Quando uma pessoa começa a pesquisar a loja virtual para comprar o produto de seu interesse, ela não vê somente o preço, descontos e tipos de frete oferecidos. Por mais que esses fatores sejam importantes na hora da escolha, não é somente eles que definem a decisão final de compra do cliente.

Ao comprar online, o seu futuro cliente quer saber se a sua loja é segura e se ela entrega o que promete, e para ele saber disso ele vai conferir a avaliação da sua loja virtual, para ver a opinião e experiência de quem já comprou de você.

Com essa informação, ele vai escolher se é melhor comprar de você ou do seu concorrente. Por conta disso, é fundamental que o empreendedor preste muita atenção nesse fator, e cuide para que a análise dos seus clientes sobre sua loja virtual seja a mais positiva possível.

Sendo assim, preparamos este conteúdo que mostrará a você como melhorar a avaliação de loja virtual visando manter uma boa reputação do seu negócio, e ajudar você a crescer cada vez mais!

Para que serve a avaliação de loja virtual?

A avaliação de loja virtual nada mais é do que uma métrica que mostra como é comprar no seu e-commerce. Com ela é possível saber o nível de qualidade da sua loja virtual, compreendendo aqui o seu serviço de atendimento, envio de pedidos, qualidade dos produtos e a experiência de compra na sua loja.

Todos esses dados são obtidos através de avaliações positivas e negativas das pessoas que já compraram de você, com o objetivo de mostrar se é confiável ou não comprar os produtos na sua loja virtual.

Ela pode ser obtida no site da loja, em uma seção especial em cada página de produtos que mostra a avaliação geral das pessoas, assim como pode aparecer em marketplaces como o Mercado Livre, em resultados de pesquisas, no Google Meu Negócio e em sites especializados em avaliar a reputação de uma loja no mercado, como o Reclame Aqui.

Ter essa métrica na sua loja virtual é muito importante, pois ajuda a fazer com que as pessoas comprem de você. Uma pessoa que está conhecendo o seu negócio agora e tem interesse nos seus produtos, vai querer saber como é comprar na sua loja, até para conferir se ela é confiável e realmente envia os produtos.

Essa dúvida acontece porque no mundo digital, o comprador pode sofrer diversos golpes no momento da compra, e o mais comum é o da loja falsa, onde depois que o cliente finaliza a compra, ele acaba não recebendo o seu pedido em casa, ou pode ter o seu cartão clonado.

Para não passar por esse tipo de abuso, o consumidor verifica a avaliação da loja virtual para saber se é realmente confiável comprar nela, e se ele estará recebendo o que colocou no carrinho no momento de finalizar a compra.

Além disso, a avaliação é um ótimo recurso para saber qual é a satisfação geral do seu cliente, que é uma métrica importante e muitas vezes difícil de conseguir porque raramente os clientes respondem a uma pesquisa de satisfação. Dessa forma, o lojista pode usar a avaliação de loja virtual para saber se seus clientes estão felizes com as compras feitas!

Quais são as vantagens de usar recursos de avaliação de loja virtual?

A avaliação de loja virtual pode trazer diversos benefícios para a sua loja, pois ela é uma métrica importante que define o desempenho geral do seu negócio, assim como a satisfação que os seus clientes têm de comprar de você.

Por conta disso, separamos abaixo os principais benefícios que a sua loja virtual ganha ao oferecer ao seu público a possibilidade de avaliar o seu e-commerce!

O cliente fica mais confiante em comprar de você

Ninguém gosta de ser o primeiro a fazer algo novo, portanto as pessoas vão gostar de saber do simples fato de que já teve outros consumidores que compraram de você, e gostaram do seu produto e da experiência da sua loja. Isso deixa elas mais confiantes em realizar uma compra, pois elas vêem que as chances de receber o que pediram é mais alta.

Para quem está iniciando um negócio esse fator pode ser um impedimento para conseguir fazer a sua primeira venda, por isso é recomendado que o empreendedor iniciante faça suas primeiras vendas para amigos e familiares, e peça a eles para avaliar a experiência de compra na sua loja virtual de forma sincera. Assim você poderá contar com essas avaliações para atrair mais compradores!

Boa oportunidade para sua loja ver pontos de melhorias

Nem sempre as avaliações de loja virtual vão ser positivas, pois pode acontecer de um cliente não gostar do serviço oferecido na primeira compra, e usar o espaço das avaliações para reclamar sobre isso.

Entretanto, as reclamações não devem ser vistas como algo totalmente negativo, mas sim como uma forma de enxergar onde está errando no seu processo e assim conseguir melhorar sempre! Dessa forma, você conseguirá criar estratégias para otimizar um processo e fazer com que as próximas compras sejam mais agradáveis!

Ajuda a aumentar as suas vendas

Quanto mais avaliações positivas a sua loja virtual receber, maiores são as chances de realizar mais vendas no futuro! Isso acontece porque as pessoas usam as informações contidas na avaliação de loja virtual para verificar a qualidade do envio dos produtos, e a experiência de compra que a loja oferece.

Porém, se você tiver muitas avaliações positivas, isso acaba influenciando diretamente a quantidade de vendas e o ticket médio do seu e-commerce, que podem aumentar consideravelmente conforme o crescimento da satisfação do cliente em comprar de você.

Ajuda no posicionamento da sua página nos resultados de busca

Para quem aplica estratégias de SEO, que são aquelas que ajudam o site da loja virtual ficar posicionado nas primeiras páginas de buscadores online como o Google, ter avaliações pode ajudar a posicionar melhor a sua página nos resultados.

O Google e demais buscadores utilizam diversos fatores que influenciam no posicionamento de um site nos resultados de buscas. Para as lojas virtuais, a avaliação é algo que pode levar o seu site a se posicionar nas primeiras páginas, porque ela mostra a qualidade geral da sua loja, que é uma informação que os buscadores sabem que o público gosta de conhecer.

E ficar bem posicionado nos resultados ajuda para que seus futuros clientes encontrem a sua loja virtual mais facilmente, fazendo com que o número de visitas no seu site aumente consideravelmente!

Como responder as avaliações de clientes na loja virtual?

A forma que você se comunica e se relaciona com seus clientes também podem influenciar na decisão de compra deles! Por isso, uma avaliação de loja virtual sempre deve ser respondida pelo lojista, como forma de agradecer pelo tempo que o cliente investiu em fazê-la.

Segundo uma pesquisa do Review Tracker, 80% dos consumidores acreditam que as lojas virtuais que respondem as avaliações feitas se importam mais com seus clientes. Isso faz com que essa seja uma ótima forma de se mostrar presente e criar laços.

Isso também se aplica às avaliações negativas. Por mais que muitos lojistas possam ficar com um pouco de raiva delas, é importante não respondê-las com grosseira, e sim tentar encontrar um modo de resolver a situação e fidelizar os seus clientes, para assim melhorar a imagem da loja virtual.

Avaliações Positivas

As avaliações positivas são ótimas porque além de mostrar aos seus possíveis clientes que a sua loja oferece uma ótima experiência de compra, ela ainda revela as ações que você faz e que estão dando certo! É nas avaliações positivas que você pode ver o resultado dos esforços investidos no negócio!

Além disso, uma avaliação de loja virtual positiva é basicamente uma propaganda gratuita da sua loja, que chega a impactar o cliente no mesmo nível que as indicações feitas por amigos ajudam na decisão de compra.

Para respondê-la, é importante que o lojista agradeça pela avaliação feita e veja nisso uma oportunidade de aumentar o engajamento do cliente com a marca. Nesse momento, você pode promover mais a sua loja, falando para o cliente sobre uma promoção que está acontecendo, ou tentando manter uma conversa com ele para fidelizá-lo.

Isso se torna algo muito positivo para a reputação do seu negócio, pois mostra ao cliente que tem uma pessoa de verdade por trás da loja e que se importa com o que ele tem a dizer. Quando as pessoas de fora vêem essa interação, podem ficar mais confortáveis em comprar de você, pois sabem que você se importa com seus clientes.

Avaliações Negativas

Já as avaliações negativas são extremamente temidas pelos lojistas, que enxergam elas como um obstáculo para realizar mais vendas. Em muitos casos, uma loja que tem diversas avaliações positivas pode ver suas vendas caírem quando tem uma avaliação negativa.

Mas neste momento é importante se acalmar e ver elas como uma oportunidade de melhorar o seu negócio, e também de mudar a opinião da pessoa sobre sua loja virtual e desfazer a má impressão que ela teve.

Para responder esse tipo de avaliação de loja virtual, o lojista precisa se mostrar simpático e compreensivo. Na conversa, você deve demonstrar interesse em resolver o problema que a pessoa teve na sua loja.

Oferecer um cupom de desconto ou dar algum brinde é algo que pode fazer a pessoa ver o seu negócio com olhos mais positivos. E quando for responder, é importante que isso seja feito publicamente, pois vai mostrar às outras pessoas que você se importa com o cliente, é compreensivo e busca resolver efetivamente a situação.

Ao fazer isso, você pode mudar a opinião da pessoa sobre a sua loja ou, caso não consiga fazer isso, pelo menos mostra que tentou ajudar de alguma forma. Isso deixa as pessoas mais confortáveis em comprar de você, pois tem uma prova de que se algum problema acontecer, vai ser possível resolvê-lo na conversa.

Como usar as avaliações para melhorar a loja virtual?

Tanto as avaliações positivas quanto as negativas podem ajudar o lojista a melhorar o desempenho da sua loja virtual e se manter competitivo no mercado.

As avaliações positivas mostram os locais em que o seu negócio está acertando e que táticas estão trazendo mais resultados. Você pode usar essas informações para aprimorar mais as suas estratégias, e adaptá-las para que elas possam ser aplicadas em outras áreas.

Já as avaliações negativas mostram onde o seu negócio está errando e que processos podem ser otimizados visando trazer uma experiência de compra melhor para o seu cliente. Ao ver elas, você pode pensar em criar um planejamento para melhorar o desempenho da sua loja virtual, e fazer com que as próximas vendas não tenham um problema específico.

Ao analisar as avaliações que a sua loja virtual recebe, você pode aprimorar um procedimento, mudar de fornecedor para um que entrega um produto com uma qualidade melhor e até otimizar a forma que se comunica com o seu cliente. Todas essas ações conseguem fazer o seu negócio crescer no meio digital.

Quais recursos implementar para avaliação de loja virtual?

Agora que você conferiu tudo sobre as avaliações de loja virtual deve estar se perguntando que tipo de recursos são utilizados para adicionar essa funcionalidade no e-commerce.

Para isso, você deverá conferir com a plataforma em que a sua loja virtual foi criada que tipo de soluções ela oferece para as avaliações. Aqui no Simplo 7 nós já pensamos nisso, e oferecemos recursos bem interessantes para a sua loja!

Temos o recurso Compre & Confie que oferece selos e métricas que mostram a reputação da sua loja virtual. Isso é obtido através de dados recebidos de pesquisas curtas que são implantadas em algumas etapas da experiência de compra. Também temos pesquisas de satisfação e selos Ebit, que fornecem mais credibilidade para a sua loja virtual.

Quer ter esses recursos e muitos outros na sua loja? Então vem fazer parte da Simplo 7 e crie o seu e-commerce em questão de segundos!