Vender na internet nos dias atuais não depende apenas de uma loja virtual comum. Muitos empreendedores ainda perdem dinheiro porque não sabem disso, afinal, não conhecem o modelo de marketplace. Tão importante quanto entender esse modelo é escolher o melhor integrador de marketplace para conectar seu negócio às plataformas mais populares desse universo.

Nesse sistema de negócio, sua loja pode alcançar milhões de consumidores por meio de sites famosos como Mercado Livre, Americanas, Submarino, Shoptime e muitos outros. Com a imensa visibilidade que esses sites têm, sua empresa pode aproveitar o fluxo de consumidores que passam por eles e gerar muito mais vendas.

Para isso, no entanto, escolher o integrador perfeito para gerir suas atividades em marketplaces é essencial. Por isso, neste post vamos falar melhor sobre essas ferramentas e aprofundar os detalhes desse mercado. Acompanhe!

Qual é a diferença entre loja virtual e marketplace?

Precisamos afirmar logo de cara que são duas coisas completamente diferentes, mesmo que não pareçam. Na hora de diferenciar esses dois modelos de vendas online, é importante pensar em duas perspectivas: do lojista e do consumidor. Isso vai ajudar a compreender como um universo é distinto do outro.

A loja virtual

A loja virtual, do ponto de vista do consumidor, é um site em que essas pessoas podem acessar e comprar um produto de maneira direta. É como se alguém entrasse em uma loja de rua de determinada marca, fizesse sua compra e saísse. 

Na perspectiva comercial, as lojas virtuais são exatamente um comércio próprio, com um ponto comercial alugado para si próprio. Ou seja, os sites são geridos pela própria empresa, desde as questões técnicas até o trabalho de marketing e divulgação.

O marketplace

Já o marketplace, quando visto pela ótica do consumidor, é como se fosse um shopping. A pessoa entra naquele local e encontra milhares de produtos de uma série de marcas, tudo dentro do mesmo ambiente. É assim que usuários se sentem quando visitam marketplaces e podem encontrar produtos de diferentes marcas, de vários preços, em um só site.

Para os lojistas, o marketplace é uma grande vitrine em que podem expor seus produtos e ganhar visibilidade, gerando muito mais vendas sem ter quase nenhum trabalho. Por isso, é bastante comum que marcas e comerciantes nem mesmo tenham lojas virtuais próprias, trabalhando apenas em comércios físicos e vendendo online por meio dos marketplaces.

Loja virtual ou marketplace, qual é o melhor?

Antes de entender qual é o melhor integrador de marketplace, vale a pena pensar se o marketplace é, de fato, a melhor escolha se comparado à loja virtual. Neste caso, não há uma decisão certa ou errada. Tudo depende da estratégia comercial da marca, do que ela tem como ponto de venda hoje e de que maneira deseja expandir seus negócios.

Por vezes, atuar em marketplaces pode ser difícil diante do aumento da atividade logística, sobretudo porque as vendas vêm de vários pontos. Já em outros casos, estar nessas plataformas, indo além da própria loja virtual, é uma chance de ampliar as vendas e alcançar cada vez mais pessoas.

A verdade é que em ambas escolhas há os prós e os contras. Separamos as vantagens e desvantagens de cada ambiente a seguir.

Vantagens e desvantagens da loja virtual

A loja virtual é o modelo mais antigo e tradicional de vendas na internet. Empresas e empreendedores criam seus próprios sites, cadastram seus produtos e vendem diretamente para consumidores. Nesse modelo, há prós e contras que precisam ser conhecidos. Conheça a seguir.

Vantagens

A principal delas é a autonomia que os gestores têm para conduzir o seu negócio, afinal, é um site próprio. Dessa forma, é possível definir o layout, os preços, as promoções e toda uma estratégia de marketing voltada para os benefícios do próprio empreendimento.

Lojas virtuais oferecem também uma grande conveniência e comodidade para mantê-las, já que a gestão pode ser feita de casa e sem grandes complicações.

Desvantagens

Dependendo da proposta e do tipo de plataforma, será custoso desenvolver um e-commerce, principalmente se a ideia é passar maior profissionalismo. Até existem plataformas gratuitas, contudo, elas são limitadas e nem sempre oferecem as ferramentas adequadas para o crescimento do negócio.

A concorrência ainda é grande, mas com uma estratégia eficiente é possível conquistar o espaço em um mercado tão competitivo.

Vantagens e desvantagens do marketplace

Escolher o melhor integrador de marketplace é o início de um processo que requer algumas etapas e, naturalmente, dedicação contínua para conquistar os resultados esperados. Em compensação, em marketplaces é possível alcançar o volume de tráfego de lojas gigantes do varejo.

Veja quais são os fatores positivos e negativos a serem considerados na hora de escolher este modelo de negócio.

Vantagens

Os custos são inferiores aos de criar um site, uma vez que não há investimentos com hospedagem, TI, design, manutenção, etc. Os clientes podem visitar vários lojistas com produtos diferentes e concluir a compra em um só carrinho. Assim, mais marcas se beneficiam do fato de estarem juntos.

Também é possível desenvolver estratégias de marketing, tanto para dentro do marketplace quanto para outras plataformas, como redes sociais e buscadores. As estratégias internas visam um melhor ranqueamento quando o usuário faz uma busca por um produto e incluem pagar por melhor visibilidade e boa reputação.

Já as externas podem incluir SEO, anúncios nos buscadores, redes sociais, anúncio na rede de display do Google, etc. A marca pode, inclusive, se beneficiar das ações realizadas pelos marketplaces. Por exemplo, um usuário visitou um produto da sua categoria, depois acessou uma rede social e foi exposto a um anúncio de remarketing com o seu produto, mas quem pagou foi a plataforma.

Desvantagens

Dependendo do produto oferecido, há outros vendedores que aumentam a concorrência, mas, ainda assim, é possível se destacar apresentando boas condições e atendimento focado na experiência do usuário.

Além disso, não é possível garantir que todos os vendedores tratem bem seus clientes ou cumpram com as promessas. Se sua proposta conseguir resolver as necessidades dos clientes e gerar boas avaliações, os resultados serão mais sensíveis.

Vale a pena integrar a loja virtual com o marketplace?

Uma estratégia interessante para quem já tem uma loja virtual é integrar seu estoque atual a um marketplace. Isso vai garantir, basicamente, que a estrutura que a marca já tem, e que está online, alcance mais consumidores por meio de uma vitrine maior. Aqui, é importante também escolher o melhor integrador de marketplace possível.

Essa é uma estratégia bastante utilizada por marcas de todos os tipos, das maiores às menores. Por mais que marketplaces não sejam segmentados, certamente consumidores de empresas de todos os tipos estão chegando a esses sites. Isso também porque os usuários da web já entendem melhor o conceito de marketplace, ou seja, sabem que nesses sites podem encontrar produtos de terceiros e de diversas categorias.

Qual é o melhor integrador de marketplace?

A escolha pelo melhor integrador de marketplace é uma das mais importantes etapas para quem deseja atuar nesse modelo de negócio. Antes de tudo, precisamos deixar claro que os integradores são sistemas que ajudam comerciantes a conectar seus estoques atuais com os melhores marketplaces do mercado.

Assim, há um monitoramento mais dinâmico das vendas e todo o processo comercial se torna mais fácil de ser visualizado e administrado. A seguir, conheça as principais opções disponíveis no mercado para selecionar o melhor integrador de marketplace para seu negócio!

Magis5

O Magis5 funciona como um hub tradicional de integração, conectando seu estoque com as melhores plataformas de marketplace do mercado. Com as soluções dessa integração você consegue trabalhar em demandas como:

  • criar anúncios de produtos;
  • criar kits de produtos;
  • automatizar os dados para as notas fiscais;
  • melhorar a separação de pedidos;
  • imprimir de notas fiscais e etiquetas;
  • cadastrar vários CNPJs no mesmo integrador;
  • acompanhar toda a trajetória de entregas.

A empresa é uma referência no setor e permite integração potencializada com as principais plataformas do mercado, como:

  • Mercado Livre;
  • Magalu;
  • Amazon;
  • Bing;
  • Shopee;
  • Casas Bahia;
  • Submarino;
  • AliExpress;
  • Olist;
  • Carrefour;
  • Extra;
  • Americanas;
  • Madeira Madeira.

Mintegra

A plataforma Mintegra se descreve como uma solução que proporciona experiência descomplicada na hora de conectar lojas com marketplaces. Assim, comerciantes conseguem começar a vender rapidamente na internet para milhões de pessoas.

As funcionalidades e possibilidades mais interessantes da Mintegra são:

  • múltiplas plataformas de marketplace;
  • integração com fornecedores permitindo vender por dropshipping;
  • publicação simples e ágil de anúncios;
  • controle automático de frete grátis;
  • controle de estoque com pausa e reativação de anúncios de produtos;
  • reajuste facilitado de preços;
  • impressão de etiqueta de envio;
  • importação de anúncios;
  • alertas de pedidos;
  • filtros avançados.

Assim como a Magis5, a Mintegra também permite integração com todas as principais plataformas do mercado. Se você busca o melhor integrador de marketplace, saiba que esse é um detalhe fundamental!

Skyhub

Uma das melhores soluções de integração com marketplace, a Skyhub promete conectar sua empresa com plataformas que vão gerar até três milhões de visualizações em suas páginas por dia. É um número muito representativo e que mostra como pode ser positivo escolher o melhor integrador de marketplace para sua empresa.

Com os serviços do Skyhub você consegue:

  • visualizar o ranking dos marketplaces que mais geram vendas;
  • visualizar o ranking de produtos que mais vendem;
  • integrar e remover produtos rapidamente;
  • gerenciar pedidos e acompanhar vendas;
  • sincronizar estoques;
  • gerenciar fretes com riqueza de informações;
  • acessar relatórios de vendas e desempenho de anúncios.

A Skyhub garante a integração com as principais plataformas, sobretudo com as da B2W, grupo dono dos maiores marketplaces do Brasil. Na solução, você encontra uma opção de configuração especializada para esses sites.

Ideris

O Ideris é um dos melhores e mais completos integradores de marketplace no mercado atualmente. Como fato a seu favor, a empresa tem a expertise de mercado da Locaweb, desenvolvedora e dona dessa ferramenta. Por isso, você pode esperar um serviço de ponta e ainda pode usar os sete dias de testes grátis para usar.

Com a integração desse serviço você consegue:

  • unificar todos os seus anúncios e replicá-los para os marketplaces que quiser;
  • integrar plataformas de ERP com fornecedores logísticos de ponta;
  • unificar os canais de vendas da sua empresa.

Com planos para os mais diferentes tamanhos de empresa, a plataforma garante também integração ampla com os principais marketplaces, assim como seus concorrentes desta lista.

Loja Hub

Nossa última opção de integrador é a Loja Hub, empresa que promove seus serviços com duas bases essenciais: praticidade para integrar todos os canais e segurança nas transações. Em meio a isso, a companhia está oferecendo três meses grátis de uso da plataforma para os novos assinantes.

Entre as funcionalidades estão:

  • clonador de anúncios para replicá-los em todos os marketplaces que desejar;
  • gerenciamento de estoque com base em automação de baixa de produtos;
  • emissão de nota fiscal;
  • publicação de anúncios com um clique apenas;
  • acesso fácil ao extrato de vendas;
  • acesso às métricas de vendas;
  • cadastro de funcionários.

Os planos da Loja Hub variam de acordo com o volume de vendas que sua empresa faz, ou seja, é bastante adaptável ao faturamento. Quanto aos marketplaces, a empresa trabalha com os principais.

Como usar um integrador de marketplace?

O uso do melhor integrador de marketplace é simples e baseado nas atividades mais cotidianas de gerenciamento, monitoramento, cadastro e contabilização de vendas. Portanto, uma rotina de uso de integradores vai contemplar demandas como:

  • cadastro de anúncios;
  • sincronização com marketplaces;
  • gerenciamento das vendas;
  • monitoramento de indicadores e métricas;
  • acompanhamento da jornada de vendas;
  • monitoramento logístico.

O melhor integrador de marketplace é aquele que pode atender a todas as necessidades do seu negócio. Portanto, avalie funcionalidades e compatibilidade antes de contratar a melhor solução para a sua empresa.

Para alguns empreendedores, começar a vender em marketplace pode ser desafiador. Por isso, saiba como dar os primeiros passos!