Quem quer começar a vender online, precisa ter uma boa estrutura para montar a sua loja virtual, que permita que seu negócio consiga crescer e que os seus clientes tenham um local para fazer suas compras de forma fácil. Mas para fazer isso, o lojista precisa conhecer as plataformas de criação de loja virtual que existem atualmente, para assim conseguir escolher a melhor opção para o seu modelo de negócio.

Por isso, neste artigo vamos ajudar você a decidir qual é a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, onde você conhecerá mais sobre os tipos de plataformas existentes, os principais recursos a serem procurados e qual é a melhor opção de plataforma no mercado.

Qual é a importância da plataforma para as vendas no e-commerce?

A plataforma é uma parte essencial no momento de criar a sua loja virtual e iniciar suas vendas online. É ela que permitirá que seus possíveis clientes possam conhecer melhor o seu negócio, os produtos que você vende, e permitirá que seu público realize suas compras online.

Uma boa plataforma de loja virtual vai fazer com que você consiga passar mais profissionalismo e segurança para o seu público, que não ficará com receio de comprar de você. Com ela, você também tem a possibilidade de ter um canal próprio para realizar suas vendas, sem depender de plataformas de terceiros que cobram taxas em cada transação.

Além disso, as plataformas possuem diversos recursos e integrações que ajudam na administração da sua loja. Você pode integrar o sistema do seu estoque com a plataforma da loja para mostrar em tempo real os produtos que tem disponível para a compra, ou simplesmente enviar de forma automática os pedidos novos à equipe de logística e assim acelerar os envios.

Com a plataforma você também consegue melhorar o seu relacionamento com o público. A partir dela, é possível captar informações sobre seus clientes e assim criar comunicações personalizadas para fidelizá-los. Você pode, por exemplo, enviar cupons para segunda compra, ou mandar um e-mail marketing com promoções na categoria de produtos preferida daquele cliente.

A plataforma de loja virtual consegue oferecer a você diversos benefícios que ajudarão no seu crescimento. Porém, é importante salientar que para que um negócio cresça e tenha sucesso, é necessário que ele trabalhe com estratégias assertivas de marketing e vendas, e que a plataforma seja uma aliada dessas táticas, para assim promover o crescimento do negócio.

Quais são os tipos de plataforma de e-commerce disponíveis?

Antes de você iniciar sua busca pela melhor plataforma de e-commerce, é importante saber que existem diferentes tipos de plataforma para você escolher, e conhecer elas ajudará muito a decidir a plataforma ideal para o seu negócio.

Abaixo você conhece melhor os seis principais tipos de plataforma de e-commerce disponíveis para você iniciar suas vendas online.

Plataforma proprietária

Nesse modelo de plataforma, o lojista investe no desenvolvimento de uma ferramenta única para o seu negócio, que possua todos os recursos de que necessita para vender online.

Com ela é possível ter um alto nível de personalização, onde além do layout da loja virtual, você também consegue personalizar a parte administrativa do sistema, como cadastro de cupons, produtos ou promoções.

Porém, ela necessita de um time de programadores para desenvolver a plataforma e depois realizar as manutenções necessárias, o que pode fazer com que o custo inicial para criá-la seja mais alto. Por conta disso, esse tipo de plataforma é mais utilizado por lojas maiores e consolidadas no mercado.

Plataforma open source

Também conhecidas como plataformas de código aberto, elas são opções gratuitas que disponibilizam o código da ferramenta para que seja possível criar sua loja virtual de forma personalizada.

Porém, mesmo sendo gratuitas elas demandam investimento por parte do lojista, porque é necessário mão de obra especializada para o desenvolvimento, manutenção, implantação de atualizações e certificados de segurança.

Para negócios mais maduros e rentáveis, essa é uma das melhores opções, pois as possibilidades de personalização e instalação de plugins são muito grandes. Entre as desvantagens, estão a necessidade de uma equipe para dar suporte às ações e a contratação de um servidor para a hospedagem.

Plataforma licenciada

As plataformas licenciadas são quando o lojista adquire uma licença do código fonte de uma plataforma, que geralmente é criada por uma empresa especializada no ramo, e que o lojista pode utilizar para montar a sua loja virtual.

Com o código fonte, é possível editá-lo e criar sua loja de forma personalizada, de acordo com suas necessidades. Porém, ela também necessita de uma equipe interna que consiga manipular esse código para assim criar a loja.

Por conta disso, essa opção pode ser mais cara também, sendo mais utilizada por empresas grandes e consolidadas, pois o custo de comprar a licença e manter uma equipe interna pode ser muito alto para pequenas empresas.

Plataforma SaaS

Nesse tipo de plataforma, o lojista paga uma mensalidade para poder montar a sua loja virtual e realizar as vendas por ela. A loja criada fica armazenada na nuvem, onde o lojista e sua equipe podem acessá-la de qualquer lugar a qualquer momento, contanto que esteja conectado à internet.

Nesse modelo, sua loja fica armazenada no mesmo local que outras lojas, pois todas estão pagando para ter um espaço e montar a sua loja. Essa opção oferece bastante suporte e assistência do fornecedor da plataforma.

A vantagem desse modelo é o tempo de implementação e o custo baixo, quando comparado a outras soluções. A personalização é um pouco mais limitada, mas oferece todos os recursos para dar início ao negócio virtual, vender, divulgar seus produtos e crescer.

Plataforma Low-end

Também conhecidas como plataformas alugadas, as low end apresentam um baixo custo de contratação e se mostram ideal para pequenas e médias empresas, que ainda não possuem muito capital para investir em plataformas mais robustas

O principal benefício dela é a rapidez na implementação e no cadastro de produtos, além de oferecer maior estabilidade, atualizações constantes e suporte aos lojistas no momento de configurar e implantar sua loja.

As plataformas low-end também oferecem um alto nível de personalização e facilidade na gestão. Dessa forma, os próprios empreendedores, mesmo que com pouco conhecimento, podem desenvolver e gerir sua loja virtual a partir das ferramentas oferecidas.

Plataforma High-end

Por fim temos a plataforma high-end, que é uma opção um pouco mais robusta que a anterior, já que ela é desenvolvida especificamente para que o lojista possa construir sua loja de forma totalmente personalizada, atendendo as necessidades do seu negócio.

Apesar disso, o tempo e os custos de desenvolvimento e manutenção são mais elevados. As ferramentas são implementadas conforme as necessidades do negócio e, por isso, exige os serviços de uma equipe de TI dedicada para o projeto.

Pode ser uma opção interessante para quando o seu negócio crescer e se estabelecer no mercado como referência naquilo que você vende. Nesse momento, você pode ter mais capital entrando na sua loja, o que permitirá o investimento em opções mais robustas.

O que considerar para escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Para ajudar você na escolha de qual é a melhor plataforma de e-commerce, você pode começar analisando as características mais importantes sobre cada plataforma, que ajudarão a dizer em qual delas o seu negócio se adaptaria melhor e conseguiria ser mais bem sucedido.

Abaixo separamos alguns itens importantes para se considerar quando estiver escolhendo a plataforma ideal para o seu negócio.

Recursos disponíveis

Os recursos oferecidos é um dos principais pontos a serem analisados. Cada plataforma oferece diferentes funcionalidades para montar a sua loja virtual, e conhecer melhor eles é importante para que você consiga ter um bom resultado de vendas.

Os recursos que uma plataforma pode oferecer são diversos, indo desde modelos de templates gratuitos até sistemas antifraude para os pagamentos. Sendo assim, o ideal é que você pesquise os recursos oferecidos por cada tipo de plataforma, e depois analise quais deles o seu negócio necessita para realizar boas vendas online.

Planos ofertados

A maioria das plataformas trabalha oferecendo planos, onde elas separam em cada um deles o acesso a diversos recursos diferentes para a sua loja virtual por um valor fixo mensal, trimestral ou anual.

Mas antes de entrar em um plano, sugerimos que você opte pelas plataformas que oferecem um período gratuito de testes, onde você pode mexer um pouco na ferramenta e ver como os recursos dela funcionam para o seu modelo de negócio.

Integrações

Um loja virtual precisa se conectar com outros serviços como, meios de pagamento e sistemas de envios de transportadoras, para assim poder oferecer uma boa experiência de compra aos seus clientes.

Neste quesito, sempre opte pelas plataformas que oferecem diversas opções de integração com formas de pagamento e frete, sistemas ERP e sistemas de estoque também, para assim manter todos os dados importantes sempre atualizados entre os sistemas.

Facilidade na vendas e divulgação

A loja virtual também é um lugar para fazer divulgação e aplicar táticas de vendas, por isso veja se a plataforma que você quer possui funcionalidades que ajudam a divulgar promoções, ofertas e cupons de desconto.

Também é importante verificar se ela possui recursos de vendas como configurar o checkout da sua loja, possibilidade de criar orçamentos, de fazer vendas por chat online ou whatsapp e de poder criar status de pedidos de forma personalizada.

Suporte humanizado

Muitas vezes podemos ficar na dúvida de como uma configuração ou recurso funciona, o que faz com que a gente precise de uma ajuda especializada no ramo para poder nos orientar. Nesse momento, ter um suporte é fundamental.

As plataformas que oferecem suporte conseguem ajudar o lojista a enfrentar problemas do dia a dia e conseguir configurar sua loja para que fique sempre funcionando bem.

Para isso, sempre opte por plataformas que oferecem um suporte humanizado, que tenha uma equipe de pessoas que possam atender você e ajudar a resolver seu problema com muita empatia e atenção.

Capacidade do servidor

Esse ponto geralmente é deixado de lado, mas dependendo do tipo de plataforma que você escolheu montar a sua loja, ele pode fazer uma grande diferença no desempenho da mesma.

O servidor da plataforma é o que influencia a velocidade de carregamento da sua loja e a velocidade com que o seu cliente pode navegar nela. Como ninguém gosta de sites lentos e que travem, observar de perto isso é fundamental para o seu negócio realizar boas vendas.

Para isso, tente ver com outros lojistas que possuem loja na plataforma, como é o carregamento do site deles e o que os clientes mais falam sobre isso, se é rápido ou demorado demais, para assim você ter uma noção da capacidade do servidor daquela plataforma.

Responsividade

Com a maioria das pessoas fazendo suas compras online pelo celular, cuidar da responsividade da sua loja virtual está se tornando um assunto importante. 

A responsividade é a capacidade da sua loja se adaptar a diferentes formatos de tela, e ainda apresentar todas as informações corretamente, sem cortar os textos ou diminuir a qualidade da imagem.

Ela pode ser vista no layout da sua loja, sendo um ponto fundamental a ser analisado quando escolhemos uma plataforma que possui modelos prontos de template. Ao utilizá-la, sempre teste se são modelos responsivos simplesmente abrindo o modelo no seu celular e outros dispositivos.

Escalabilidade

Você deseja que o seu negócio cresça com o passar do tempo? Se sim, você deve utilizar uma plataforma que consiga crescer junto com você, para levar sua loja a outro nível.

Por isso, veja as plataformas que possuem recursos para lojas pequenas e grandes, pois isso mostra que ela consegue se adaptar a diferentes tamanhos de lojas virtuais, fazendo com que quando a sua começar a crescer, seja possível adquirir novas funcionalidades na mesma plataforma para suportar esse crescimento.

Custos totais

Por último, mas não menos importante, temos os custos para se criar uma loja virtual. Cada plataforma terá seu próprio valor, que abrange os recursos que ela pode oferecer a você.

Mas, mesmo tendo encontrado uma plataforma que tenha todos os recursos de que necessita, é fundamental considerar o custo total de possuir ela. Ter uma plataforma mais cara, não vai fazer suas vendas aumentarem, então sempre opte por aquelas que cabem no seu bolso no momento.

Qual é a melhor plataforma de e-commerce?

Na hora de escolher qual é a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, é necessário analisar os recursos que ela oferece. Para facilitar isso, durante a sua pesquisa você pode separar os principais recursos oferecidos em categorias.

A seguir você confere a lista das principais categorias que a sua loja virtual precisa ter, para assim poder fazer uma boa escolha.

1. Produtos

É fundamental analisar que tipo de recursos a plataforma oferece para cadastrar o seu produto. Se você é uma loja de tecidos, por exemplo, funcionalidades de cálculo personalizado por metragem ou definir unidades de medida, podem ser interessantes para o seu negócio.

2. Formas de Envio

Existem diversas formas de realizar o envio dos pedidos recebidos, e a plataforma da loja virtual precisa ter recursos para que você possa oferecer novas formas de envio ou continuar trabalhando com os meios atuais.

Veja se a plataforma possui integração com as transportadoras que você utiliza, e se ela tem outros meios como, entrega por motoboy ou retirada na loja, para que você possa colocar e diminuir os custos com logística.

3. Formas de Pagamento

Seu cliente tem mais vontade de comprar quando sabe que você trabalha com o meio de pagamento que ele está acostumado a utilizar nas compras online. Por isso, opte pelas plataformas que oferecem integração nativa com o maior número possível de meios de pagamento, como boleto, PIX, Pagseguro, entre outros, para assim oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente.

4. Marketing

O marketing não é feito somente nas redes sociais, sendo necessário aplicá-lo na sua loja virtual também. Recursos como pop-up, newsletter e remarketing são importantes para aplicar estratégias de marketing na sua loja virtual e conseguir divulgar suas promoções e ofertas.

5. Vendas

Assim como o marketing, é importante que a plataforma ofereça recursos para realizar boas vendas, como a possibilidade de realizar vendas por chat, enviar descontos personalizados no aniversário dos clientes e até aplicar desconto progressivo nas compras.

6. Aparência

O layout do seu site é a primeira característica que seus clientes vão notar ao entrar nele, por isso é importante caprichar e sempre adicionar sua identidade visual. Para isso, recursos que permitem utilizar templates prontos e personalizá-los pode ser interessante para manter um layout bonito e agradável.

7. Canais de Venda

Geralmente, uma loja virtual não vende somente pelo seu site próprio, mas sim em diversos canais de vendas digitais. Para não complicar a sua administração, pode ser interessante verificar se a plataforma possui recursos para integrar seus principais canais de vendas e assim poder manter os dados atualizados.

8. Métricas e Relatórios

Para medir o crescimento do seu negócio você precisa analisar métricas e relatórios relacionados a vendas, visitas, carrinhos abandonados, entre outros tópicos que dizem os resultados que sua loja tem. Busque por recursos que permitam criar painéis com relatórios acerca do desempenho geral da sua loja, para que assim você possa aplicar estratégias para melhorar sempre.

9. Suporte e Consultoria

Toda plataforma precisa ter um bom suporte para ajudá-lo a montar a sua loja virtual e deixá-la funcionando corretamente. Também pode ser interessante que exista uma consultoria para ajudar você a aplicar estratégias que ajudem o seu negócio a crescer e se estabelecer no mercado.

Por que escolher a Simplo 7?

Nós da Simplo 7 entendemos as principais necessidades dos lojistas, por isso conseguimos desenvolver uma plataforma completa para você ter muito sucesso nas vendas. Com a gente, você consegue criar a sua loja em questão de segundos, e poderá testá-la por 30 dias de graça, onde você terá acesso a:

Suporte Humanizado

Você terá suas principais dúvidas respondidas com todo carinho e dedicação para que você consiga aproveitar todo o potencial da ferramenta. Aqui não atendemos você com robôs, e sim com pessoas reais que se importam com o sucesso do seu negócio!

Poder com Simplicidade

Nada de mexer com códigos complicados, ou precisar realizar diversas configurações. Todo o potencial da ferramenta poderá ser levado a você de forma simples e tranquila.

Personalização Avançada

Além de poder contar com uma loja de templates prontos para uso, nós da Simplo 7 damos o total controle da personalização da loja para você, onde é possível fazer alterações que a deixem a sua cara!

Integrada de Verdade

Nós possuímos mais de 100 recursos para você integrar a sua loja virtual e assim conseguir expandir e turbinar a sua loja de diversas maneiras, em várias categorias diferentes.

Vem criar a sua loja virtual na Simplo 7, e veja como a gente pode ajudar você a crescer a cada dia!