Nos últimos anos, muitas mudanças tecnológicas ocorreram e influenciaram diretamente na forma como as empresas trabalham o marketing. Isso veio a facilitar muitas coisas, mas é claro que não de forma tão simples, pois quando se trata de e-mail marketing, deve-se seguir as práticas corretamente e ter certo cuidado para não desperdiçar seu tempo e sua comunicação cair na caixa de spam.

Com o surgimento das redes sociais, muitas pessoas acharam que o e-mail seria deixado de lado. Mas não ocorreu dessa forma, afinal, ele é uma ferramenta que passa mais formalidade que as demais redes e demonstra ter um compromisso maior com o consumidor.

Quer saber quais são as vantagens de utilizar uma estratégia de e-mail marketing para seu e-commerce? Continue a leitura e entenda melhor como funciona essa ferramenta.

1. Fidelização de clientes

Ao começar uma loja virtual, é importante estar atento ao funil de vendas, para que você saiba tratar seu cliente de forma correta fazendo com que ele continue comprando seus produtos e, além disso, que ele indique sua loja para outras pessoas. Vendo qual etapa do funil seu cliente se encontra você o “conquistará” de forma mais fácil, afinal, vai oferecer a ele exatamente o que ele buscava.

2.  Relação custo-benefício

Uma dúvida frequente de muitos empreendedores é se o e-mail marketing tem um custo? Sim, ele tem seu custo, mas não desanime, pois é um custo bem mais baixo que a mídia tradicional.

Normalmente, são cobrados alguns centavos para cada clique ou envio, um preço bem mais acessível do que qualquer outro meio de comunicação, principalmente para quem está começando seu negócio digital e não tem muito dinheiro para investir em anúncios para TV, rádios etc.

É válido pensar que o investimento em e-mail marketing trará resultados rápidos se você utilizar da maneira correta com a base de clientes da sua loja virtual.

3. Aumento da taxa de recompra

Para atrair ainda mais o consumidor a voltar comprar no seu e-commerce, é importante não ignorar a taxa de recompra. E para investir nesse engajamento, não precisa necessariamente ter um grande investimento, você pode usar produtos complementares ao que seu cliente comprou para estimular a recompra ou até mesmo criar cupons de descontos alguns dias ou semanas após o pedido chegar à casa do cliente.

4. Criação de relacionamento com o cliente

Para fazer seu negócio crescer, você precisa primeiramente mostrar segurança na sua loja virtual. As pessoas sempre dão importância a essa parte, afinal, ninguém quer comprar em um site que não te dê uma garantia de que o produto chegará perfeitamente e como desejado.

Saiba se colocar no lugar do seu cliente, dessa forma você certamente não será inconveniente. Deixe que o consumidor faça as coisas no seu tempo e não tome a decisão de compra por pressão. No entanto, é essencial ter qualidade no atendimento ao cliente, essa será a melhor forma de manter esse relacionamento de forma que traga benefícios tanto ao consumidor quanto ao empreendedor.

Como você viu acima, existe uma série de vantagens em usar uma estratégia de e-mail marketing para a comunicação do seu e-commerce. Se feita da maneira correta, sem o envio abusivo de e-mails e construindo a sua própria base ao invés de comprar uma lista, por exemplo, os resultados virão rapidamente.

Gostou das nossas dicas sobre e-mail marketing? Conheça também razões para investir em marketing digital na sua loja virtual e otimize os resultados da sua loja!