Black Friday é um dos maiores eventos do comércio, onde tanto o lojista quanto o cliente ficam engajados em oferecer e encontrar preços mais atrativos para comprar os mais variados itens.

Ela surgiu nos Estados Unidos, durante uma crise financeira em 1869, e acabou fazendo tanto sucesso que perdura até os dias de hoje. No Brasil, a Black Friday surgiu em 2010, onde apenas 50 lojas virtuais nacionais participaram, mas o experimento acabou dando certo e virando uma febre entre os brasileiros.

O evento acabou evoluindo, e hoje no Brasil, a Black Friday, que deveria durar só um dia, geralmente dura o mês inteiro nas lojas que não querem perder a oportunidade de realizar mais vendas no fim do ano.

Por conta disso, a data é quase um evento obrigatório para os lojistas participarem, porque praticamente todos os setores se beneficiam desse momento, onde o consumidor está com uma alta tendência de comprar, e o lojista só precisa caprichar nas promoções.

Para fazer isso é fundamental saber sobre como vender mais na Black Friday, que é o tema principal deste artigo, onde vamos mostrar a você os benefícios dessa data, como preparar a sua loja virtual e que estratégias implantar nesse momento para estourar as suas vendas! Vem com a gente e confira dicas valiosas para o seu negócio se dar bem na data!

Qual a importância de participar da Black Friday?

Você já sabe que a Black Friday é um dos maiores eventos do comércio, e só esse fato já seria o suficiente para você participar. Por ser um grande movimento, os seus maiores concorrentes vão estar aplicando promoções atrativas para os seus clientes, que vão preferir comprar deles por conta das opções diferenciadas de preço.

Além disso, essa é uma data muito conhecida pelo público em geral, que aguarda ansiosamente por este momento. Muitas pessoas se planejam para isso, e guardam dinheiro ou reservam uma parte do limite do cartão de crédito só para aproveitar as promoções da Black Friday e comprar nesse momento.

Segundo um estudo feito pela unidade de pesquisa da UOL, 64% dos consumidores costumam ficar mais atentos aos anúncios da Black, o que mostra que grande parte do público tem interesse em comprar, e pesquisam mais para poder adquirir seus produtos nas lojas que oferecem a melhor promoção.

Por conta desses itens, e de outros que vamos falar no próximo tópico, que é importante participar desse evento, e investir um pouco do seu tempo para aprender a como vender mais na Black Friday, e assim aproveitar o melhor que essa data pode trazer ao seu negócio!

Quais são os benefícios da Black Friday?

A Black Friday é um evento que traz diversos impactos positivos para os lojistas, que podem aproveitar que o cliente está mais engajado para oferecer promoções assertivas que ajudem a aumentar as vendas feitas nesse período.

A seguir mostramos a você os principais benefícios que a sua loja virtual pode usufruir ao participar da Black Friday.

Seu negócio evolui mais rápido

Para conseguir vender bastante na Black Friday, o lojista precisa preparar a sua loja, treinar sua equipe de atendimento e manter um bom gerenciamento do estoque para que tenha produtos disponíveis no site.

Toda essa movimentação e preparação ajuda a evoluir o seu negócio, pois nesse momento você estará aprendendo e aplicando novas táticas de forma mais rápida, que ajudará o seu negócio a crescer rapidamente no mercado e deixá-lo mais competitivo frente a concorrência

Atrai novos clientes para o seu negócio

A Black Friday é uma ótima oportunidade para trazer novos clientes ao seu negócio e trabalhar estratégias para torná-los consumidores fiéis. Esse é um momento em que o cliente está mais atento às promoções praticadas pelos lojistas, então ele também vai se empenhar na procura por novas lojas que vendem o produto que ele deseja adquirir.

Tem acesso a condições diferenciadas dos fornecedores

Na época da Black Friday, os seus principais fornecedores também podem estar trabalhando com promoções neste momento, e oferecendo descontos nos produtos ou condições diferenciadas de pagamento.

Você pode aproveitar essa data para abastecer o seu estoque com produtos que podem ter uma margem de lucro maior para o seu negócio, fazendo com que mesmo após a Black Friday, eles geram bastante lucro para a sua loja virtual.

Como preparar a loja virtual para a Black Friday?

Para que o seu negócio consiga ter uma Black Friday com muitas vendas, é necessário se planejar para a data. Existem diversos fatores importantes para se pensar e aplicar no evento, e vamos explicar mais sobre eles nos tópicos a seguir.

Crie as promoções com antecedência

É importante se planejar para a data com um mês de antecedência, e já ir pensando nas promoções que você oferecerá na sua loja virtual no mês de novembro. Para isso, é importante fazer cálculos para ter certeza de que as promoções aplicadas no período realmente façam a sua loja virtual crescer e aumentar o lucro sobre as vendas.

Otimize a sua loja virtual

Outro ponto importante para a Black Friday é preparar a sua loja virtual, para que ela fique atrativa para o cliente e tenha um bom desempenho de carregamento. Durante o evento, ninguém vai querer comprar de sites muitos lentos, então verifique a velocidade de carregamento e invista em recursos para deixá-lo ainda mais rápido.

Ofereça mais opções de pagamento e frete

Pode ser interessante nesse momento oferecer mais opções de pagamentos aos seus clientes, para que cada um deles possa realizar as compras na sua loja virtual utilizando o meio de pagamento preferido para compras online.

Também é importante pensar na oferta de condições diferenciadas de frete, já que ele pode ser um dos principais motivos de carrinhos abandonados na sua loja virtual. Tente deixar o frete mais atrativo no seu e-commerce, mesmo que o frete grátis não seja uma boa opção no momento, a sua loja sempre pode oferecer outras modalidades de entrega.

Prepare seu estoque

Realizar uma gestão mais eficiente no estoque nesse momento também é importante para evitar que seu cliente compre um produto que não tenha no estoque. Clientes frustrados é o que você menos precisa nesse momento, então faça um bom gerenciamento do estoque e pense na possibilidade de utilizar sistemas que o integrem a plataforma da sua loja virtual.

Treine toda a sua equipe

E por último, é fundamental que você treine muito bem a sua equipe de atendimento, pois nesse momento de mais vendas pode ser que a sua loja receba um número maior de contatos de clientes com alguma dúvida.

Portanto, prepare o seu time para que ele seja capaz de resolver qualquer problema dos clientes da melhor forma possível, com bastante empatia e compreensão, para que o cliente saia totalmente satisfeito do atendimento.

Como vender mais na Black Friday?

Para vender bastante na Black, é importante aplicar as estratégias certas, que sejam atrativas e sirvam de gatilho mental para o seu cliente. A seguir mostramos a você as melhores práticas para implantar na estratégia da sua loja virtual, e assim conseguir vender mais nessa data

1. Crie pré-campanhas para antecipar as vendas

Você sempre pode antecipar as promoções da Black, e começar a aplicá-las no começo do mês como um esquenta Black Friday. Muitas lojas fazem essa estratégia para aumentar o lucro das vendas antes mesmo da data chegar, sendo uma boa forma de promover um maior giro de caixa.

2. Utilize estratégias de Upsell

Upsell é uma prática em que você oferece ao seu cliente produtos complementares ao que ele está comprando, ou opções melhores e mais caras do que o produto que ele tem interesse. Isso ajuda a aumentar o ticket médio das suas vendas e promover um maior giro de estoque, já que seu cliente pode estar comprando cada vez mais.

3. Trabalhe com descontos reais

Não pratique a Black Fraude na sua loja virtual. Essa prática consiste em aumentar o preço dos produtos para depois vendê-los pelo seu preço normal na Black. Os consumidores já estão bem familiarizados com essa prática, e podem fazer uma divulgação bem negativa das lojas que a praticam. Portanto, sempre faça descontos reais para deixar a sua loja com uma boa reputação.

4. Foque nos seus produtos mais procurados

Sabe aquele produto que foi o mais procurado na sua loja durante o ano todo? É esse produto que você deve focar em criar as promoções mais atrativas durante a Black Friday, porque aquele cliente que não comprou ele durante o ano, é porque estava esperando para comprar nesse momento com desconto. Então aproveite esse movimento, e crie ofertas atrativas para ele.

5. Utilize a contagem regressiva nas promoções

Uma ótima estratégia para implantar na sua loja virtual, é colocar um relógio que mostre uma contagem regressiva para as promoções. Isso dá a sensação de urgência no seu cliente, que vai querer aproveitar a promoção e comprar antes da contagem chegar ao fim.

Agora que você sabe como vender mais na Black Friday, confira 15 estratégias infalíveis para aumentar as vendas da sua loja virtual!