Muitas pessoas com interesse em montar um negócio virtual têm dúvidas a respeito de como começar. Uma das principais perguntas é sobre qual a melhor plataforma de e-commerce, quando, na verdade o questionamento deveria ser qual a plataforma ideal para o seu modelo de negócio.

No post de hoje vamos elucidar essa questão e apresentar as opções mais interessantes de plataformas para auxiliar na sua escolha. Continue a leitura para conferir! 

Por que escolher a plataforma adequada?

Grande parte dos empreendedores acreditam que a plataforma é o caminho para o sucesso, mas, vale ressaltar, que ela não é tudo. O que também vai ajudar o negócio a crescer e aumentar suas conversões são fatores como o marketing, a atendimento ao cliente e a agilidade nas entregas.  

Contudo, a plataforma ajuda bastante, principalmente quando oferece as ferramentas e o suporte adequado. Optar pela ferramenta errada, pode não trazer os rendimentos esperados e, no pior dos casos, fazer com que o empreendedor tenha que se atentar a pontos que não precisava se tivesse escolhido uma boa opção antes.

Quais as principais opções disponíveis?

Para você entender melhor, basicamente existem quatro tipos de plataformas no mercado:

Low end

São conhecidas também como plataformas alugadas. Apresenta um baixo custo de contratação e se mostra ideal para pequenas e médias empresas. O principal benefício é a rapidez na implementação e no cadastro de produtos, além de oferecer suporte, maior estabilidade e atualizações constantes.

As plataformas low end também oferecem um alto nível de personalização e facilidade na gestão. Dessa forma, os próprios empreendedores, mesmo que com pouco conhecimento, podem desenvolver e gerir sua loja virtual a partir das ferramentas oferecidas.

High end

É uma opção um pouco mais robusta que a anterior, uma vez que é desenvolvida especificamente para o contratante, oferecendo mais possibilidades de personalização.

Apesar disso, o tempo e os custos de desenvolvimento e manutenção são mais elevados. As ferramentas são implementadas conforme as necessidades do negócio e, por isso, exige os serviços de uma equipe de TI dedicada para o projeto.

Open source

São as plataformas de código aberto, que embora sejam gratuitas, requer mão de obra especializada para o desenvolvimento, manutenção, implantação de atualizações e certificados de segurança.

Para negócios mais maduros e rentáveis essa é uma das melhores opções, pois as possibilidades de personalização e instalação de plugins é muito grande. Entre as desvantagens estão a necessidade de uma equipe para dar suporte às ações e a contratação de um servidor para a hospedagem.

SaaS (Software as a Service)

Nesse tipo de plataforma, o software é o mesmo para todos os contratantes. Eles pagam uma mensalidade para ter sua loja virtual online e tem toda a assistência e suporte do fornecedor. A vantagem desse modelo é o tempo de implementação e o custo baixo, quando comparado a outras soluções.

A personalização é um pouco mais limitada, mas oferece todos os recursos para dar início ao negócio virtual, vender, divulgar seus produtos e crescer.

O que levar em conta para escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Na hora de escolher a plataforma, é necessário levar alguns aspectos em consideração, como:

  • orçamento disponível;
  • grau de conhecimento técnico do empreendedor;
  • ferramentas oferecidas;
  • suporte;
  • segurança.

A solução mais adequada para o modelo de negócio está ligada, principalmente, a como ela se comporta no ambiente virtual, além do percentual de lucratividade que vai resultar. O ideal é iniciar com uma plataforma alugada, capaz de oferecer todo o suporte e as ferramentas necessárias e, depois, migrar para uma mais robusta, caso necessário.

Como mencionamos, não existe uma melhor plataforma de e-commerce. Há diferentes opções no mercado, cabendo aos gestores definir as prioridades e as características que precisam para sua loja virtual. 

Quer ajuda para escolher o melhor sistema? Comece testando o nosso software e veja como é possível obter bons rendimentos com a nossa plataforma!