Aprenda como fazer um bom branding para o seu e-commerce
Por Marco Wink
|Publicado em 25/11/2018
|Atualizado em 20/08/2021
|1051
|0

Não é fácil criar uma marca que consiga se destacar, ainda mais no mercado competitivo e multicanal da era da informação. Existem cerca de 24 milhões de lojas virtuais no mundo, então como garantir que o seu e-commerce seja uma página confiável, conhecida e que instigue o consumidor a retornar?
A resposta para essa pergunta é: por meio de uma marca forte. Se você quer aprender como fazer um bom branding para seu e-commerce, fique atento às informações a seguir.
O que é branding?
Branding é a gestão da marca de uma empresa. Está relacionado a tudo que sua loja virtual faz: o design da embalagem do produto, a presença nas redes sociais, o tipo de atendimento ao cliente que é fornecido etc. Por isso, a chave de um bom branding é apresentar sua empresa de forma que o consumidor consiga se sentir acolhido e representado pela marca.
Para que a estratégia de branding seja efetiva é necessário ter consistência. Os principais elementos que compõem a identidade da loja virtual são:
- tom de voz a ser utilizado em todos os pontos de contato com os stakeholders;
- conjunto de fontes tipográficas que expressa a personalidade da marca;
- paleta de cores, pois cada tom produz um efeito na mente humana. A psicologia as cores é um importante conceito a ser estudado;
- o logo, que é um elemento fundamental e pode tornar a empresa reconhecida quase que instantaneamente.
Como fazer um bom branding?
Quando falamos de branding para e-commerce nos referimos, prioritariamente, à forma como o site é construído, aos conteúdos escritos e à distribuição feita por mídias sociais. Dominar esses itens é imprescindível para o sucesso da loja virtual. Por isso, fique atento aos pontos que apresentaremos a seguir.
Design do website
O design do site precisa comunicar de forma precisa o que o público-alvo quer saber. Cada aspecto do site precisa refletir a identidade, missão e proposta de valor da empresa.
Escolha imagens adequadas, cores coerentes e unique selling points (USPs) que sejam convincentes e apelativos para a buyer persona do seu negócio.
Conteúdo
Conteúdo de qualidade é a chave para posicionar sua empresa como referência e autoridade no segmento de atuação. Marcas fortes respondem às dúvidas e dores da audiência constantemente. Invista em um blog e o mantenha atualizado.
Ações nas mídias sociais
É o canal em que são criadas as primeiras impressões. E como são elas que geralmente marcam para sempre a jornada de compra do consumidor, é preciso ter todo cuidado. Criar uma boa impressão define como pensarão sobre seu negócio no futuro, além de guiá-los para o site já pensando em comprar ou não.
Como mensurar o sucesso da estratégia de branding?
Além de construir uma marca forte e memorável, é preciso saber como está a sua performance. Para isso, tenha em mente os seguintes indicadores:
- NPS (Net Promoter Score): indica se os clientes gostam da sua loja o suficiente para recomendar para amigos e familiares;
- taxa de crescimento da sua newsletter: aponta se as pessoas querem continuar informadas por meio dos seus materiais;
- repeat purchase rate: mostra se os clientes voltam a comprar do seu site e quantos compram apenas uma única vez;
- taxas de rejeição e tempo de permanência: muitas saídas de página sem nenhum clique podem indicar design pobre, conteúdos insatisfatórios e uma marca fraca.
Saber como fazer um bom branding para o e-commerce é a maneira ideal de garantir uma presença cativa na mente do consumidor e transmitir a mensagem da marca emocionando e impactando a audiência.
Quer vender e faturar muito no mercado digital? Então, confira também nosso outro post e veja se, além de uma marca forte, você já tem todos os componentes para a construção de uma loja virtual bem-sucedida.
Parabéns pelo artigo Marcio…Em nosso caso, unificamos o estoque de nossa loja virtual com outras 3 lojas físicas que possuímos… Só que encontramos um problema de logística… Acontece de um mesmo pedido na loja virtual conter 3 produtos, e estes 3 produtos estão um em cada loja física, no estoque… Isso nos causa problemas e maiores custos para enviá-los separadamente ou reuni-los, para que seja enviado de uma única vez…. Poderia sugerir algo ou opinar sobre uma solução? Obrigado