Na hora de abrir a sua empresa virtual, há alguns passos que você deve fazer questão de seguir. Ainda que não se trate de uma receita de bolo, pois cada loja tentará oferecer uma experiência especial para o consumidor, há alguns elementos essenciais para o bom funcionamento do seu negócio.

Para o post de hoje, trouxemos uma checklist com tudo o que uma loja virtual deve ter para funcionar. Acompanhe a lista e confira as etapas que você já cumpriu e os elementos que ainda precisam ser implementados!

Afinal, o que uma loja virtual deve ter?

O seu negócio já está pronto para funcionar e tudo que falta é abrir as portas virtuais da loja para que o seu público venha visitá-la. No entanto, saber organizar o seu comércio eletrônico é fundamental para o seu sucesso. Para explicar isso de forma simples e rápida, dividimos as páginas e funcionalidades essenciais da loja virtual em 5 categorias. Veja só!

Carrinho de compras

Essa é uma funcionalidade importantíssima para a sua loja virtual. Ela permite que o visitante selecione diversos produtos enquanto navega pela loja e lhe apresenta, ao fim da visita, a lista desses produtos e o valor total, de preferência incluindo as despesas com o envio. Desse modo, a experiência do cliente é intuitiva — pois se assemelha à de uma loja real — e prática.

Sistema de pagamento

Na hora de pagar, o cliente deve poder escolher entre diversas formas de pagamento e ter suporte para todas elas. Sendo assim, a sua loja virtual deve ser capaz de gerar boletos, de realizar compras com cartão de crédito e débito automático. Quanto mais possibilidades, menor a chance de perder vendas no checkout.

Se o cliente tiver um sistema de cadastro integrado ao de pagamento, melhor ainda! Além de deixar as próximas compras mais práticas, você ainda terá uma oportunidade a mais de capturar e-mails de consumidores em potencial e gerar leads.

Coleta e gerenciamento de informações

Há diversos números referentes ao desempenho da sua loja virtual que precisam ser constantemente atualizados e conferidos tanto para que você consiga avaliar a possibilidade de novas estratégias de marketing, por exemplo, quanto para evitar transtornos, como a venda de produtos que não constam mais no estoque.

Nesse sentido, a sua loja deve contar com sistemas que coletem e/ou trabalhem com informações relativas aos acessos do site, às compras, aos status dos pedidos e das entregas, ao estoque etc.

Sistema de segurança

Não são apenas as lojas físicas que precisam se preocupar com ladrões. As lojas virtuais também precisam zelar pela sua segurança e pela segurança dos seus clientes se quiserem conquistar credibilidade.

Uma vez que os clientes precisam disponibilizar informações valiosas, como os dados dos seus cartões de crédito, eles só comprarão na sua loja se sentirem que nada disso será vazado.

Não se esqueça também de contratar um serviço de certificação para avaliar se o seu site está mesmo seguro e fornecer um comprovante que possa ser exibido na loja.

Páginas informativas

São dois os objetivos das páginas informativas: permitir que o visitante conheça melhor a sua empresa ou marca — no caso de páginas como Sobre Nós, Quem Somos, Missão etc. — e explicar para o consumidor os seus direitos e deveres em relação às compras online para evitar futuros conflitos — como Política de Trocas e Devoluções, Política de Privacidade, Entregas, Pagamentos, Dúvidas Frequentes, etc.

Encare os 5 tópicos acima como uma checklist resumida para um site funcional, o que uma loja virtual deve ter de mais imprescindível. Lembre-se, no entanto, de que depois de dar esses passos iniciais, você pode e deve começar a implementar outros elementos que também são importantes, como presença nas redes sociais, marketing digital e layout responsivo.

Uma vez que a taxa de conversão no comércio eletrônico brasileiro é relativamente baixa — uma média de apenas 1,5% —, há outras funcionalidades de comércio eletrônico que você não pode deixar de lado. Confira esse outro post e descubra como o e-mail marketing pode engrossar o número de pedidos na sua loja virtual.