Tem vontade de montar o próprio negócio, mas tem medo de empreender? Isso é normal, mas não é preciso deixar que esse sentimento seja um empecilho para começar. Se você tem uma ideia capaz de levar boa proposta de valor ao mercado, possivelmente ela dará certo. No entanto, antes é preciso criar o ambiente favorável.

No post de hoje, vamos dar sugestões de como aumentar a confiança em si mesmo e em seu projeto futuro e mostrar como colocá-lo em prática. Boa leitura!

Como se livrar do medo empreender?

Já que nem sempre é difícil se libertar do medo total, siga em frente com medo mesmo, logo ele passa. Muitas vezes, precisamos do primeiro passo para nos livrar de temores como fracasso e insegurança. Esse passo inicial pode ser o planejamento e a pesquisa relacionada, por exemplo, ao campo de atuação, ao público-alvo, à concorrência e aos fornecedores da área em que você planeja atuar.

É tanta coisa que nem sobra tempo para sentir medo quando se está focado em encontrar uma solução. Buscar conhecimento sobre todo o universo ao redor de seu projeto vai ampliar seus horizontes e apontar o caminho a seguir.

Em quais pontos focar para aumentar a confiança?

Em linhas gerais, será preciso: elaborar um planejamento, organizar a vida financeira, obter aconselhamento com profissionais, capacitar-se, entre outros pontos. Vamos às dicas:

Avalie seus medos

O medo evita que nos coloquemos em situações de risco. Trata-se de uma sensação capaz de nos preparar e nos questionar sobre os passos seguintes. Muitas vezes, o medo nos protege de traumas e sofrimentos, mas ele também pode nos fazer perder oportunidades, principalmente se não soubermos identificá-lo.  

Por isso, é indispensável saber o que realmente nos traz temor. É a possibilidade de ficar sem recursos? De fracassar? De perder o respeito dos amigos e parentes? A partir daí, é possível avaliar se o medo está relacionado a um risco natural ou à falta de autoconfiança. Então, avalie que possibilidades tem para vencê-lo e quais alternativas seguir.

Não espere pelo tempo certo

Não existem condições perfeitas para abrir o negócio. Se você esperar por elas, pode perder tempo ou outra pessoa pode aparecer com uma ideia semelhante. No entanto, é possível definir um momento oportuno e coerente para começar, como uma época em que há mais procura pelo produto ou serviço oferecido.

A chave para o sucesso aqui é encontrar uma oportunidade de mercado consistente, que dará base ao empreendimento.

Organize sua vida financeira

Se você inicia um negócio com dívidas pessoais, as chances de as dívidas só aumentarem é grande. Por essa razão, é extremamente necessário ter um controle de gastos e aquisições eficientes. Além disso, é preciso avaliar os recursos com que conta antes de iniciar a jornada e se planejar bem.

Busque aconselhamento profissional

Quando um futuro empreendedor se vê à frente de uma grande oportunidade ou ideia e está com medo, é fundamental procurar conselhos de outros profissionais. Você pode escolher entre um profissional capacitado em prestar consultorias ou escolher alguém que admira e confia para ajudá-lo nesse momento.

Opte por uma pessoa que possa servir de exemplo, alguém que venceu um desafio ou que encontrou uma ótima solução face às necessidades. Pergunte como venceu o medo e tente se espelhar nele para fazer o mesmo.

Seja otimista

Obstáculos vão surgir, mas não é bom se deixar abater. Mesmo se houver desconfiança sobre o sucesso do empreendimento, lembre-se de que, no começo, ninguém está perfeitamente preparado. Daí a necessidade de manter os pés no chão, não acumular obrigações além da conta e se comprometer com o negócio.

Porque é importante se planejar?

Voltamos a ressaltar a importância do planejamento. Existem diferentes modelos para adotar, a exemplo do 5W2H e do Canvas, os quais facilitam o entendimento do negócio, dos caminhos a seguir, das metas a definir, entre outros pontos para assegurar a saúde financeira do empreendimento.

Vencer o medo de empreender muitas vezes está ligado ao grau de preparação dos envolvidos e um dos modos de vencê-lo é se preparando e se comprometendo. Boa sorte!

Gostou do que leu? Aproveite e siga nossos perfis nas redes sociais. Lá, partilhamos mais informações interessantes. Acompanhe!