Um lead é uma pessoa que está interessada nos seus produtos e pensa seriamente em realizar uma compra, porém ainda não fez isso porque ficou na dúvida e não tem certeza se é a melhor opção.

Para fazer com que esse possível cliente saia da dúvida e realize uma compra no seu negócio, é necessário aplicar algumas estratégias como promoções, cupons de desconto, material demonstrando mais sobre o produto entre outras formas, sempre com o objetivo de convencer essa pessoa de que comprar na sua loja virtual é a melhor escolha que ela poderia fazer.

Para que o seu negócio consiga trabalhar aplicando essa estratégia, vai ser necessário focar bastante na geração de leads, para que você tenha todos os dias novas pessoas interessadas naquilo que você vende para poder convencê-las a comprar de você.

E para isso acontecer, é fundamental saber como gerar leads para a sua loja virtual, de forma que você consiga trabalhar estratégias que façam ele comprar! Se você quer conhecer mais sobre essa estratégia para fazer as suas vendas alavancarem, é só continuar lendo este artigo!

O que Significa Gerar Leads?

A geração de leads nada mais é do que criar formas assertivas que atraiam as pessoas para a sua loja e façam com que ela se interesse por aquilo que você está vendendo no momento. Essa tática faz parte de uma importante estratégia digital muito utilizada por diversas equipes de marketing chamada Inbound Marketing.

Utilizando a tática de geração de leads, diversas lojas virtuais focam o seu trabalho e esforços em fazer com que as pessoas sejam atraídas de forma natural para as suas lojas, e demonstrem um primeiro interesse no seu produto, para que depois seja possível convencer esse lead a comprar do seu negócio.

Para fazer isso, as empresas investem em ter uma identidade visual marcante, em divulgar de forma bem aberta os principais pontos fortes do seu produtos e trabalhar com preços ou promoções competitivas, que fazem com que novos leads sejam gerados todos os dias.

Após gerar os leads, as empresas captam algumas informações básicas deles, como nome, data de aniversário e produto de interesse, para criar campanhas personalizadas com conteúdo que faça ele interagir e realizar uma compra.

Quais são as Vantagens da Geração de Leads na Loja Virtual?

Além do simples fato da empresa estar gerando todos os dias novas oportunidades de vendas, a geração de leads é uma estratégia fundamental para qualquer negócio já que basicamente todas as empresas a utilizam para se manter no mercado.

Isso significa que se você não trabalhar com uma estratégia de geração de leads, estará perdendo muitas oportunidades de vendas e de crescimento do seu negócio.

Por isso, aprender a como gerar leads pode ser o que o seu negócio precisa para sobreviver e continuar competitivo no mercado digital, já que esta importante estratégia consegue:

  • aumentar o engajamento do público com a sua marca;
  • trazer mais visitantes para o seu site;
  • e ajuda a aumentar a quantidade de vendas da sua loja virtual.

Além disso tudo, uma boa geração de leads consegue fazer com que as suas vendas ocorram de forma mais rápida com os primeiros clientes, e também ajuda a deixar a sua equipe interna mais produtiva, pois para trabalhar com a geração de leads, a empresa precisa criar um processo de vendas bem definido, o que ajuda a deixar o trabalho do time mais efetivo pois eles vão saber direcionar melhor a venda para os leads mais qualificados.

Qual a Importância de Leads Qualificados?

Antes de iniciar a sua estratégia de geração de leads, é importante saber que nem todos os leads que você vai gerar vão ser realmente bons para o seu negócio. Podem existir várias pessoas que só se interessaram pela sua loja porque ficaram curiosos para ver como ela funciona.

Por isso, toda a estratégia de geração de leads precisa ter critérios bem definidos para identificar os leads que estão realmente interessados em comprar de você. Para saber isso, as empresas utilizam as informações que esse lead fornece, e a comparam com o perfil das suas personas.

Se, por exemplo, a persona ideal de uma loja virtual tem o perfil de uma mulher de 34 anos com ensino médio completo, essa loja não vai qualificar um lead que seja um jovem de 15 anos que ainda está no colegial, simplesmente porque ele não está de acordo com o seu perfil ideal de cliente.

Por isso, conhecer bem o seu cliente ideal e como ele se comporta, é fundamental para ter uma estratégia de geração de leads assertiva, porque assim você poderá identificar com facilidade qual lead é o mais valioso para o seu negócio para que você foque em convencer ele de realizar uma compra.

Como Gerar Leads na Loja Virtual?

Para gerar leads na sua loja virtual, você precisará criar iscas digitais, que são utilizadas para chamar a atenção do seu público e fazer com que ele se interesse pela sua marca e produtos.

A seguir você conhece algumas iscas que podemos aplicar para chamar a atenção do nosso futuro cliente.

Crie Conteúdo nas Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é algo fundamental para qualquer negócio, principalmente os digitais, como as lojas virtuais, que precisam aparecer e ter seu público nessas plataformas.

Quando falamos de geração de leads, as redes sociais são a ferramenta mais utilizada para fazer isso, pelo simples fato de que o seu futuro cliente ideal está na rede. Agora cabe a você fazer com que ele consiga encontrar o seu negócio para realizar uma venda.

E a melhor forma de fazer isso, é criando conteúdo que gere engajamento nas redes sociais. Para realizar esse feito, é importante que você conheça muito bem a forma que o seu lead se comporta quando está na rede, e saiba que tipo de conteúdo chama mais a atenção dele.

Trabalhe com Programas de Indicação

O marketing boca a boca é a estratégia mais poderosa para gerar leads, e ela pode ser feita facilmente a partir de um programa de indicação.

Com um programa de indicação, a sua loja oferece um brinde gratuito ao seu cliente que mais realiza indicações. Por exemplo, você pode criar um programa que ofereça frete grátis no próximo pedido caso o cliente indique a sua loja para 10 amigos e todos eles realizem uma compra.

Quando for criar o programa e definir os brindes, é importante se planejar bem para oferecer algo que não deixe a sua loja no prejuízo, e que seja algo atrativo que motive o seu cliente atual a indicar a sua loja para mais pessoas.

Crie Materiais Ricos

Os materiais ricos são ótimas iscas digitais para gerar mais leads para o seu negócio! Para isso você só precisa criar algum material que tenha um conteúdo muito atrativo para o seu lead.

Esse material pode ser um quizz, um e-book especial sobre um produto ou até uma live, mas ele precisa ser algo que o seu lead valoriza muito, pois para ele ter acesso a esse material ele vai precisa fornecer alguma informação dele, seja o nome, o e-mail ou até mesmo a categoria de produtos que ele mais gosta.

Essa tática é a mais utilizada para geração de leads, e a que mais dá certo, pois as pessoas aceitam passar informações básicas em troca de um material que vai agregar muito para elas! Depois da pessoa ter conseguido o acesso ao material, você usará as informações que ela forneceu para criar comunicações personalizadas que convençam o lead a comprar de você.

Invista Em Anúncios

E por último na nossa lista, temos a mídia paga ou anúncios que você pode criar nas redes sociais ou nos resultados de pesquisa do Google para que a sua loja apareça para pessoas diferentes.

Essa tática é bem interessante para a geração de leads, porque na hora de criar um anúncio você pode definir o público que vai ser impactado por ele, além de escolher para quais localidades ele vai aparecer.

Dessa forma você consegue trabalhar com uma estratégia de expansão de mercado também, onde você poderá alcançar pessoas de diversas regiões que podem se interessar pelo seu produto.

Quais Recursos Usar para Captura de Leads no E-Commerce?

No mundo digital existem diversos recursos que podemos utilizar para fazer com que a nossa estratégia de geração de leads seja bem sucedida. A seguir indicamos os melhores recursos que geralmente existem nos sistemas de lojas virtuais para você utilizar na sua estratégia.

Formulários de Contato

Na hora de gerar novos leads para o seu negócio, você vai precisar captar os dados dessas pessoas para assim poder qualificá-los no seu funil de vendas, e o melhor jeito de fazer isso é criando formulários de contato.

Com os formulários, você pode adicionar vários campos para adquirir as informações mais importantes para o seu processo de vendas de forma simples e prática.

Este formulário pode ser colocado na sua loja virtual, ou você pode criar uma página especial para isso. Caso você opte pela segunda opção, tente sempre oferecer algo em troca, como um material rico ou um cupom de desconto para motivar o lead a preencher o formulário.

E-Mail Marketing

Por mais que muitas pessoas acreditem que este canal já morreu, elas não podem estar mais enganadas. O e-mail marketing segue firme e forte, possuindo diversas pessoas no mundo todo que ainda o utilizam, fazendo com que seja um ótima forma da sua loja se comunicar.

Um ponto extremamente positivo do e-mail marketing é que, diferente das redes sociais, as suas comunicações são enviadas para todas as pessoas que estão na sua lista de assinantes, fazendo com que o seu alcance nessa ferramenta seja muito maior.

Além disso, é a partir do e-mail marketing que podemos segmentar as mensagens enviadas, de forma que conseguimos utilizar os dados dos nossos clientes para criar comunicações mais personalizadas, que foquem em seu produto de interesse.

Pop-Ups Na Loja Virtual

Os pop-ups são um ótimo recurso para utilizar na loja virtual, principalmente aqueles que aparecem de acordo com um comportamento que o cliente tem, como, por exemplo, quando o cliente faz um movimento com o mouse para sair da loja.

Nesse momento você pode acionar um pop-up que ofereça algo para manter o usuário dentro da loja, ou para fazê-lo virar um lead.

Você pode por exemplo, colocar um formulário bem simples, com no máximo dois campos, pedindo para ele se inscrever na newsletter da sua loja virtual para que ele receba em primeira mão as novidades e promoções da loja.

Outra tática que você pode fazer é oferecer um cupom de desconto na primeira compra que ele realizar. Dessa forma você estará rapidamente gerando um lead e já o convertendo em cliente!

Landing Pages

As landing pages são páginas avulsas criadas com o objetivo de gerar um lead ou convertê-lo em cliente. Elas geralmente são utilizadas para oferecer algum material rico para o usuário.

Você pode ter quantas landing pages quiser na sua estratégia de geração de leads, e até realizar alguns testes A/B para ver os modelos que mais geram leads para o seu negócio. O importante é que ela atinja o resultado.

Ao criar uma landing page, é importante se atentar a identidade visual utilizada, sempre mantenha a mesma do seu negócio, assim como o material rico que precisa ser algo muito atrativo para o seu lead. E por fim, confira se o seu formulário está bem configurado e com a quantidade ideal de campos.

Como Fazer a Nutrição dos Leads no E-Commerce?

A nutrição de leads é quando aplicamos algumas estratégias que qualificam o lead e fazem ele se interessar em adquirir um produto da sua loja virtual. Para montar essa estratégia, separamos abaixo alguns passos simples que você pode seguir para criar uma nutrição de leads assertiva.

1. Defina o seu Perfil de Cliente Ideal

Para começar a sua estratégia de nutrição de leads com o pé direito, o primeiro passo que você deve seguir é a definição do seu perfil de cliente ideal, ou a sua persona.

Para fazer isso você deve se basear em dados reais, então procure os clientes que você mais gostou de vender e percebeu que eles ficaram bem satisfeitos com o seu produto. Geralmente, esse cliente é aquele que sempre recomenda a sua loja para amigos e familiares, além de comprar de forma recorrente.

Depois de ter escolhido quem é esse cliente, procure as informações básicas dele, como sexo, grau de escolaridade, idade e que tipo de problema o seu produto ajudou ele a resolver. Com isso em mãos você pode criar um perfil do seu cliente ideal, onde você juntará todas essas informações em um documento, para guardá-lo e depois utilizar na sua estratégia de nutrição de leads a fim de poder qualificar os leads gerados.

2. Segmente seus Leads

Depois de ter definido o perfil da sua persona ideal, chegou o momento de mexer um pouco com os dados que foram coletados na geração de leads.

Neste passo, você deverá analisar os dados coletados e identificar semelhanças entre os leads, para que assim você possa dividi-los pelas suas características parecidas. Você pode, por exemplo, criar uma lista de leads que tenham interesse na categoria de roupas da sua loja, e outra lista com leads que se interessam pela categoria de sapatos.

3. Defina o Material que Vai Ser Enviado

No terceiro passo, você vai definir o que será enviado para esse lead de forma que ele se engaje e tenha mais interesse nos seus produtos. Para realizar isso, você vai olhar para a sua persona ideal, e verificar o que ela mais valoriza no seu negócio.

O seu lead pode valorizar um material com dicas de como se vestir melhor, ou até mesmo um cupom de frete grátis quando ele mora em um local mais distante. O importante aqui é definir o que esse lead vai gostar de receber e começar a estruturar uma jornada de comunicação consistente.

4. Comece a Criar os Materiais

Depois de ter definido a sua persona ideal, de ter segmentado os seus leads e definido o material que ele mais gostará de receber, chegou o momento de começar a criar todos os recursos que vão fazer parte da sua estratégia de nutrição de leads.

Agora você vai junto com o seu time criar suas landing pages, formulários, modelos de e-mail e materiais ricos para chamarem atenção do seu público e qualificar os seus leads.

5. Acompanhe os Resultados

Com tudo montado e no ar, você pode criar uma rotina diária para estar acompanhando a sua estratégia de nutrição de leads e verificar se ela está trazendo os resultados esperados para a sua loja virtual.

Caso os resultados não estejam sendo alcançados, você não precisa se desesperar! Basta revisar a estratégia e fazer as mudanças necessárias para que ela alcance os objetivos traçados!

Agora que você já aprendeu sobre como gerar leads, chegou o momento de saber como criar um funil de vendas que ajude o seu negócio a crescer!