Algumas vezes começamos a falar sobre assuntos nos quais estamos tão fixados que paramos de nos preocupar se os nossos interlocutores estão interessados na conversa ou mesmo se estão nos ouvindo. Esse é o tipo de erro que a sua loja virtual não pode cometer na relação com os clientes!

Felizmente, há uma estratégia perfeita para fazer a sua marca falar a mesma língua que o seu público-alvo e conseguir mantê-lo interessado e engajado. Hoje explicamos de forma simples do que se trata o marketing de conteúdo e apresentamos também as 4 principais vantagens que ele trará para a sua loja virtual. Confira!

Como funciona o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é o nome dado à estratégia de marketing que se baseia na produção e disponibilização de conteúdo relevante e gratuito na internet para estreitar o contato do consumidor com o seu negócio.

Por “conteúdo relevante”, entende-se qualquer material textual ou audiovisual que se relacione com as necessidades e curiosidades do seu público-alvo. Em outras palavras, em vez de produzir textos que falem repetidamente sobre o seu produto ou serviço, o marketing de conteúdo oferecerá um material especializado nos assuntos que são do interesse do seu consumidor em potencial.

Essa estratégia parte da compreensão de que há conteúdos diferentes para cada etapa da jornada de compra: alguns textos terão como objetivo atrair mais visitantes, outros a convencê-los da importância de determinado produto e serviço e, só então, materiais voltados para apresentar as soluções que sua loja tem a oferecer.

Que vantagens ele traz para o e-commerce?

O conceito de marketing de conteúdo em si talvez não deixe clara a sua importância para o e-commerce. Afinal, que vantagens a produção de conteúdo gratuito trará ao meu negócio? Pensando nisso, explicamos também os 4 principais benefícios dessa estratégia. Veja só!

1. Melhora o ranqueamento no Google

A internet é como uma feira lotada e muito barulhenta. Sendo assim, vende mais o quitandeiro que gritar mais alto. Para se tornar audível na internet, ou melhor, para aumentar a visibilidade do seu negócio em meio a tantos outras lojas com produtos ou serviços parecidos, o que você precisa é aparecer antes dos concorrentes nos motores de busca.

O marketing de conteúdo produz materiais que não apenas sejam mais interessantes para os visitantes do seu site, como também pareçam ser mais relevantes de acordo com os critérios de sites como o Google. Desse modo, a sua loja virtual aparecerá acima das outras nas buscas.

2. Otimiza o conteúdo da sua loja

Para que o Google acredite na credibilidade dos conteúdos, uma estratégia de marketing de conteúdo seleciona temas atuais e populares a partir de um estudo dos assuntos e palavras-chave mais buscados.

3. Aumenta o tráfego do seu site

Os clientes de e-commerce descobrem novas lojas virtuais ao buscar no Google pelos produtos nos quais estão interessados. Nesse momento, aparecem diversos sites diferentes e suas ofertas. O marketing de conteúdo lhe dará novas oportunidades de acesso, pois sua loja será encontrada também nas buscas pelos assuntos de interesse do seu público-alvo, deixando-a um passo à frente da concorrência.

4. Motiva o engajamento do consumidor

Outra vantagem importantíssima do marketing de conteúdo é sua capacidade de facilitar a geração de leads, ou seja, estabelecer contato com os visitantes do seu site para poder transformá-los em consumidores no futuro.

Afinal, uma vez que o seu público-alvo se interessa em visitar a sua loja virtual pelo conteúdo gratuito que ela oferece, será muito mais fácil de capturar o e-mail de clientes em potencial, já que terão vontade de se manter em contato com a sua loja e aprender mais sobre os assuntos que os interessam.

Perceba que todas essas vantagens estão relacionadas umas com as outras. Isso porque um marketing de conteúdo bem-feito é capaz de, ao mesmo tempo, atender às exigências dos motores de busca e às expectativas de um consumidor curioso, que busca conhecimento para solucionar seus problemas e também entender melhor o funcionamento de um determinado produto ou serviço.

Agora que você sabe como o marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio, conheça também 6 dicas que deixarão sua estratégia ainda mais poderosa e aumentarão as suas vendas no e-commerce.