A cada dia, o e-commerce vem se tornando preferência de compra por parte dos consumidores, justamente pela facilidade de variedade de produtos, preços mais baixos e entrega rápida. Por isso, a concorrência também vem acompanhando esse crescimento e qualquer estratégia é bem-vinda para se destacar.

Se você possui uma loja virtual ou pensa em criar um negócio, precisa entender que montar catálogo de produtos é a primeira estratégia para ir em busca do sucesso no ambiente digital. Pensando nisso, criamos esse artigo para mostrar como escolher a melhor plataforma, quais são as vantagens, entre outros pontos. Confira!

A importância de escolher uma boa plataforma

A plataforma, nesse caso, será a grande estrela de toda a montagem do seu catálogo de produtos. Ela será como uma vitrine. Por isso, você precisa tirar explorar todo seu potencial para manter suas mercadorias em exposição da melhor forma possível. Confira alguns pontos para entender ainda mais a importância dessa plataforma.

Layout customizável

Esse é um ponto fundamental que tem grande importância quando for definir uma plataforma para a sua loja virtual. A aparência do seu negócio é um dos primeiros aspectos que sua audiência observa. Por isso, escolher por plataformas que ofereçam um layout completamente personalizável é essencial para deixar a loja virtual com a identidade da sua marca.

Além de atraente, o design deve ser útil para o usuário. Não adiantará em nada apresentar um site visualmente encantador, mas que dificulte a sua jornada de compra dentro da ferramenta. Então, pense também em usabilidade.

Otimização para buscadores (SEO)

Ao conquistar um bom posicionamento no Google, você garante que sua loja seja encontrada nos resultados orgânicos. Escolha uma plataforma que já ofereça alguns recursos de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca. Só esse ponto já precisa de um trabalho à parte, requerendo um bom planejamento de marketing digital

Outro detalhe bastante considerado pelo Google é a otimização para dispositivos móveis. Por isso, é necessário que a plataforma possua essa característica. Esse ponto se torna imprescindível justamente pela alta usabilidade desses aparelhos móveis e isso não pode ser um empecilho na exibição dos produtos.

Como a plataforma ajuda no gerenciamento do catálogo

Agora que você já entende o que uma plataforma deve apresentar para que o seu catálogo de produtos seja considerado atraente e funcional, precisamos falar sobre como de fato essa ferramenta ajudará o seu negócio a atingir o seu principal objetivo: vender!

Categorização por tamanho

O tamanho é uma importante tag que os consumidores costumam utilizar no momento de procurar pelos produtos. Essa função é mais utilizada, principalmente, por e-commerces de roupas, já que as dimensões mudam de peça para peça.

Categorização por cores

Se seu catálogo de produtos oferecer mais de uma cor da mesma mercadoria, você poderá adicionar tags que facilitem a busca dos usuários.

Quais as vantagens de montar um catálogo de produtos

Você já viu que uma boa plataforma é importante na montagem de um catálogo e, claro, na exibição dos seus produtos. Por isso, mostraremos quais são as principais vantagens de trabalhar nessa estratégia para atrair e aumentar as vendas da sua loja virtual.

Saia na frente da concorrência

Ficará nítido que sua empresa está investindo para oferecer o melhor serviço e produtos para o consumidor, além de proporcionar uma boa experiência de uso aos visitantes. Isso pelo simples fato de os produtos estarem organizados de forma atraente e funcional.

Além disso, a catalogação dos produtos pode ser usada para destacar quais são os produtos mais vendidos por tipo da mercadoria, tamanho e cores. Esse passo pode parecer simples, mas ajudará o consumidor a visualizar quais são os destaques da sua loja virtual, além de despertar o interesse e colaborar para o aumento do ticket médio.

Utilização de imagens de alta qualidade

Já falamos em design atraente com funcionalidade, certo? Provavelmente algumas vezes, mas isso não é à toa. A boa experiência de uso se baseia em muitos pontos como: boa navegabilidade, boa legibilidade das descrições, entre outros.

As imagens que representam os produtos devem ter uma excelente qualidade. Para isso, normalmente elas precisam apresentar alta resolução. Portanto, a plataforma deve suportar sua inserção, sem perder a velocidade de carregamento das páginas.

Criação de formulários para produtos esgotados

Dependendo da oferta, um produto pode acabar tão rápido que não é possível fazer a reposição em tempo hábil. Outra situação é o teste de aceitação, quando você lança um produto na tentativa de avaliar se os usuários realmente tem interesse. Essas situações são ideais para criar formulários para entender ainda mais o comportamento do consumidor em relação ao produto.

Além de ajudar a medir o interesse, eles mostrarão quais pontos devem ser melhorados tanto na apresentação quanto na composição dos produtos.

O que não fazer ao montar catálogo de produtos

Agora que você já está convencido do que realmente é preciso criar ou aprimorar a apresentação dos produtos do seu e-commerce, falaremos sobre o que não deve ser feito no momento da montagem do seu catálogo.

Deixar o estoque com rupturas

De forma geral, a ruptura pode ser entendida como “produtos em falta”, mas pode ser mais grave que isso. Evite correr o risco de vender os produtos sem estoque no sistema. Prefira informar sua indisponibilidade do que ter que entrar em contato com o cliente para, além de quebrar sua expectativa, ter que estornar a compra.

Má categorização

A função principal do catálogo de produtos é operar como uma curadoria e mostrar para os consumidores todos as mercadorias disponíveis, dividindo-as em categorias. Existem, é claro, produtos que se encaixam em mais de uma categoria, como os tablets que são considerados eletrônicos e leitores digitais. Ainda assim, procure utilizar categorias limitadas para um mesmo produto a fim de não confundir seus consumidores.

Montar catálogo de produtos é fundamental para que sua loja virtual se torne relevante para os consumidores. Ao garantir uma apresentação visualmente agradável e funcional, você aumenta as possibilidades de conversão e satisfação dos seus clientes.

Gostou do nosso artigo? Se você está começando ou procurando uma nova plataforma para sua loja virtual, entre em contato conosco!