Conhecer sobre a área de vendas e as estratégias mais utilizadas neste setor é algo fundamental para quem quer iniciar uma loja virtual. Porém, além do conhecimento da área, tem outro fator principal que ajuda a facilitar as vendas online: escolher um bom produto.

Existem produtos que conseguem se vender sozinhos, fazendo com que o empreendedor não tenha muito trabalho para realizar a venda dele. Porém, conseguir encontrar esse produto nem sempre é uma tarefa fácil, e ainda assim demanda muita pesquisa e planejamento.

Pensando nisso, resolvemos montar este artigo que mostra a você como escolher um produto para vender em uma loja virtual, e no final você vai conferir uma lista de ideias de produtos para começar a vender online!

Como escolher um produto para vender online?

Existem alguns fatores que o lojista precisa considerar na hora de escolher um produto para começar a vender online. Abaixo você confere todos eles, para saber como escolher um produto que garanta bons resultados de vendas.

1. Veja o Tamanho do mercado que quer alcançar

Conhecer o seu público-alvo e o tamanho que ele tem é fundamental para saber se o mercado da sua loja é promissor, e se será possível realizar um grande número de vendas que permita que seu negócio consiga se manter e lucrar.

2. Entenda se o público-alvo costuma comprar online

Você pode até ter um público-alvo amplo, mas se ele não tem o hábito de fazer compras online de nada adianta investir muito nele. Então estude o comportamento de compra do seu público e veja se ele costuma realizar compras pela internet.

3. Considere o seu interesse sobre o produto que pretende vender

Dificilmente conseguimos vender bem algo que não gostamos ou não conhecemos, por isso é fundamental escolher um produto que você tenha certa afinidade e que acredite no funcionamento dele, pois isso se refletirá no seu atendimento aos clientes.

4. Avalie se o produto tem potencial de vendas

Apostar na venda de produtos que estão na moda pode ser um tiro no pé. A médio e longo prazo, o negócio se torna insustentável porque o interesse do público migrará para outros itens. Por isso, confirme se o produto que você quer vender tem potencial de vendas por um longo período.

5. Pesquise se o produto é vendido em lojas físicas

O ideal é que o seu e-commerce ofereça um produto que não seja encontrado facilmente em lojas físicas. Se for, deverá oferecer vantagens suficientes para que os consumidores optem pela compra online. Estes diferenciais podem ser preço, qualidade ou variedade.

6. Avalie se você consegue ter um bom lucro sobre o produto

O lucro da loja virtual deve se basear na venda por quantidade, no entanto, você deve pensar em um produto que seja possível acrescentar uma boa margem de lucro para que os esforços para vendê-lo promovam bons resultados.

7. Veja se o produto pode ser enviado pelo correio

O valor do frete influencia muito na decisão de compra do consumidor, por isso quando for escolher o produto, opte por aqueles que possuam um tamanho e peso que não deixem o envio mais caro pelo Correio.

8. Entenda se o produto pode ser comercializado durante todo o ano

Vender produtos sazonais é pouco sustentável, então se você planeja estruturar seu e-commerce com itens utilizados em uma estação, pense em ampliar o estoque com artigos que possam ser vendidos durante todo o ano.

9. Considere se o produto tem utilidade

Pergunte-se se este produto é realmente útil para o seu público-alvo e quais são as formas de substituição dele. Isso fará com que você possa correr na frente, destacando as vantagens da compra sobre os outros modelos de concorrência indireta.

10. Procure entender quem são os concorrentes deste produto

Conhecer a concorrência é indispensável para montar uma loja virtual de sucesso. Para isso, você deve analisar os concorrentes e pensar nas vantagens que você oferece que sejam valorizados pelo cliente e consigam diferenciar sua loja da concorrência.

11. Pesquise quem são os fornecedores

Ter contato direto com fornecedores é muito importante para garantir que você sempre terá o produto em estoque. Veja se o seu fornecedor poderá atendê-lo de última hora e se terá uma quantidade suficiente de produtos caso o volume de vendas seja grande. 

12. Liste os pontos fortes e os pontos fracos do produto

Conhecer os pontos fortes e fracos dos seus produtos ajudará você no momento de apresentá-lo de forma mais atrativa aos clientes e também antecipar possíveis soluções para falhas que você sabe que podem acontecer.

Como escolher produtos para vender no Marketplace?

Os Marketplaces geralmente possuem alguns produtos que são os mais vendidos no ambiente. A seguir, separamos alguns fatores principais para que você saiba como escolher um produto para vender em um marketplace.

Faça uma pesquisa de produtos no mercado livre

Dentro do Mercado Livre existe uma página que mostra uma lista dos 40 produtos mais buscados dentro da plataforma. Você pode utilizá-la para ter uma noção do que os usuários do marketplace mais buscam quando entram nele.

Realize uma pesquisa de preço e competitividade

Você pode simplesmente navegar pelo marketplace para conferir como os outros lojistas vendem o produto que você tem interesse em trabalhar. Verifique o preço cobrado, as fotos publicadas, o que eles colocam na descrição e a avaliação geral do público sobre o item.

Dê preferência a produtos de grande demanda

Veja aqueles produtos que possuem um número maior de avaliações na plataforma, e também confira a quantidade de produtos que já foi vendida por diferentes lojistas. Dessa forma, você consegue ter uma noção melhor do número de vendas que você consegue fazer com aquele produto.

Fique de olho na concorrência

Observe seus concorrentes diretos e indiretos para ver como eles vendem o produto, que atributos destacam mais, o preço praticado e a opinião geral dos usuários sobre a loja dele. A partir disso, você consegue gerar insights interessantes de estratégias para aplicar no seu negócio.

Avalie a possibilidade de estoque

Pesquisar sobre isso é fundamental para que você consiga saber os custos que terá com a estocagem do produto. Pesquise sobre como esse produto é estocado, e se ele necessita de instalações mais robustas ou se ele pode ser armazenado de forma mais simples. 

Veja quais canais de vendas deseja usar e estude as políticas

Por fim, confira mais informações sobre o marketplace, como as taxas que eles cobram pelas vendas e principalmente suas políticas de envio de produto, trocas e devoluções, para que você veja se a sua loja virtual pode se adaptar a elas e conseguir crescer no ramo.

17 Ideias de produtos para vender

Separamos abaixo uma lista com os produtos mais interessantes para vender online e que, com uma boa estratégia de marketing e vendas, você conseguirá obter bons resultados e crescer seu negócio com a venda deles na sua loja virtual!

  1. Roupas femininas
  2. Jóias e bijuterias
  3. Cosméticos
  4. Bolsas
  5. Sapatos
  6. T-shirts
  7. Roupas Íntimas
  8. Pijamas
  9. Artesanato
  10. Moda praia
  11. Planners 
  12. Papelaria
  13. Produtos eletrônicos
  14. Brinquedos
  15. Roupas infantis
  16. Artigos esportivos
  17. Acessórios para carros

Com todas essas informações, você com certeza já sabe como escolher um produto para vender online e ter muitas vendas! Agora confira 17 técnicas infalíveis para vender mais no e-commerce!