Nos últimos anos, o empreendedorismo tem se mostrado uma oportunidade de trabalho cada vez mais popular entre os brasileiros. Se você também quer aproveitar esse momento favorável para empreender no Brasil, mas sente que talvez não esteja financeiramente preparado para tanto, continue conosco! O post de hoje foi escrito para você.

A seguir, você vai conhecer 5 formas de empreender sem dinheiro. Ou seja, tipos de empreendimento com ótimo potencial de retorno que, no entanto, não exigem um grande capital de investimento. Confira!

5 sugestões para empreender sem dinheiro

A ideia de empreender com pouco ou nenhum dinheiro é aproveitar-se de um talento que você já tem ou pensar em estratégias que permitam cortar custos comuns ao administrar uma empresa, como o aluguel de um ponto comercial, as taxas de franquia, a contratação de funcionários etc. Veja nossas 5 sugestões!

1. E-commerce

Nossa primeira sugestão de investimento barato é abrir uma loja virtual. No comércio eletrônico, você vende produtos ou serviços pela internet e não limita o campo de atuação do seu negócio apenas à sua cidade. Além disso, essa modalidade de comércio oferece bastante economia em questões relacionadas à estrutura.

Se você gosta da ideia de ter uma loja virtual, saiba que o momento é favorável. O mercado brasileiro de e-commerce cresce todos os anos e cada vez mais os brasileiros se sentem à vontade com a ideia de fazer compras on-line.

2. Ensino

Se você gosta de ensinar ou acredita que é uma pessoa bastante didática, as aulas particulares podem ser uma boa saída. Em geral, contrata-se aulas particulares de reforço escolar ou de línguas estrangeiras. Pense sobre o que você se daria bem ensinando e divulgue seus serviços nas saídas de escolas e cursinhos.

As aulas podem ser dadas na casa dos clientes, de modo que você não precisará gastar nada com a estrutura do seu negócio. Além disso, no caso do reforço, o material didático utilizado pode ser as próprias apostilas ou livros utilizados pelo aluno na escola.

3. Organização de eventos

Muita gente tem vontade de promover eventos, como festas infantis ou confraternizações de empresa, mas não sabe como organizá-los. É aí que você entra! Você será responsável pela contratação de todos os serviços e por gerir todos eles, garantindo que as festas sejam adequadas ao público e cumpram bem o seu papel de entretê-lo.

Essa sugestão é para quem é muito organizado e caprichoso. A principal vantagem é que tudo que você precisa é ter contatos e estabelecer parcerias com fornecedores, para garantir a qualidade do seu serviço — e quem sabe até um descontinho.

4. Revisão de textos acadêmicos

Uma opção para quem gosta bastante de ler e escrever e entende de língua portuguesa. Você atenderá principalmente alunos de ensino superior prestes a entregar seus trabalhos de conclusão de curso. Sua missão será corrigir os erros gramaticais, formatar os textos de acordo com as normas acadêmicas e dar sugestões de melhoria da escrita.

É um trabalho que você pode fazer sem sair de casa e mesmo a entrega do serviço pode ser feita pela internet.

5. Cuidado de animais

Se você gosta de animais domésticos, essa pode ser uma ótima opção. Muitas pessoas têm cães e gatos, mas nem sempre dispõem de tempo para cuidar deles. Ou precisam viajar e não têm com quem deixá-los. Nesses casos, você pode oferecer serviços de passeio ou de hotel para bichos.

Ambas as opções não exigem investimento inicial de material ou de estrutura e, enquanto tiver poucos clientes, você terá como dar conta de tudo sozinho.

Qual dessas sugestões você achou que é mais a sua cara? Se alguma delas o interessou, não deixe para depois, busque agora por mais informações, faça uma pesquisa de mercado e realize o sonho de ter um negócio próprio.

Acha que os seus amigos também querem descobrir como empreender sem dinheiro? Então, não deixe de compartilhar o post de hoje nas suas redes sociais.