores, etc.
Além disso, precisa existir uma harmonia entre imagem e texto. Em resumo, é preciso criar uma composição agradável, que colabore para o processo de decisão de compra do consumidor.
3. Obedeça a Hierarquia de informações
Todo texto que vai na newsletter deve ser pensado com estratégia, já que essa não é uma forma de comunicação extensa. Tudo nela deve ser objetivo e proporcionar um resultado mensurável. Ou seja, nada de enrolação, ok?
Comece sua comunicação com uma frase de impacto, mas que já resuma o objetivo da mensagem. As frases adicionais devem apresentar informações complementares sempre relevantes. E os botões precisam chamar o destinatário para a ação.
4. Invista na proximidade
A pessoa que vai receber a sua newsletter não é um desconhecido. Ela é sua cliente ou, por alguma razão, optou por receber esse tipo de mensagem. Isso já é razão suficiente para estabelecer um contato baseado na proximidade.
Fale com esses consumidores aplicando a linguagem da sua marca e, sempre que possível, usando ferramenta para chamá-los pelo nome próprio. Esqueça as formalidades, a newsletter é terreno de casa.
5. Ofereça cancelamento de assinatura
Regrinha de ouro para toda newsletter: você só pode enviá-la para pessoas que autorizaram a inscrição. Além de ser o correto, isso contribui para a taxa de abertura e para a sua reputação no mundo dos e-mails.
Se você não quer ser marcado como SPAM, também precisa dar a opção das pessoas cancelarem a assinatura. Uma maneira de ter um feedback desse cancelamento é perguntar o motivo. Muitas vezes, trata-se de uma questão pessoal do cliente e não de uma insatisfação com a marca.
Como escrever uma newsletter para e-commerce?
Você sabe o que deve priorizar na hora de criar uma newsletter para e-commerce? Antes de mais nada, você precisa definir o seu objetivo, ou seja, a razão pela qual está usando esse tipo de comunicação. Depois de saber isso, poderá escolher um título, que deverá ser atraente e, sempre que possível, despertar a curiosidade de quem está do outro lado.
O corpo do e-mail precisa iniciar com uma frase de impacto que deve contemplar seu objetivo. As frases seguintes servem para aprofundar o conteúdo. Lembre-se que o formato da newsletter é de pirâmide invertida, ou seja, informações mais relevantes aparecem primeiro.
E não esqueça do call to action, a frase que chama para a ação. Clique e compre! Como essa finalização convida o destinatário a fazer alguma coisa, costuma ser apresentada em um botão, aumentando as chances de conversão. Independente do objetivo do contato, a newsletter precisa ser finalizada instigando o consumidor a agir.
Plataforma de e-commerce com gerenciador de newsletter
Muitas marcas não usam a newsletter como forma de comunicação pois acreditam que é difícil de implementá-la. Porém, esse é um recurso acessível e que inclusive está disponível em plataformas para e-commerce como a Simplo 7, facilitando a rotina do gestor da loja virtual e aumentando a possibilidade de vendas.
A ferramenta da Simplo 7 permite que o responsável pelo e-commerce gerencie a sua lista de newsletter, cujas informações são recolhidas do próprio site, e exporte no padrão CSV para usar no seu sistema de e-mail marketing. Além disso, a plataforma tem integração com o MailChimp para criar campanhas de e-mail marketing para até 2 mil destinatários.
Agora que você já sabe tudo sobre a newsletter para loja virtual, que tal entender como capturar e-mail no e-commerce de forma simples e efetiva? Com algumas estratégias, é possível ter o contato de clientes e de potenciais clientes, aumentando a possibilidade de fortalecimento do vínculo e, é claro, de vendas. Boa leitura e boa sorte!
Parabéns pelo artigo Marcio…Em nosso caso, unificamos o estoque de nossa loja virtual com outras 3 lojas físicas que possuímos… Só que encontramos um problema de logística… Acontece de um mesmo pedido na loja virtual conter 3 produtos, e estes 3 produtos estão um em cada loja física, no estoque… Isso nos causa problemas e maiores custos para enviá-los separadamente ou reuni-los, para que seja enviado de uma única vez…. Poderia sugerir algo ou opinar sobre uma solução? Obrigado