Mailchimp é um software que permite a criação e o gerenciamento de listas de e-mail, newsletters, campanhas automatizadas e muito mais. A sua principal vantagem é a de possibilitar aos times de negócios total controle sobre os esforços de e-mail marketing.

Ele é uma ferramenta poderosa, mas ao mesmo tempo simples e fácil de usar. Em uma única plataforma, você encontra um conjunto de ferramentas para a criação e disparo de campanhas de e-mail.

Quer saber mais sobre os benefícios de usar o Mailchimp? Continue a leitura! 

Os benefícios do e-mail marketing

E-mail marketing é uma ferramenta poderosa que possibilita empresas aumentarem suas receitas e expandir o seu alcance de comunicação. Os principais benefícios de campanhas de e-mails, quando bem feitas, são:

  • aumento da conversão de leads e oportunidades;
  • aprimoramento do reconhecimento de marca;
  • geração de tráfego para o site;
  • relacionamento efetivo durante o ciclo de vendas e jornada do cliente.

Com tantos benefícios, a vontade é de começar logo. É justamente nesse momento em que entra o Mailchimp.

As funcionalidades do Mailchimp

Lançamento de campanhas de e-mail marketing

E só você criar uma lista de contatos e selecionar um dos layouts de newsletter e pronto! Você já pode iniciar os disparos, ou agendá-los para o horário preferido da sua audiência.

Campanhas automatizadas

Elas são a melhor forma de uma empresa se comunicar de maneira personalizada com uma lista de contatos. Você pode automatizar as boas-vindas a cada novo assinante de sua newsletter, criar listas de aniversários, segmentações para grupos específicos de produtos. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Prévias e testes

Uma das etapas mais importantes de uma estratégia de e-mail marketing é poder testar a campanha e visualizar como o usuário receberá a mensagem antes do envio oficial.

Dessa forma, poderosos insights são gerados e erros são evitados. A ferramenta de testes permite ter a certeza de que o e-mail estará perfeito, não importando em qual mídia ele será aberto.

Target por localização

Quer lançar uma campanha para um estado, cidade ou bairro específico? O Mailchimp consegue identificar a localização do assinante do site, permitindo a segmentação dos envios.

Ferramenta de análise

Saber como foi o desempenho da campanha é fundamental para a correção de erros e cálculo do ROI. Por meio da ferramenta de análise, você saberá:

  • quem recebeu o e-mail;
  • quem abriu o e-mail;
  • quais links foram os mais clicados;
  • quantos cliques cada link recebeu;
  • identificação de padrão de comportamento;
  • performance dos call-to-action;
  • lançamento de testes A/B.

O passo a passo para criar uma campanha

  1. abra uma conta;
  2. defina o nome e e-mail que identificará você aos destinatários;
  3. importe sua lista de contatos;
  4. use os filtros para segmentar quem você quer que receba os e-mails;
  5. crie um nome para a campanha;
  6. defina um assunto;
  7. acompanhe as estatísticas na ferramenta de análises.

Os benefícios para seu e-commerce

Muitas das segmentações do Mailchimp foram criadas especificamente para e-commerces. Assim, é possível se comunicar de maneira personalizada e exclusiva com:

  • clientes em potencial;
  • consumidores que estão na primeira compra;
  • clientes frequentes;
  • clientes que não compram há um determinado período de tempo;
  • de acordo com a quantidade de pedidos feitos;
  • número de produtos comprados;
  • datas de compra;
  • total gasto, entre outras segmentações.    

Dessa forma, será possível criar campanhas de e-mail direcionadas para o interesse de cada público. Alguns dos templates pré-definidos da ferramenta possibilitam a divulgação dos produtos mais vendidos, mais recomendados e itens de preferência.

As análises disponíveis farão com que você conheça seu público-alvo e venda mais.

A escolha da ferramenta certa de e-mail marketing é fundamental para o sucesso de uma loja virtual. Usar o Mailchimp está entre as melhores opções disponíveis no mercado.

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