Em um país em que o empreendedorismo cresce, saber como criar uma loja virtual tem sido o desejo de muitas pessoas. Para que isso se torne uma realidade concreta, é preciso passar por algumas etapas essenciais. Isso pode demandar tempo, esforços e muita dedicação para aprender mais sobre a gestão de e-commerce.

Colocar um site na internet e começar a vender não é tão difícil, mas não é algo que você fará em um dia. Há muitos recursos e elementos essenciais que precisam ser buscados, ou sua loja será apenas mais uma entre milhões que já estão estabilizadas.

Neste post, mostraremos o caminho para montar uma loja virtual que funcione com uma estrutura mínima e possa realmente gerar lucro. Acompanhe!

O que é preciso para montar uma loja virtual?

Saber como criar uma loja virtual envolve dedicação e atenção a alguns pontos essenciais para qualquer site, mas considerando que estamos falando de um site de vendas. Por isso, entenda o que você vai precisar para começar seu negócio na internet.

Formalização do negócio

Antes de pensar em vender online, considere a formalização da sua empresa. Se a ideia é começar com uma loja virtual grande, se você tem muito dinheiro para investir, então o processo será um pouco mais complexo, principalmente pelo enquadramento tributário. Mas, certamente, essa não será a sua realidade de início.

Como é provável que você inicie com pouco, ter um registro de MEI basta, e isso você consegue fazer sem nenhuma dificuldade no portal do Simples Nacional. Com o CNPJ emitido, você precisará apenas se registrar na junta comercial e também solicitar um alvará na prefeitura da sua cidade.

Plataforma de loja virtual

Com sua loja existindo oficialmente, é hora de dar vida a ela no ambiente digital. Para isso, é necessário ter uma plataforma de loja virtual, ou seja, uma estrutura em que seu site poderá ser administrado. Nessa plataforma, você faz alterações, personaliza a página e também faz o cadastro de novos produtos, imagens deles e descrições quando quiser.

Essa plataforma até pode ser gratuita, mas isso não vai garantir que você terá o melhor serviço possível à disposição. Portanto, o ideal é pesquisar por uma plataforma que ofereça todo o suporte que você deseja e ainda consiga facilitar o processo de obtenção de um domínio para sua loja, algo fundamental.

Ferramentas de marketing

Sem marketing, sem sucesso. É assim que funciona no mercado de e-commerce atualmente. Portanto, você vai precisar de uma boa estratégia de marketing e, para executá-la, é fundamental ter as ferramentas certas. Basicamente, esses softwares vão dar suporte à execução de muitas tarefas e também no monitoramento de resultados.

O grande diferencial dessas ferramentas é a automação, ou seja, você programa a estratégia que deseja ser executada e os softwares fazem tudo por conta própria. Isso significa disparar e-mails, publicar postagens nas redes sociais e controlar os principais KPIs de marketing que serão interessantes à estratégia.

Ferramentas de gestão

Assim como as ferramentas de marketing, as de gestão também serão essenciais em uma rotina de trabalho em que há muitas tarefas e questões para serem administradas. Aqui, estamos falando de plataformas que permitem controlar tudo, das vendas até o fluxo de entrada e saída de produtos do estoque.

Se tratando de gestão, basicamente, as ferramentas mais relevantes são os CRMs, que ajudam no monitoramento e geração de oportunidades de vendas, além de atendimento ao cliente, e nos ERPs, que têm módulos de gestão para cada um dos setores de uma empresa. Com essas duas plataformas, sua administração fica garantida.

Qual o custo para abrir uma loja virtual?

A preocupação com os custos de loja virtual é sempre uma questão para novos empreendedores. Afinal, sem dinheiro não dá para dar continuidade ao sonho. Portanto, em um primeiro momento, é importante entender quais são as compras e contratações a serem feitas para se ter uma noção do custo de início desse negócio.

Atualmente, podemos destacar como custo nesse momento de abertura da loja virtual o seguinte:

  • compra de equipamentos, como computadores e equipamentos de escritório (isso só se você não já tiver);
  • compra de produtos (é o caso de quem opta por não fazer dropshipping)
  • contratação da plataforma de loja virtual e pagamento do domínio;
  • mensalidade das plataformas de marketing e gestão;
  • terceirização de profissionais de design e marketing;
  • investimentos em campanhas de anúncios;
  • compra de embalagens de envio.

Como criar uma loja online do Zero com a Simplo7?

Que tal saber como criar uma loja virtual utilizando a plataforma de e-commerce da Simplo7? Veja em um passo a passo como é fácil!

1. Faça o seu cadastro gratuito na plataforma

Preencha os campos com os dados da sua loja virtual. Inicie com o seu nome completo ou razão social da sua loja. Escolha o seu melhor e-mail para cadastro e defina a senha. Depois, basta clicar no botão, e iniciar a criação da sua loja virtual Grátis, com 30 dias para testar. 

Após a criação você será direcionado (a) para essa tela, basta clicar em “acessar a loja”.

2. Defina o tipo de venda e nicho de mercado

A loja virtual para atacadista e varejista requer recursos diferentes. Então, para um melhor aproveitamento da plataforma, selecione o seu tipo de venda.

Em seguida, defina qual é o seu nicho de mercado. Assim, podemos indicar os melhores recursos para que você possa ter uma performance ainda mais rentável.

3. Comece a criar a sua loja virtual informando os dados gerais

É muito importante que você já tenha um CNPJ cadastrado e dados de localização. Para iniciar o cadastro clique em “ dados gerais”.

Preencha todos os campos corretamente. Caso queira alterar, é possível fazer alterações posteriores, mas existem alguns dados de preenchimento obrigatório. Fique atento (a) e ao finalizar, clique em salvar.

4. Configure a aparência da sua loja virtual

Após finalizar o cadastro de dados basta clicar em “painel” no canto superior à esquerda. Depois clique em “aparência”.

A configuração da aparência é uma parte importante, então fique atento aos campos indicados e preencha com cuidado.

Inicie configurando a logo da sua loja virtual e escolha o ícone da página.

Em seguida, faça a configuração do Layout.

Realize as configurações visuais e escolha a base de cores da sua loja virtual. Não se esqueça de salvar após completar cada uma das etapas.

Caso saiba utilizar CSS, existe a possibilidade de fazer edições na aparência e tema por meio do CSS customizado.

Defina os tamanhos das imagens que serão utilizadas na sua loja virtual.

5. Realize a configuração dos produtos

Para cadastrar os produtos é importante seguir as orientações dos modelos que estão na plataforma.

Preencha todos os campos recomendados. Trabalhe bem o SEO dos seus produtos desde o início. Assim, você facilita que a sua loja seja encontrada pelos seus clientes e que os seus produtos sejam recomendados pelos mecanismos de busca.

6. Cadastre as formas de pagamento

A Simplo7 disponibiliza a integração com doze diferentes meios de pagamento. Existem sete parceiros gratuitos e os demais são pagos. É importante que a sua loja virtual ofereça diferentes considerações de pagamento para os seus clientes. Dessa forma, não apenas a eliminação de carrinhos abandonados, você também terá maior recorrência de vendas e lucratividade.

Escolha entre as diferentes plataformas e faça a integração com os recursos que mais se adequem com a sua loja virtual.

7. Escolha e configure as formas de entrega

A plataforma conta com 23 parceiros para realização de entrega de mercadoria. Basta escolher o que mais se adequa a sua necessidade e fazer a contratação. Além de formas de entrega, você pode configurar recursos para facilitar e agilizar o processo, facilitando o rastreio.

8. Faça a configuração dos pedidos

Para que você possa ter uma melhor visualização de como os seus pedidos serão feitos e recebidos, a plataforma disponibiliza um teste rápido. Realize o passo a passo descrito e garanta a melhor experiência do seu cliente.

9. Loja pronta para vender

Após seguir os sete passos você terá uma loja pronta para vender. No oitavo passo você pôde testar as vendas da sua loja e comprovar como é simples vender com a plataforma Simplo7. 

O layout padrão pode ser alterado de acordo com a sua necessidade. A Monnieri é um exemplo de loja que vende com o layout simples que pode ser criado sem programador. A loja já faturou mais de 800 mil reais em apenas um mês.

Além do tema padrão, é possível comprar um novo tema, na loja de temas.

Além dos temas disponíveis na loja, você pode criar um tema personalizado para o seu negócio. Para isso, basta entrar em contato com a equipe de vendas e solicitar o seu orçamento. Aqui um exemplo de loja com tema personalizado pela equipe da Simplo7:

10. Relatórios de venda

A plataforma disponibiliza algumas forma de visualização rápida de dados e diversos relatórios de venda para que você possa monitorar tudo de perto.

Além de facilitar a visualização, você terá dados para gerenciamento do seu e-commerce de forma facilitada e ágil.

11. Contrate recursos para o marketing da sua loja virtual

A sua loja virtual não vai vender sozinha. Para ter sucesso nas vendas é necessário contratar recursos que irão ajudar a impulsionar o seu negócio. Integrar a sua plataforma de loja virtual com canais de marketing é uma excelente forma de facilitar a publicidade e propaganda.

12. Expanda os seus canais de venda

Com a Simplo7 é possível vender não apenas na sua loja virtual, mas também integrar a sua loja com diversos canais de venda. Com isso, não apenas uma, mas você pode ter diversas fontes de divulgação e venda dos seus produtos.

13. Loja virtual integrada com mais de 100 recursos

A Simplo7 possibilita que você integre a sua loja com mais de 100 recursos. Dentro das categorias abaixo você encontra dezenas de recursos que podem ser facilmente integrados e usados na sua loja virtual:

  • Produtos
  • Integrações
  • Formas de Envio
  • Formas de Pagamento
  • Canais de Venda
  • Marketing
  • Vendas
  • Aparência
  • Dropshipping

14. Contrate a plataforma

Após os 30 dias de teste gratuito, é possível contratar qualquer plano da plataforma e aumentar ainda mais a sua performance. Inicie o seu negócio online sem medo e com zero investimento e depois, invista em uma loja virtual realmente lucrativa. Conheça todos os recursos disponíveis na Simplo7 e garanta já a sua loja integrada e lucrativa.

Curtiu saber como criar uma loja virtual do zero? Esse processo vai garantir que você consiga desenvolver sua marca e chegar aos seus objetivos comerciais.

Entre em contato com a Simplo7 para começar o trabalho!