Quer aumentar suas vendas mobile? É hora de sua loja virtual ser amigável!
Por Marco Wink
|Publicado em 25/04/2018
|Atualizado em 20/08/2021
|302
|0

As vendas mobile têm crescido no e-commerce brasileiro. De acordo com o 37º relatório Webshoppers, 27,3% das transações em 2017 foram feitas por meio de smartphones ou tablets. É mais de um quarto de todas as vendas no ano no mercado virtual brasileiro, cujo faturamento ultrapassou os R$ 53,5 bilhões.
O crescimento dos resultados a partir de dispositivos móveis não é o único motivo para que as lojas se preparem. Caso seu cliente não consiga acessar às páginas e tenha facilidade em encontrar o que precisa, vai procurar a concorrência e pode até reclamar nas redes sociais.
No post de hoje, vamos elucidar alguns pontos importantes para manter a loja virtual amigável. Boa leitura!
1. Adote o layout responsivo
A maioria das plataformas já apresenta uma estrutura responsiva, em que o site consegue se adaptar ao navegador do visitante. Elas utilizam em suas linguagens Java ou estruturas HTML e CSS, que tornam o layout flexível, capaz de se adaptar às diferentes resoluções e modificar o processamento da página no aparelho.
A loja virtual identifica as dimensões do dispositivo e faz o ajuste dos elementos da página para enquadrá-los na tela do dispositivo utilizado.
2. Possibilite a boa Experiência do Usuário (EU)
Mais do que um layout responsivo, o site precisa explorar positivamente a Experiência do Usuário. Isso quer dizer que todos os elementos devem ser pensados para favorecer a compra. Vamos a eles:
Carregamento rápido
O Google PageSpeed Developers recomenda que as páginas não demorem mais do que dois segundos para serem carregadas. Um tempo maior do que esse leva a uma alta taxa de rejeição e a possibilidade de redução de mais de 10% na taxa de conversões por segundo.
Os usuários estão mais exigentes quanto ao tempo e não querem mais esperar. Portanto, evite scripts e imagens pesadas.
Campo de pesquisas otimizado
Tudo o que puder fazer para facilitar o acesso do cliente vai lhe ajudar a gerar mais vendas mobile. Por isso, é importante que a busca funcione e conduza o cliente à página dos produtos. Facilite a segmentação de produtos conforme preço, tamanho, marca, cores, entre outros fatores.
Fontes e botões adaptáveis
Os botões precisam estar nítidos e bem localizados, além de serem capazes de expandir ou reduzir de tamanho sem perder a qualidade da imagem. Procure ajustar menus, cores e fontes para não causar confusão.
Crie um botão em todas as páginas para que o usuário possa retornar à página inicial.
Atenção aos produtos e suas descrições
Comece pelas imagens, que, obrigatoriamente, devem se adaptar a todos os tipos de telas, bem como ser nítidas e fiéis aos produtos. A ferramenta de zoom é indispensável, uma vez que permite que os visitantes vejam os mínimos detalhes.
Descrições precisam ser completas, com dimensões, peso e demais especificidades. Evite informar o que o produto não faz e permita que seus clientes escrevam reviews.
Login social
O login social se vale das informações dos perfis das redes sociais para o preenchimento de formulários. Cadastros longos podem fazer o cliente desistir da compra. Por isso, utilize essa ferramenta para não perder clientes.
3. Tenha cuidado com o conteúdo
Até mesmo o conteúdo produzido e as peças publicitárias devem se ajustar a todos os tipos de tela. Imagine o seu cliente lendo um artigo escrito por você e não conseguindo acompanhar as imagens? Ou não conseguindo acompanhar um link que leva a um desconto? Não será algo positivo para a marca e já mencionamos que isso pode gerar reclamações.
4. Pense mobile
Não há mouse, pois seu cliente usa as mãos para tudo. Isso não pode sair da sua cabeça ao repensar toda a sua estrutura caso o layout não seja amigável. Além disso, o e-commerce deve oferecer um ambiente seguro, com os mais avançados recursos de segurança para dispositivos móveis.
Procure facilitar o check-out ali mesmo, uma vez que seguir para outra página ou aplicação pode aumentar a taxa de rejeição. Se o cliente não finalizou, opte pelo remarketing específico para esse tipo de cliente. No mais, boas vendas mobile!
Gostou do que leu? Aproveite e leia também nosso próximo post, que trata dos erros de segurança cometidos pelas lojas virtuais. Até a próxima.
Parabéns pelo artigo Marcio…Em nosso caso, unificamos o estoque de nossa loja virtual com outras 3 lojas físicas que possuímos… Só que encontramos um problema de logística… Acontece de um mesmo pedido na loja virtual conter 3 produtos, e estes 3 produtos estão um em cada loja física, no estoque… Isso nos causa problemas e maiores custos para enviá-los separadamente ou reuni-los, para que seja enviado de uma única vez…. Poderia sugerir algo ou opinar sobre uma solução? Obrigado