Enquanto as lojas físicas tendem a disputar o público-alvo com as demais lojas do shopping ou do bairro, o comércio eletrônico — que permite até mesmo vendas para outros países — exige do empresário outra forma de lidar com a concorrência. Por um lado você passa a poder vender para mais consumidores, mas é preciso competir pela sua fatia do mercado com um número muito maior de negócios.

Ao enfrentar esse problema, muitos lojistas não encontram outra solução senão comprometer suas taxas de lucro. Pensando nisso, apresentamos a seguir algumas dicas que vão ensinar você a ter uma loja virtual bem-sucedida apesar da concorrência. Confira!

Conheça a sua persona

Antes de tudo, é muito importante que o seu negócio tenha um foco muito bem delimitado. Para tanto, você deve ter uma imagem bastante clara de quem é o consumidor que os produtos ou serviços da sua marca devem atingir. Isso tornará a avaliação das estratégias da loja mais simples e objetiva.

Você deve criar um personagem que represente o perfil do seu cliente. Na criação dessa persona, é necessário responder algumas questões.

  • Qual é o perfil socioeconômico da persona?
  • Quais são suas metas e os obstáculos no caminho da persona?
  • Como a loja pode ajudar no processo?

Feito isso, você perceberá que muitas das suas dúvidas futuras em relação à gestão do negócio — desde o desenvolvimento ou a escolha do produto até as estratégias de marketing — poderão ser respondidas retornando à persona.

Destaque os diferenciais da sua marca

Além de analisar o público-alvo, também é preciso identificar bem as principais qualidades do seu negócio — a diversidade de produtos; a inovação dos serviços; o frete gratuito; a facilidade dos métodos de pagamento; a rapidez da entrega etc.

Seja quais forem essas qualidades, não tenha medo de se gabar para a persona. Informações como essas podem fazer a diferença no momento da decisão da compra.

Fidelize os clientes da sua marca

Uma vez que existe um custo envolvido na obtenção de novas visitas e as taxas de conversão do e-commerce são naturalmente baixas, também é muito importante tomar medidas que aumentem as chances de retorno dos clientes.

É claro que a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela sua loja tem um papel fundamental, mas também é necessário investir em um bom relacionamento com o cliente, em estratégias de e-mail marketing específicas para esses leads qualificados e até em promoções exclusivas, que mostrem ao consumidor o quanto a sua marca o valoriza.

Evite a guerra de preços

Praticar preços inferiores aos da concorrência é a primeira ideia que vem à cabeça quando se trata de conquistar o mercado. No entanto, já que você só pode diminuir sua taxa de lucro até determinado ponto, esse acaba se tornando um raciocínio bastante limitado. O que fazer então quando o concorrente abaixar o preço mais ainda?

Vale a pena concentrar-se na confiança que você passa ao cliente. Muitos consumidores vão preferir pagar mais caro se souberem que a experiência de compra na sua loja é mais agradável.

Tenha em mente essas dicas na hora de tomar as próximas decisões de gestão na sua loja virtual e você vai conquistar resultados ainda melhores. Lembre-se sempre que a resposta mais fácil nem sempre é o modo mais eficiente de lidar com a concorrência.

Está precisando de ajuda para se destacar no mercado de e-commerce? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!