Você quer começar a vender online, mas ainda tem dúvidas porque não sabe o que uma loja virtual precisa ter para realizar boas vendas? Muitas pessoas que querem iniciar esse negócio têm essa mesma insegurança, que pode fazer com que elas desistam do seu sonho ou simplesmente atrasem a realização dele.

Mas, com o advento da internet, todo tipo de conhecimento necessário para iniciar qualquer negócio pode ser adquirido facilmente, fazendo com que o empreendedor só necessite de tempo e dedicação para que a sua loja virtual seja finalmente lançada.

Neste artigo, vamos mostrar a você tudo o que uma loja virtual precisa ter para atingir o sucesso e realizar ótimas vendas online!

O que é preciso saber antes de abrir uma loja virtual?

Antes de colocar a sua loja virtual no ar, você precisa criar um plano de negócios, onde todas as características e atividades chaves serão definidas, para assim você dar andamento na abertura do seu negócio.

Neste plano, é importante que você defina o produto que você escolheu vender assim como o público-alvo, que é o grupo de pessoas que tem interesse em comprar o que você vende. 

Além disso, também é muito importante que você faça um estudo de mercado, e analise seus concorrentes, observando que ações eles fazem para conseguir vender online. Por fim, o empreendedor precisa buscar conhecimentos de marketing e vendas, para aplicar estratégias assertivas e assim conseguir fazer boas vendas online.

Qual o custo para abrir uma loja virtual?

Existem vários custos envolvidos na abertura de uma loja virtual, mas todos eles vão depender do seu modelo de negócios. Uma loja online geralmente tem o custo da plataforma onde ela foi montada, dos produtos, do estoque, da logística e para manter suas equipes internas.

Mas se a loja for criada no modelo dropshipping, por exemplo, ela não vai ter custo de estoque e logística para arcar, e muitas vezes, nem de equipe interna, já que o próprio empreendedor pode seguir com todas as atividades.

No geral, não existe um custo fixo para se abrir uma loja virtual, tudo vai depender da forma em que ela é configurada e das necessidades do negócio, que podem precisar de recursos mais robustos e caros, ou mais simples e baratos.

O que uma loja virtual precisa ter?

Para iniciar bem as suas vendas online, é necessário que o empreendedor realize algumas tarefas importantes para manter uma boa administração do negócio. A seguir, você confere uma lista que mostra o que uma loja virtual precisa ter para conseguir bons resultados.

1. Loja virtual precisa de CNPJ Válido

Assim como as lojas físicas, as virtuais também precisam ter um CNPJ, porque elas precisam emitir notas fiscais das vendas feitas e assim recolher os impostos. Sem o CNPJ, a longo prazo o seu negócio pode ser multado e passar por outros problemas fiscais se atuar sem essa formalização.

Possuir esse cadastro pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, como acesso a crédito para empréstimos e a possibilidade de comprar as mercadorias pelo fornecedor, que muitas vezes só realiza a venda para quem possui o CNPJ.

2. Certificado digital para emitir NFe

Quem possui loja virtual costuma emitir notas fiscais eletrônicas e enviá-las ao seu cliente logo após o pedido ser finalizado. Para conseguir emitir esse tipo de nota, o lojista precisa ter o NF-e, que é um certificado digital para emitir as notas eletrônicas.

Com ele, você garante que a emissão da nota será feita em um ambiente seguro, além de promover mais praticidade, já que ela pode ser emitida por qualquer funcionário da sua loja, e não somente o lojista. Dessa forma, você pode se dedicar a outras demandas do seu negócio.

3. Pagamento do ICMS das mercadorias

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, que incide sobre a movimentação de diversos tipos de produtos. Ele é um tributo estadual que é cobrado de forma indireta, onde seu valor é adicionado ao preço do produto ou serviço comercializado.

Para realizar o pagamento deste imposto, o lojista precisa emitir nota fiscal a cada venda e realizar a sua inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS.

4. Loja virtual precisa de alvará de funcionamento

Um alvará de funcionamento é um documento municipal que atesta se a sede da sua empresa é adequada para realizar a sua atividade, e mesmo sendo uma loja virtual, é necessário ter esse documento.

Você consegue emitir o seu alvará no momento em que está abrindo a sua empresa, onde após o cadastro, ele é emitido de forma automática.

5. Criação de MEI para loja virtual

O MEI, sigla para microempreendedor individual, é um tipo de formalização mais simples, onde o lojista pode realizar seu cadastro sem muita burocracia e sem necessitar de um contador. Com o MEI você consegue ter o seu CNPJ e assim emitir notas fiscais.

Para que a sua loja se enquadre nessa formalização existem algumas regras que devem ser seguidas. Entre elas, os seus ganhos financeiros não podem ultrapassar R$81 mil anuais, o que equivale a R$6.750 mensais, e o lojista precisa ficar em dia com o pagamento do imposto, que é um valor fixo cobrado todos os meses.

6. Registro do seu endereço na internet

O endereço da sua loja na internet  é aquele que os seus clientes usam para poder acessá-la, como o www.sualoja.com.br. 

Ter um endereço com o nome do seu negócio é importante, porque passa mais profissionalismo, facilita para seus clientes encontrarem você e também ajuda para que os mecanismos de busca, como Google e Bing, deixem a sua loja nas primeiras páginas de resultados.

7. Cadastro na Previdência Social

O Cadastro na Previdência Social é obrigatório para todos que possuem um CNPJ, e ele tem a finalidade de inserir a empresa no cadastro de recolhimento do INSS. Mesmo a sua loja não possuindo funcionários, esse valor deve ser pago.

O pagamento do INSS é diferente para cada empreendedor, por variar de acordo com a sua formalização. Quem se enquadra como MEI, por exemplo, paga o INSS no valor fixo mensal de imposto, enquanto que outros modelos precisam ir até uma Agência da Previdência Social e apresentar os documentos necessários para efetuar o cadastro.

8. Carrinho de compras

Para que seus clientes consigam realizar as compras na sua loja virtual, é interessante que ela tenha a funcionalidade de carrinho de compras, que permite que o consumidor adicione nele todos os itens de que tem interesse, confira o valor e prazo do frete para assim finalizar sua compra.

9. Sistema de pagamento

As suas vendas online só serão feitas com sucesso quando a sua loja virtual possuir um bom sistema de pagamento, que consegue liquidar as transações realizadas e checar quando alguma fraude ocorre.

10. Coleta e gerenciamento de informações

Existem diversas métricas e dados que conseguimos ver em uma loja virtual, e que nos ajudam a melhorá-la, como número de visitas, quantidade de vezes que um link é clicado ou quais produtos são mais acessados. Podemos usar esses dados para elaborar estratégias de marketing e vendas mais assertivas para obter ótimos resultados de vendas.

11. Sistema de segurança

Muitos ataques de hackers podem acontecer em uma loja virtual que está desprotegida, o que pode afetar todo o seu funcionamento ou até tirá-la do ar. Para evitar isso, é necessário investir em sistemas de segurança que garantam que possíveis invasores não consigam acessar o sistema da sua loja sem o seu consentimento.

12. Páginas informativas

Ao ter uma loja virtual, você tem a possibilidade de criar diversas páginas informativas que permitem que o seu público conheça mais sobre o seu negócio, como páginas Sobre Nós, ou que ele conheça as políticas da sua loja, como as de troca e devolução.

13. Frete, formas de pagamento e envio

A sua loja precisa contar com uma boa logística de envios, que possa ter seus custos diminuídos de vez em quando para você aplicar promoções no valor total do frete, e assim conquistar mais clientes e fazer mais vendas.

Também é importante se atentar às formas de pagamento disponibilizadas, e tentar oferecer o maior número possível. Caso a sua loja não consiga fazer isso no começo, tente oferecer mais formas de pagamentos em datas importantes, como Dia das Mães ou durante a Black Friday.

14. Checkout e carrinho de compras

Você já viu que a funcionalidade do carrinho de compras é importante para que os seus clientes consigam comprar na sua loja, mas além dele também é necessário pensar no checkout, que compreende todas as etapas e dados que seu cliente precisa preencher para realizar um pedido.

Sempre aposte em ter um checkout otimizado, com poucas etapas para o seu cliente passar, de forma que ele não desista da compra por conta de precisar preencher diversos campos só para finalizá-la. Lembre-se sempre que quem comprar online quer ter facilidade no processo.

15. Menus e categorias organizados

Quando for montar a sua loja, sempre separe os seus produtos por categorias e subcategorias, que ajudem o cliente a encontrar o que ele deseja, e tente sempre facilitar esse processo para que ele ache rapidamente o que precisa e já realize uma compra.

16. Fotos de qualidade

O seu cliente quer ver o máximo de detalhes possíveis sobre o produto que você está vendendo, por isso é importante investir em fotos com bastante nitidez e uma boa resolução, para que você consiga fazer boas vendas.

17. SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e consiste na aplicação de diversas técnicas diferentes para fazer com que a sua loja virtual apareça no topo das pesquisas. Para aplicá-las você pode estudar mais sobre o tema, ou contar com uma consultoria em SEO que ajuda você a implantar essa estratégia.

18. Integração com as redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais que o lojista utiliza para divulgar o seu negócio e, muitas vezes, até consegue fechar algumas vendas por lá. Devido a isso, pode ser interessante manter suas redes sociais integradas a sua loja virtual, onde você possa divulgar as suas redes pela sua loja.

19. Espaço para avaliação de clientes

As avaliações dos seus clientes ajudam a estimular a compra de mais pessoas, por isso, sempre disponibilize um espaço para que os seus clientes possam avaliar o seu produto e demais serviços prestados pela sua loja, como atendimento e qualidade no envio dos pedidos, para que isso sempre ajude você a realizar novas vendas.

20. Sistema ERP

Um ERP é um sistema que permite que você faça a gestão dos setores do seu negócio de forma otimizada e que facilite as atividades diárias realizadas.

O ERP pode ser facilmente integrado a sua loja virtual para ser utilizado em tarefas cotidianas mais automáticas, como emissão de notas fiscais, envio de pedidos ao setor de logística, gestão do seu estoque, entre outros.

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