É inegável que as redes sociais já fazem parte da rotina das pessoas nos tempos atuais. Sendo assim, para quem trabalha com vendas, é imprescindível utilizá-las como uma forma de divulgar seus produtos na web. E para que essa divulgação seja mais efetiva, é muito importante produzir e postar boas fotos dos produtos nas plataformas populares, com milhões de usuários, como é o caso do Instagram.

Ao criar um perfil no Instagram, o e-commerce pode postar conteúdos e se relacionar diretamente com seus clientes, atraindo atenção para a loja virtual.

Neste artigo, traremos uma lista com 11 dicas de como produzir e utilizar as fotos de produtos no Instagram para vender mais. Acompanhe!

Como fazer cenário para fotos de produtos?

Por mais que você já seja um usuário assíduo do Instagram, é importante saber que as fotos de produtos, no entanto, seguem um padrão diferente daquelas que utilizamos para compartilhar nossa rotina com os amigos. E, uma vez que já sabemos da diferença que um bom perfil no Instagram pode fazer nos resultados de sua loja virtual, é muito importante começar a pensar na qualidade das fotos que serão divulgadas no perfil de sua empresa

Para começarmos, vamos falar a respeito do cenário de suas fotos. Não adianta ter os melhores produtos de seu nicho se, ao fotografá-los, eles estiverem inseridos em um contexto esteticamente ruim. Isso significa que um cenário de qualidade, muitas vezes, acaba melhorando a apresentação do produto, pois tem o poder de modificar todo o contexto da foto. 

Ou seja, em um cenário mal elaborado, mesmo um ótimo produto, resultará em uma foto ruim. Ao passo que um produto, mesmo considerado simples, ao estar inserido em um cenário bem concebido, consegue muito mais destaque e efeito estético. Então, vamos ver algumas dicas para criar bons cenários para as fotos de seus produtos: 

Valorize o produto

Apesar da importância do cenário, o produto deverá ser sempre o protagonista das fotos, lembre-se disso. Sendo assim, busque por contextos que valorizem e conversem com seu produto. Isso significa optar por cenários que sejam bonitos mas, ao mesmo tempo, não ‘roubem’ o brilho, nem tirem o foco do item que está sendo divulgado.

Procure evitar fundos estampados ou com muitos elementos. Vale utilizar cenários coloridos, desde que essas cores estejam harmonizadas com as cores de seu produto e causem o efeito de exaltá-lo e não apagá-lo. 

Uma boa ideia para se ter em mente ao fotografar um produto é pensar que, na foto, ele deve parecer atraente e bonito o suficiente para despertar o desejo de quem está vendo. 

Use fundo branco

Na dúvida a respeito de um bom cenário, existe um conceito que nunca falha: o fundo branco. 

O fundo branco é excelente para exaltar um produto e mostrar suas características de maneira eficiente. Isso porque ele, naturalmente, facilita a valorização do produto por conta de sua neutralidade.

Sendo assim, caso esteja em dúvida sobre qual cenário conversa melhor com seus produtos, opte por um fundo branco, que não terá erro! 

Crie um contexto

O Instagram é o espaço para a interação com sua audiência, por isso, as fotos não devem ter um caráter tão técnico e objetivo. É preciso um toque mais ‘artístico’, digamos assim. 

Desta forma, é importante criar um contexto interessante para suas fotos. Aqui, vale pensar a respeito de contextos cotidianos em que seus produtos possam ser utilizados, situações atraentes das quais eles possam fazer parte, etc. 

Use a criatividade e lembre-se que a intenção das fotos é despertar o interesse dos usuários em adquirir e utilizar seus produtos. 

Pense na mensagem da foto de produto

Não é efetivo postar uma foto no Instagram sem nenhuma mensagem atrelada a ela. Isso porque, o foco das redes sociais é a interação. Portanto, procure sempre colocar legendas criativas e mensagens que exponham os benefícios do item mostrado na foto. 

Pense em mensagens interativas, que falem sobre seu produto e ao mesmo tempo, induzem a audiência a interagir com comentários e curtidas. Através das legendas, procure criar uma conexão, se comunicar com quem está vendo a foto. 

Escolha cores em harmonia

Conforme mencionamos antes, não há nenhum problema em utilizar cenários coloridos, desde que essas cores estejam em harmonia com o produto fotografado e também com a sua marca. 

Como o Instagram é uma rede social baseada em imagens, é muito importante que essas sejam atrativas aos olhos e que carreguem um forte senso de identidade visual. Quanto mais ‘bonito’ for seu perfil e as fotos de seus produtos, mais atenção sua marca chamará.

Dentro do Instagram, boas imagens também podem gerar mais confiabilidade por parte da audiência, que enxergará maior profissionalismo em seu perfil.  

Proporcione ao cliente noções de escala

Dependendo do ângulo da foto, o objeto fotografado pode acabar perdendo a noção de tamanho e proporção. Por isso, tente apresentar seus produtos em um contexto onde seja possível que o público perceba suas reais dimensões. 

Para isso, vale apresentá-lo próximo a outros objetos ou sendo utilizado por alguém, para o caso de roupas e acessórios. Dessa forma, os possíveis compradores conseguem visualizar melhor seu produto, percebendo como ele é e como pode ser utilizado. 

Invista em uma boa iluminação

Não tem como tirar fotos de produtos para Instagram sem pensar a respeito da iluminação. Afinal, a iluminação é a chave de qualquer fotografia. 

Uma luminosidade ruim pode distorcer a realidade e as características do produto, ao passo que, utilizar uma iluminação adequada pode ajudar a ressaltar tais características. Sendo assim, busque fotografar seus produtos sempre em locais bem iluminados e em horários adequados.

Como tirar fotos de produtos para instagram? 

Agora que já sabemos como elaborar um bom cenário, podemos começar a pensar a respeito da qualidade das fotos para o Instagram de sua loja virtual. A seguir, lhe daremos dicas para melhorar suas fotos e fazer com que elas pareçam mais interessantes para seu público.

No entanto, é importante falarmos sobre a necessidade do cuidado com o conteúdo que irá postar, considere o perfil de sua loja no Instagram como uma ferramenta de trabalho.

Brincadeiras, piadas e informações pessoais podem causar embaraço e até mesmo prejudicar sua marca de alguma forma. Guarde esse tipo de informação para seu perfil particular.

Isso posto, vamos então às dicas para melhorar suas fotos e conseguir mais seguidores e curtidas no Instagram:

1. Contrate um bom fotógrafo

Para melhorar a qualidade das fotos de seus produtos, busque investir no trabalho de um profissional por trás da câmera fotográfica, que entenda como elas funcionam melhor em uma plataforma como o Instagram.

Esse profissional geralmente tem um bom olhar para captar as sutilezas dos seus produtos, de modo a cativar sua audiência na rede social por meio da imagem.

2. Edite bem as fotos

Não menos importante do que fazer a foto, a edição é a parte final do processo de fotografia. Ao editar, use sua imaginação para criar efeitos bem chamativos, que atraiam a atenção para o seu produto.

Para fazer isso não são exigidas muitas habilidades em softwares gráficos, já que a própria plataforma do Instagram oferece uma série de filtros e efeitos que auxiliam na edição de forma fácil e intuitiva. Não se esqueça de deixar as fotos de produtos com a identidade da sua loja virtual.

3. Poste fotos com regularidade

Além de produzir e editar bem as fotos, é preciso investir tempo para utilizar o Instagram. Busque postar as fotos dos seus produtos com uma certa frequência, mas evite as publicações excessivas ao longo de um curto período de tempo, para não saturar a audiência.

Além disso, aproveite para manter os seus seguidores sempre informados sobre possíveis lançamentos de produtos e descontos.

4. Use fotos originais

Utilizando fotos autorais dos seus produtos no perfil de sua loja virtual no Instagram, você transmite mais originalidade aos seus seguidores. Para isso, vale liberar seu lado artístico, pensando nos melhores enquadramentos, ângulos, iluminação, harmonia etc. Enfim, nos fatores diversos que fazem parte da fotografia. 

5. Cuidado com a luz

Conforme falamos anteriormente, a luz é parte fundamental da fotografia. Sem luz, sem foto. Você precisará ter bastante atenção ao escolher o lugar em que a foto vai ser tirada, para verificar se ela vai ficar clara e bonita.

Dê preferência por luzes naturais e suaves, e evite usar o flash. Fotos ao ar livre ficam melhores no nascer ou pôr do sol, faça um teste para você ver! 

6. Cuidado com a linha do horizonte

Verifique sempre se sua foto não está torta, pois isso causa incômodo no olhar e faz com que ela fique esteticamente ruim.

Quando fotografar na rua ou em ambientes que possuem uma linha reta (como uma janela, por exemplo) cuide para que ela não fique inclinada.

7. Utilize a regra dos terços

Ao enquadrar suas fotos, tenha em mente que você chamará mais atenção se o objeto que for fotografado não estiver no centro da foto. Isso é chamado de “regra dos terços”.

O que acontece, é que o cérebro humano tende a focar na parte central ao olhar para algo. Dessa forma, a primeira coisa que vemos quando olhamos uma foto, é o centro dela. Deslocando o objeto que deseja que chame atenção para um dos cantos, você estará fazendo com que a pessoa demore mais tempo na foto, uma vez que seu cérebro precisará prestar mais atenção para encontrar o que é importante ali.

8. Garanta uma boa iluminação

Uma vez que a luz é fundamental para a fotografia, ela deve receber sempre uma atenção especial. Procure optar por fotografar seus produtos com iluminação natural, pois ela causa um melhor efeito. Porém, caso não seja possível e você precise realizar as fotos em um ambiente fechado, garanta que a iluminação artificial será eficiente para clarear a fotografia. 

Para isso, existem atualmente no mercado diversos equipamentos de iluminação que são acessíveis e de fácil manuseio.

9. Prefira fotos sem flash

O flash é uma função que deve ser utilizada com cuidado. Para os menos experientes em fotografia, é recomendável não utilizá-lo, pois muitas vezes, a luz do flash acaba estourando no objeto fotografado, causando um efeito final ruim. Procure optar pela iluminação externa ao invés do flash.

10. Escolha cenários neutros

Sabemos da importância do cenário para a qualidade de sua foto, por isso busque sempre por fotografar seus produtos em cenários que não comprometam o protagonismo do item que está sendo divulgado. 

Prefira sempre cenários neutros, onde o produto esteja em destaque. Como informamos antes, o fundo branco é sempre uma ótima opção, mas caso prefira diversificar e utilizar fundos coloridos, cuide para que essas cores estejam em harmonia com o produto. 

11. Use o carrossel de fotos

A função carrossel é muito útil para divulgação no Instagram, pois através dela, é possível postar diversas fotos na mesma publicação. Portanto, explore essa funcionalidade. 

Crie contextos interessantes e atrativos, utilizando fotos em sequência. Nesses casos, o ideal é que sejam fotos do mesmo produto em ângulos diferentes e que mostrem as características do produto de maneira diversa. 

Quais conteúdos postar no Instagram?

Sabemos que as redes sociais exigem interação e comunicação constante com a audiência. Por isso, além de pensarmos em como tirar fotos de produtos para Instagram, é preciso também pensar a respeito do conteúdo que deve ser publicado. 

O conteúdo de seu perfil deve girar em torno do nicho em que seu produto está inserido. Isso significa que, mais do que as fotos de divulgação dos produtos, você precisa também trazer informações e entretenimento para aqueles que seguem o perfil de sua loja virtual. 

Abaixo, trazemos 14 dicas preciosas para ajudá-lo a produzir conteúdos interessantes para o Instagram: 

Crie Guias e manuais focados no seu público

Elabore manuais e guias explicativos a respeito da utilização de seus produtos. Mostre para a audiência como eles podem se encaixar no dia a dia das pessoas.

Ao expor a usabilidade de seus produtos, você ajuda a despertar nas pessoas a vontade de adquiri-los e utilizá-los, além de estar apresentando um conteúdo útil e informativo

Use Clientes ou influenciadores usando seu produto

Apresentar pessoas utilizando seu produto também é interessante, ainda mais se essas pessoas forem influenciadores digitais. Em geral, os influenciadores têm muitos seguidores e, como o próprio nome diz, a capacidade de influenciar nas escolhas desses seguidores. Portanto postagens deste tipo costumam gerar bastante engajamento da audiência e trazer confiança para sua marca. 

Faça fotos com fundo claro e boa iluminação

Como tirar fotos de produtos para Instagram também faz parte do conteúdo de seu perfil, busque sempre apresentá-las da melhor maneira. Mostre seus produtos em ambientes claros para que suas características estejam ressaltadas e para dar um ar mais elegante à apresentação. Fotos bonitas também engajam a audiência. 

Poste Fotos de clientes com os produtos

Apresentar clientes que compraram seu produto é também um ótimo conteúdo. 

É sabido que as pessoas tendem a ter mais confiança em realizar algo quando veem que outras pessoas já fizeram a mesma coisa. Portanto, peça a seus clientes que tirem fotos do produto recebido e as divulgue no perfil de sua loja. 

Explore Fotos com cenário ambiente

Inserir seus produtos em contextos cotidianos demonstra para seu público o aproveitamento deles, causando o desejo em comprá-los e utilizá-los. Por isso, uma boa tática é fazer algumas fotos onde os itens estejam em ambientes bonitos e chamativos, que façam parte do contexto e do cotidiano de seu nicho. 

Use Fotos com a caixa do produto

Uma outra maneira de aguçar o público, é apresentar algumas fotos com o produto dentro ou próximo à sua embalagem. Dessa forma, a audiência consegue visualizar a forma como ele chega quando comprado, além de apresentar uma imagem bonita e atrativa aos olhos do público. 

Faça perguntas para conhecer a sua audiência

Fazer perguntas para seus seguidores, além de proporcionar interação e engajamento, ajuda também a colher algumas informações importantes sobre as necessidades e desejos de seu público-alvo. Dessa forma, você conseguirá elaborar campanhas e ofertas que estejam de acordo com a demanda atual de seu nicho de mercado. 

Crie conteúdos interativos nos stories e no feed

Procure explorar todas as funcionalidades que a plataforma oferece, como por exemplo, os stories. Engajar sua audiência pode render bons frutos para o perfil de sua loja virtual.

Além de criar uma conexão com seu público-alvo, seu perfil pode se tornar mais relevante e reconhecido dentro do Instagram, por conta da quantidade de curtidas e interações. 

Crie memes com situações cotidianas

Os memes são os astros das redes sociais, justamente por se tratarem de um conteúdo divertido e relaxante. Sendo assim, use a criatividade para criar imagens engraçadas, que representem os desafios ou as demandas peculiares do nicho com o qual você trabalha. 

Esse tipo de conteúdo funciona bastante tanto para atrair seguidores, quanto para engajar e divertir aqueles que já seguem sua página no Instagram. 

Mostre os bastidores do seu negócio

Mostrar os bastidores do seu negócio transmite profissionalismo e segurança, pois demonstra os esforços de sua empresa para garantir um bom serviço e atendimento. Aposte nesse tipo de conteúdo! 

Faça enquetes para aumentar o engajamento

As enquetes induzem o público a interagir com sua marca, além de estabelecer um vínculo com que a segue. Propondo enquetes, você também se dispõe a conhecer seu público e consegue informações sobre como atendê-los melhor. 

Compartilhe depoimentos de clientes

Compartilhar depoimentos de clientes que já adquiriram seus produtos e ficaram satisfeitos, além de transmitir segurança para os demais possíveis compradores, também pode servir como conteúdo para as postagens. Experimente! 

Faça lives para interação com o público

Falar com seu público ao vivo faz toda a diferença. Portanto, pense em realizar lives através do Instagram, cuja temática esteja inserida no contexto de seu mercado.

Através das lives, você pode apresentar conteúdos informativos a respeito de seus produtos ou de sua marca, que sejam importantes para seus seguidores. E também, poder vir a angariar novos seguidores para a página durante a transmissão. 

Para isso, procure realizar as lives em horários de pico da plataforma, ou seja, os horários com mais acessos do público, para que sua transmissão fique em destaque. 

Fale de atualidades sobre o seu nicho

Independente do nicho de mercado com o qual você trabalha, certamente ele sofre atualizações constantes. Sendo assim, mantenha seu público a par dessas atualizações através de seu perfil no Instagram. 

Dessa forma, a página de sua marca passa a ser entendida como uma referência de seu nicho, o que incentiva os seguidores a manterem-se conectados a você para saber das novidades. 

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre como tirar fotos de produtos para Instagram e manter um perfil atrativo para seus seguidores, que tal saber mais sobre como vender através das redes sociais e melhorar a performance de sua loja virtual? 

Até a próxima!