Para um negócio digital atingir bons resultados e crescer no meio, é necessário que o empreendedor faça um bom planejamento e defina as características mais importantes do negócio logo no começo.

Ao fazer isso, você já consegue evitar muitos erros que empreendedores iniciantes costumam fazer quando decidem abrir uma loja virtual, como uma má escolha de plataforma ou não saber divulgar seu negócio.

Para não cometer esses erros e fazer com que as suas vendas online sejam bem sucedidas, você aprenderá neste artigo a como fazer um planejamento para loja virtual que ajude você a alcançar bons resultados logo nos primeiros meses do negócio!

O que é preciso para criar um E-commerce?

Além do planejamento, a criação de um e-commerce envolve diversas atividades que são relacionadas às áreas de administração, financeiro, marketing e vendas que o empreendedor precisa lidar.

Para criar o e-commerce, é preciso primeiro escolher uma boa plataforma que possua todos os recursos necessários para manter um bom funcionamento da loja. Um ponto importante a se considerar aqui é a segurança da plataforma, para evitar invasões, e o servidor da loja que determina a velocidade de carregamento do seu site.

O lojista também precisa ter diversas formas de pagamento, como PIX, boleto e cartão de crédito, além de saber como integrá-los corretamente na sua loja virtual. O ideal é ter o maior número possível de meios de pagamento e assim oferecer diversas opções para seus clientes finalizarem a compra.

Por fim, é necessário definir o produto, e criar boas estratégias de marketing e vendas para conseguir divulgá-lo nas redes sociais de forma assertiva. Na maioria dos casos, vai ser preciso criar uma boa estratégia de conteúdo, para fazer com que o público conheça melhor sobre o seu produto.

Todos esses pontos essenciais para o negócio são definidos no momento de realizar o planejamento para loja virtual, sendo essa a etapa mais importante no início do empreendimento, e que você conhece melhor nos próximos tópicos.

Para que serve um planejamento para loja virtual?

O planejamento para loja virtual tem como objetivo principal oferecer uma direção clara para as ações que o lojista precisa implementar para atingir os resultados que almeja com a loja online.

Sem ele, o início do seu negócio pode ficar perdido e sem foco, onde o empreendedor pode querer realizar diversas ações, mas nunca conseguir de fato iniciar nenhuma delas. Porém, além da orientação inicial, o planejamento pode ajudar em diversos outros pontos, como:

1. Organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento.

Quando iniciamos um negócio, principalmente um que significa a realização de um sonho, podemos ficar muito emocionados e sem foco no início, com diversas ideias surgindo que não conseguimos implantar.

O planejamento da loja virtual vem para ajudar nessa questão, onde conseguimos organizar melhor todas as ideias que temos e definir quando cada uma delas será implantada. Dessa forma, definimos um foco e direção inicial ao começar o negócio.

2. Orientar a expansão de empresas já em atividade.

Mesmo que você já trabalhe realizando vendas por outros meios, seja pelo físico ou canais digitais como marketplaces e redes sociais, ainda é necessário que você realize um planejamento quando for migrar o seu negócio para uma loja virtual.

Com o planejamento, você consegue criar caminhos direcionados ao crescimento do negócio que você já tinha, possibilitando assim que uma expansão ocorra e garanta bons resultados no futuro.

3. Apoiar a administração do negócio

Uma loja virtual, assim como qualquer outro tipo de negócio, precisa ter uma administração estruturada desde o início das suas operações, para que assim todas as atividades que precisam ser feitas já possuam procedimentos criados.

No planejamento da loja, é possível definir os principais processos administrativos do negócio, como procedimentos de logística, estoque, atendimento ao cliente e demais áreas fundamentais da loja virtual.

4. Facilitar a comunicação entre sócios

Se você pensa em abrir uma loja virtual com mais pessoas, o planejamento se faz mais necessário, porque assim a necessidade de todos do grupo poderão ser supridas, e suas ideias levadas em consideração para serem implantadas no negócio

Durante o planejamento, você e seus sócios devem definir os principais pontos que cada um ficará responsável, assim como determinar canais de comunicação e reuniões frequentes para discutir sobre o andamento do negócio.

5. Captar recursos

Muitas vezes, um negócio precisa receber investimentos externos para ser iniciado, e com as lojas virtuais não é diferente. Se você quiser implantar recursos mais robustos, seja porque o produto que você vende precisa deles, ou porque você quer começar um negócio grande, o planejamento vai ajudar a captar recursos financeiros para realizar isso.

Os seus futuros investidores vão querer ver como o seu negócio está planejado antes de investir nele, pois eles precisam saber se é um negócio promissor e que vai garantir bons ganhos. Por isso, criar um planejamento pode ajudar a apresentar melhor o seu negócio para investidores, e assim conseguir captar recursos para iniciá-lo.

Como criar um plano de negócios para loja virtual?

Agora que você já conhece a importância de fazer o planejamento para loja virtual, chegou o momento de aprender de fato a como montar esse plano. Para isso, é importante saber que um plano de negócios é dividido em algumas etapas.

Essas etapas ajudam a criar estratégias para o crescimento, além de já definir alguns procedimentos para as diferentes áreas do seu negócio. Abaixo você conhece melhor sobre essas etapas, e a importância delas em um plano de negócios.

Faça uma análise de mercado

A análise de mercado nada mais é do que estudar a forma que o setor que você quer entrar está configurado. Isso envolve principalmente realizar uma análise dos seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.

Ao realizar esse estudo, você consegue conhecer melhor sobre como o produto é vendido, de que forma as empresas fazem a divulgação, como elas conversam com seu público, que estratégias de vendas utilizam, entre outros pontos fundamentais para o andamento do seu negócio.

Conhecendo melhor sobre esses pontos pode ajudar você na definição das estratégias que utilizará e a forma que fará suas ações online para obter o sucesso.

Faça um plano de marketing

Um bom marketing é sem sombra de dúvidas a melhor estratégia para conseguir fazer boas vendas. É a partir dele que conseguimos criar a necessidade de compra no público e assim vender bastante.

Para criar o seu plano de marketing, é interessante que você considere as forças e fraquezas do seu produto, assim como define seu público-alvo e conheça tudo sobre ele, desde a faixa etária até quanto ganha por mês, para que você consiga focar as estratégias de marketing somente para esse público.

Trace o plano operacional

A maioria das atividades realizadas na sua loja online vão estar no nível operacional, que compreendem tarefas como separação de pedidos, envio dos produtos, compra de novas mercadorias, pagamento do pessoal, cadastro de produtos, criação de campanhas de marketing, entre outras.

Para conseguir realizar todas essas atividades com maestria, é importante adicioná-las no plano operacional e já criar o procedimento que todas devem seguir, para que a sua equipe consiga ser rápida e produtiva.

Desenvolva o plano financeiro

A área financeira é uma das mais importantes do seu negócio, pois é a partir dela que é possível medir os resultados de lucros e prejuízos que o seu negócio passa.

No seu plano financeiro, você deve definir os principais objetivos do negócio, assim como os orçamentos para as demais áreas da sua loja virtual.

A criação de um bom plano financeiro também ajudará você na captação de recursos financeiros, onde com ele você mostrará como essa área do seu negócio está organizada e em que local seus futuros investidores podem ganhar.

Realize a análise de cenários e análise estratégica

Nós vivemos em um mundo volátil e cheio de incertezas, onde nunca sabemos o que vai acontecer no dia de amanhã. Por conta disso, pode ser muito interessante você se planejar melhor para esse futuro.

Ao fazer uma análise de cenários, você consegue criar estratégias para diversos eventos que possam acontecer no futuro, e já preparar o seu negócio de forma que ele consiga sobreviver sem maiores prejuízos.

E ao fazer uma análise estratégica, você consegue definir o melhor caminho que sua loja virtual vai seguir até atingir o seu objetivo maior, seja ser uma referência no assunto ou atingir um número determinado de vendas.

Como planejar uma loja virtual de sucesso?

Para uma loja virtual ter muito sucesso, é necessário que o empreendedor defina alguns pontos específicos desse tipo de empreendimento quando estiver montando o seu plano de negócios para a loja virtual.

A seguir, mostramos mais sobre esses pontos e o que é importante de se pensar quando for defini-los e assim conseguir planejar uma loja virtual de sucesso.

Escolha a plataforma certa

A plataforma onde você criará a sua loja virtual é um dos pontos mais importantes do seu negócio. Atualmente, com o avanço da tecnologia e das compras online, surgiram diversas plataformas com os mais variados tipos de recursos que o empreendedor pode utilizar.

Para conseguir escolher entre todas elas, é importante que o lojista utilize um pouco do seu tempo para conhecer melhor sobre cada uma e os recursos que elas oferecem. Muitas plataformas disponibilizam um período de testes gratuitos, onde você poderá acessar a ferramenta e testar todas as funcionalidades.

Ao conhecer melhor cada uma das plataformas, ficará mais fácil para você escolher entre elas. Depois de analisar os recursos que elas possuem, você pode listar aqueles que o seu negócio precisa e assim usar essa lista para escolher a plataforma ideal e criar sua loja virtual.

Tenha uma boa equipe

Para um negócio ter sucesso, é preciso que as pessoas que trabalham com você sejam qualificadas e motivadas a fazer com que os resultados sejam atingidos. Uma boa equipe é a chave para o sucesso de uma loja virtual.

Para ter isso, é necessário que você invista sempre em treinamentos, para deixar seu time o mais preparado possível para lidar com qualquer situação. Enquanto você estiver fazendo a análise de cenários no seu plano de negócio, pode ser interessante adicionar neles os treinamentos como forma de se preparar para os mais variados tipos de acontecimentos.

Além da preparação, também é importante que a sua equipe esteja motivada, e você pode alcançar isso criando algum tipo de bonificação que eles recebem quando alguma meta é alcançada e traz um bom resultado ao negócio.

Tenha os recursos certos para venda

Para fazer boas vendas online, é necessário trabalhar com uma estratégia assertiva, que seja focada em um objetivo concreto facilmente mensurado por métricas que sejam acessadas pela plataforma da sua loja virtual.

Mas, para que a sua estratégia funcione e atinja o objetivo proposto, você precisa ter ao seu alcance os recursos necessários para fazer a venda, e a maioria desses recursos estão na plataforma da sua loja.

Funcionalidades como contagem regressiva de promoções, criação de cupons de desconto ou possibilidade de implantar desconto progressivo na sua loja, são recursos interessantes que vão ajudar a apoiar as suas estratégias de vendas e fazer com que você atinja seus resultados.

Tenha uma boa estratégia de marketing e vendas

O setor de marketing e vendas vão ser as áreas mais importantes do seu negócio, já que é a partir delas que seu público passa a conhecer melhor a sua loja virtual e começa a ter o interesse em finalizar uma compra com você.

No entanto, para alcançar bons resultados, é preciso que essas duas áreas trabalhem sempre juntas e possuam um objetivo em comum para ser alcançado. Dessa forma, elas conseguem unir melhor seus esforços e conseguir que a loja tenha um bom lucro.

Para realizar isso, é importante definir a função de cada uma e como elas vão se completar. A área de marketing geralmente é mais responsável pela implantação de estratégias que atraiam seu público ideal de clientes para o seu negócio e criem nele a necessidade de compra.

Com a aproximação feita, a equipe de vendas atuará implantado táticas que motivem a compra do público, como ofertas relâmpago, desconto na loja toda ou até oferecer frete grátis. Tudo isso será bem planejado de forma que a loja não se prejudique, e consiga lucrar com essas ações.

Priorize o atendimento ao cliente

Sabia que atualmente, a maioria dos seus clientes valorizam mais o atendimento recebido na loja virtual do que a qualidade do produto em si? Existem pesquisas que mostram que cerca de 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos oferecidos pela loja virtual.

Por conta disso, é fundamental que você priorize o atendimento que a sua loja promove e sempre tente melhorá-lo para que seus clientes fiquem satisfeitos depois de conversarem com a sua equipe de atendimento.

Para atingir esse nível, é fundamental realizar treinamentos internos com a sua equipe, para que eles saibam como conversar com seu público com empatia e entender o problema dele para que seja resolvido o mais rapidamente possível.

Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento para loja virtual, veja este guia completo que mostrará a você como fazer uma boa gestão do seu negócio!