Você com certeza deseja que seu e-commerce seja um sucesso nos quesitos tráfego e vendas, não é mesmo? Porém, isso exige tempo, esforço e uma estratégia sólida de divulgação.

SEO, mídias sociais e e-mail marketing são excelentes opções, mas são estratégias que demandam tempo para maturar. Por isso, se você tem pressa para alcançar resultados, investir em mídia paga pode ser uma das melhores formas de atrair audiência e aumentar as vendas rapidamente.

Quer saber como funciona uma estratégia de mídia paga? Confira os tópicos a seguir.

Entenda o que é mídia paga

Mídia paga é uma estratégia de marketing que consiste em garantir maior exposição das marcas no ambiente online a partir de investimento financeiro em canais específicos como Google, Facebook e Instagram, por exemplo.

Antigamente as empresas pagavam para aparecer em jornais, revistas e televisão e, apesar dessa prática ainda ser comum, a disseminação dos meios digitais e a necessidade de posicionamento das marcas no ambiente online tornou os anúncios na web cada vez mais populares.

Conheça os benefícios da estratégia para o e-commerce

São vários os benefícios de investir em mídias pagas. Acompanhe alguns deles a seguir: 

  • promove o aumento da visibilidade no meio digital e, consequentemente, mais visitantes entram na loja virtual e navegam pelos produtos;
  • há a possibilidade de segmentar os anúncios de forma a atingir com precisão os compradores em potencial;
  • possibilidade de investimentos flexíveis: normalmente o limite de investimento mínimo é baixo e não há limite máximo, cabe a você definir o quanto deseja e pode investir de acordo com seus objetivos;
  • é possível fazer testes em vários canais e analisar quais trazem os melhores resultados, sem obrigatoriedade de permanência em nenhum deles;
  • possibilidade de mensurar os resultados com facilidade e comprovar o ROI.

Saiba quais são os formatos de mídia paga

As mídias pagas não se resumem aos mecanismos de busca — para aparecer nos primeiros lugares das pesquisas, por exemplo —, há também a possibilidade de investir em blog posts e em anúncios nas redes sociais, entre outros modelos. Veja alguns formatos a seguir. 

Links patrocinados

É a estratégia que coloca os links do seu site em destaque nas ferramentas de busca. A principal ferramenta existente no mercado é o Google Ads. Para criar uma campanha efetiva usando a ferramenta é preciso definir as palavras-chave, o horário, tempo e local de abrangência.

Durante a execução do projeto é possível monitorar o desempenho e fazer novas segmentações para garantir o sucesso da estratégia.

Remarketing

Consiste na estratégia de alcançar possíveis clientes que visitaram seu site, mas abandonaram a página. O anúncio definido será exibido em outros portais de interesse do público-alvo, fazendo com que ele se lembre da sua empresa, produtos e serviços.

Para ativar a campanha é preciso criar uma tag de remarketing no Google Ads ou no Facebook Ads

Anúncios em redes sociais

Diversas redes sociais apresentam o recurso de mídia paga. Confira!

  • Facebook: investir na ferramenta possibilita maior engajamento com os clientes através de curtidas e compartilhamentos. A rede social permite segmentar a campanha, o que torna a estratégia muito efetiva;
  • LinkedIn: ótima opção para públicos B2B. A rede social tem muitas informações sobre os usuários, o que a torna um dos melhores canais para gerar conversão de leads;
  • Instagram: são 400 milhões de usuários ativos na plataforma. O Instagram Ads possibilita aumentar o número de cliques nos anúncios visitas no perfil, acesso ao site, instalação de aplicativos e conversão de leads;
  • Native Ads: por meio de ferramentas como Outbrain e Taboola você consegue inserir links para o seu conteúdo em portais como Exame, MSN, Time, ESPN, entre outros. O benefício da estratégia é entregar conteúdo relevante e de interesse do público que já está no portal, o que aumenta as chances de conversão.

A principal dica para quem quer investir em mídia paga para o e-commerce é diversificar os canais e mensurar os resultados. Dessa forma, você garante efetividade e alcança o resultado almejado, seja ele aumento das vendas, menor taxa de abandono de produtos no carrinho ou clientes fidelizados.

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